Site em Português English Site

My Cart (0)

>> >>

Blog 

Publicado em 08 de Agosto de 2018

Elevação de Cargas: Como evitar acidentes

Como evitar acidentes durante a elevação de cargas? Esse risco eminente causa grande preocupação para os envolvidos na operação e, também, para os responsáveis e supervisores da empresa. Além, claro, de ser uma ameaça de vida para as pessoas que se encontram no entorno desse procedimento. Pensando nisso, vamos apresentar dicas de segurança, medidas de cautela, os principais riscos e os motivos que originam os acidentes.

O transporte de qualquer carga deve ser considerada uma atividade de risco devido o perigo estar presente no próprio transporte de cargas. O risco consecutivo dessa operação, de modo geral, pode ser representado pela queda da carga ou do veículo transportador, e consequentemente, causando uma série de transtornos. A movimentação de cargas é diversificada, podendo ser: manual, por meio de equipamentos ou sistemas.

Por isso, a segurança é extremamente crucial e deve ser adotada como a principal preocupação dos trabalhadores envolvidos. Tendo como base as normas NR 11 (Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais) e NR 18 (Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção). Confira abaixo, dicas essenciais para uma elevação eficiente e segura.

Dicas e Cuidados Durante a Movimentação de Cargas Suspensas:

  • Somente pessoas habilitadas, treinadas e autorizadas podem operar os respectivos equipamentos: Guindastes; Pontes Rolantes e Empilhadeiras;

  • É essencial manter os equipamentos com a manutenção em dia e em perfeito estado de conservação e uso;

  • Isolar e sinalizar a área. Pessoas jamais poderão estar no raio de operação ou transitar sobre os arredores;

  • Ter conhecimento a respeito da carga a ser içada e do equipamento a ser utilizado, como peso, dimensões e centro de gravidade;

  • Apenas um operador treinado e capacitado para orientar durante o içamento de carga;

  • É extremamente importante utilizar cordas guias para auxiliar durante a movimentação e posicionamento da carga. Jamais toque ou transite por baixo da carga sendo içada;

  • Os equipamentos devem ter estabilidade comprovada por meio de análise técnica;

  • Inspecionar todos os acessórios a serem utilizados;

  • Verificar as travas de segurança, principalmente, o gancho, se não está aberto;

  • As cargas deverão ser erguidas na vertical;

  • Realizar uma análise de risco em relação às condições locais e climáticas;

  • Elaborar e informar todos os envolvidos na movimentação, o plano de rigging (passo a passo da operação);

  • Evite realizar o içamento de carga nas proximidades de redes elétricas. Em caso de necessidade, desenergizar e bloquear as redes elétricas próximas à área de içamento de carga;

  • Nas áreas industriais, a movimentação só poderá ocorrer após a Permissão de Trabalho ser feita;

  • Realizar a atividade somente com segurança. Se notar qualquer condição insegura ou anormal no local, ou equipamento, a operação deve ser suspensa imediatamente. Só retome a atividade quando uma nova avaliação ser realizada e liberada por um profissional habilitado.

  • Todos os equipamentos e caminhões devem ter sensor sonoro sincronizado com a marcha ré, para alertar;

Prioridades na Operação:

  • Faça uso dos EPI’s (Equipamentos de Proteção Industrial) necessários;

  • Elabore um check list antes de utilizar os equipamentos, a fim de comprovar suas condições para uso;

  • Caso seja identificado irregularidade com o equipamento, não inicie a atividade e comunique imediatamente a supervisão;

  • Jamais exceda a capacidade máxima de carga do equipamento;

  • Posicione e transporte as cargas, apenas de forma correta e segura;

  • Nunca permita! Colegas de trabalho “pegando carona” e “transitando” pendurados nas máquinas;

  • Não permita que pessoas fiquem embaixo de cargas suspensas. Nunca!;

Principais Causas mais Comuns para Acidentes na Movimentação de Cargas:

  • Ângulo impróprio de movimentação do equipamento;

  • Dimensionamento incorreto do equipamento a ser içado;

  • Especificação incorreta da cinta;

  • Cintas perfuradas, cortadas ou desgastadas;

  • Não utilizar cabo guia durante o içamento;

  • Instabilidade durante a movimentação, recorrente de condições climáticas ou falta de experiência do operador;

  • Utilização da cinta em angulação maior que 60º;

  • Comando intermitente de içamento ou arriamento, ocasionando trancos e aumentando o esforço da cinta.

Ver mais

Publicado em 24 de Julho de 2018

Os DESAFIOS PARA UMA BOA LOGÍSTICA NO TRANSPORTE

Os desafios para uma boa logística no transporte é grande, mas se for estruturado e planejado irá refletir diretamente como um dos pilares para o sucesso da empresa. Consequentemente será um algo a mais e crucial para atingir um lugar de destaque perante a concorrência no mercado atual, independentemente do porte ou segmento do negócio.

Cada vez mais os empreendedores necessitam implementar maneiras de superar essas dificuldades, e claro, estratégias eficazes. Isso porque o cenário brasileiro impõe algumas barreiras para as entregas de insumos e produtos, operações de distribuição e armazenagem. Diante dessas circunstâncias, neste artigo iremos esclarecer e apresentar soluções para superar as adversidades deste cenário.

Antes de mais nada vamos começar abordando sinteticamente o que é uma logística de transporte. Em sumo, pode ser definida como o ramo responsável pela definição do modal ideal para transportar a maior quantidade de mercadorias, de maneira mais rápida e com o menor custo benefício, contribuindo de forma direta no relacionamento com os clientes.

Dessa forma, o transporte é uma ação estratégica e essencial para favorecer o processo de fidelização por meio de entregas rápidas e seguras. Porém, no Brasil, existe uma gama enorme de problemas, por parte das empresas, relacionadas à distribuição de seus insumos e suas mercadorias através das rodovias.

Segundo dados do CNT (Confederação Nacional do Transporte), de 2004 à 2017, a malha rodoviária brasileira tem pouco mais 220 mil quilômetros pavimentados, dos 1,6 milhão de quilômetros existentes. E recebe um fluxo aproximado de 2,4 milhões de transportadores (caminhões: cavalos mecânicos, reboques e semirreboques).

Em meio a esses desafios atuais para o transporte de cargas no Brasil, vamos listar, agora, como essas dificuldades afetam diretamente ou indiretamente na produtividade e na competitividade das empresas.

  • TERCEIRIZAÇÃO DOS SERVIÇOS LOGÍSTICOS

Os benefícios da terceirização dos serviços logísticos simplifica a rotina de tarefas, economiza recursos e aumenta a produtividade. Porém, para ser realmente uma vantagem estratégica é preciso contar com bons fornecedores logísticos, isso está atrelado há uma parceria de qualidade.

Por isso, quando for contratar um fornecedor é essencial levar em consideração as recomendações abaixo:

-Qual a reputação do fornecedor logístico possui no mercado?

-Como é feito a adaptação dos serviços oferecidos às necessidades da empresa contratante?

-Quais os valores praticados para executar todas as entregas com excelência?

-Quais são as condições e cláusulas do contrato de prestação de serviços?

-Qual o nível de produtividade a partir do momento que o fornecedor mantém o compromisso firmado inicialmente?

  • GESTÃO DE TRANSPORTADORAS

A gestão de transportadoras têm grande relevância estratégica dentro da logística de transporte. Mesmo assim, algumas empresas cometem erros cruciais e originam prejuízos para o cliente em um aspecto geral, e acabar ficando com uma imagem negativa.

Por outro lado, além de ter que coordenar com eficiência o trabalho da transportadora contratada é importante saber os padrões de atuação e quais serviços serão prestados. Isso porque vem ocorrendo uma melhoria gradativa das operações de logística.

As melhores transportadoras também precisam ter consciência de atuarem com flexibilidade e a disposição dos contratantes. Por isso, possuir uma frota moderna e com a manutenção em dia e profissionais capacitados, contribuem para o cumprimento das obrigações legais no transporte de carga no Brasil.

  • DEFASAGEM DO FRETE

Outro desafio enorme para as empresas é o gerenciamento do frete, levando em consideração, realizar suas entregas de forma segura e ágil, sem comprometer a qualidade. Mas, devido a crise desenfreada da economia brasileira, agravou a defasagem do frete.

Informações divulgadas pela NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística), em parceria com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), em agosto de 2017, a defasagem do frete nas operações de transporte rodoviário de cargas é de 20,89%.

Números como esses acabam afetando toda a cadeia das empresas. Haja visto ser necessário reduzir os custos de produção no limite para tentar equilibrar as perdas observadas com os valores de frete cada vez mais menores da média ideal.

  • SEGURANÇA DO TRANSPORTE DE CARGAS

Não poderíamos deixar de mencionar esse fator importantíssimo durante o transporte de cargas, a segurança. A falta de segurança se tornou recorrente e um dos maiores problemas enfrentados pelas empresas no Brasil devido a atuação de quadrilhas especializadas. Além de colocar as pessoas em risco, causa danos ao patrimônio.

Por isso, é obrigatório contratar o seguro de cargas. A fim de garantir o ressarcimento, caso também aconteça acidentes automobilísticos ou de más condições de armazenamento durante o transporte.

Além de adotar medidas preventivas, relacionadas às questões essenciais do planejamento de rotas, por exemplo:

-Treinamento e capacitação dos motoristas e demais colaboradores para agir corretamente durante a abordagem dos bandidos.

-Variação de rotas para as entregas, evitando os trechos com maior índice de assaltos e ao máximo o horário noturno.

-Avaliar se é necessário contratar uma escolta armada.

 

Ver mais

Publicado em 10 de Julho de 2018

Fiscalização SEFAZ x Frete: Qual o impacto?

Fiscalização SEFAZ x Frete: Qual o impacto para o seu transporte de cargas? Não é novidade para quem faz uso casual deste recurso, o quanto é burocrático e o cuidado com a legislação, emissão de documentação e recolhimento de impostos. Diante dessa situação, é necessário estar sempre atento com uma realidade presente no dia a dia das transportadoras: a fiscalização SEFAZ.

A SEFAZ (Secretaria da Fazenda) é o órgão responsável por fiscalizar todas as empresas em relação ao recolhimento do famoso ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços). Esse procedimento de conferência é físico, ou seja, os veículos são parados e é realizado todo o procedimento necessário, por meio dos fiscais analisando o recolhimento do ICMS.

O transporte de cargas sempre estará sujeito à fiscalização do SEFAZ, podendo levar dias para ser finalizada e consequentemente irá afetar diretamente nos prazos de entregas para os clientes. É de suma importância, tanto o remetente quanto o destinatário, estejam sem débitos com a Receita Federal, caso contrário a mercadoria fica presa na barreira e liberada imediatamente após o pagamento do devedor, sem burocracias.

As informações são verificadas por meio do CNPJ, mencionado no DANFE, pesquisando a situação atual dos envolvidos. Uma outra forma da mercadoria também ficar retida na barreira e se caso existir informações discrepantes, como no preenchimento da natureza de operação. Além do mais, o devedor poderá receber multas, tanto pelo atraso quanto pela irregularidade.

Em caso das cobranças serem indevidas e seja possível a comprovação do pagamento dos impostos, será concedido a autorização para o seguimento das mercadorias enviadas. Mas lembre-se: somente a empresa penalizada é quem deverá fazer o contato com a SEFAZ e resolver a pendência.

Ocasionalmente a fiscalização da SEFAZ é realizada nas barreiras dos estados. Isso porque o seu objetivo é fiscalizar se as empresas, remetente e destinatário, estão com os impostos devidamente recolhidos. Devido o território brasileiro ser extenso, em alguns locais a fiscalização se torna mais rigorosa, principalmente em regiões com a concentração de comércios irregulares.

Mediante a todas essas situações como isso acaba impactando no frete? Essa sim, é a parte burocrática. Considerando que o seu transporte esteja portando várias NF-es (Notas Fiscais Eletrônicas) de diferentes embarcadores e apenas uma esteja irregular, todos os demais regulares serão penalizados também, pois a Receita Federal vai segurar toda a carga até que seja regularizada.

Porém, há uma maneira de agilizar parcialmente este processo. Existe um procedimento com as transportadoras chamado fiel depositário. Entenda a cronologia abaixo:

  • A fiscalização notifica a transportadora;

  • A transportadora segue com a mercadoria e ciente da responsabilidade de não liberar essa carga até que seja notificada sobre o pagamento dos impostos atrasados.

Mas atenção! Não ouse liberar a carga sem essa autorização, pois a transportadora será automaticamente punida e multada.

Dúvidas esclarecidas? Comente! Curtiu nosso artigo? Compartilhe! Continue nos acompanhando, há cada quinze dias traremos um artigo novo para você que procura maiores informações sobre Guindastes, Montagens, Plano de Rigging, Transporte de Cargas e Máquinas.

 

Ver mais

Publicado em 12 de Junho de 2018

Características do Transporte Rodoviário no Brasil

Na publicação de hoje vamos apresentar as principais características, vantagens e desvantagens do transporte rodoviário no Brasil, o mais comum e mais utilizado no país pelas empresas devido às inúmeras possibilidades de criar rotas flexíveis e viabilidade para diversos tipos de cargas, desde grãos até itens de alto valor, agregado com prazos razoáveis e preços competitivos.

 

CARACTERÍSTICAS

O transporte rodoviário é efetuado em estradas, rodovias e ruas, podendo ser pavimentadas ou não, e casualmente, movimentando mercadorias, matérias-primas, animais, pessoas e muitos outros. Os tipos de transporte utilizados são os veículos automotores, como: caminhões, carros e ônibus.

Para este artigo vamos abordar o modal de carga, predominante com veículos

rodoviários denominados caminhões e carretas, levando em consideração que ambos podem ter características especiais e diferentes.

O aspecto essencial para o comércio é uma logística assertiva, dessa forma, os meios de transporte de cargas devem ser escolhidos com cautela pelos comerciantes ou responsáveis pela transportação da mercadoria.  

Para isso, existem inúmeras características determinando o transporte mais adequado para situações específicas, como: o tipo de carga, os custos, as características do trajeto, a agilidade e a segurança. Cada especificação se torna relevante durante a escolha do veículo, por exemplo, fatores ambientais, sociais e burocráticos.

Além das facilidades citadas acima, é possível considerar outras vantagens. Mas, também devemos se atentar para analisar as prováveis desvantagens, comprometendo a eficiência e a obtenção de resultados ainda mais satisfatórios. Abaixo, veremos quais são os pontos fortes e os fracos:

 

VANTAGENS

  • Acessibilidade: possibilidade de chegar a diversos lugares, mesmo os mais afastados;

  • Facilidade e Agilidade: para contratar o serviço;

  • Pouca Burocracia: para emitir a documentação necessária;

  • Comparação: em relação a outros modais, o rodoviário é o que mais recebe investimentos do Governo.

 

DESVANTAGENS

  • Frete: custo elevado, em decorrência do preço do combustível e do pagamento de pedágios;

  • Carga: capacidade limitada;

  • Risco: de acidentes, furtos e roubos nas estradas, por exemplo.

 

VOCÊ SABIA?

O transporte rodoviário é o mais utilizado em diversos países do mundo. Na Europa é comum o uso combinado de transporte, onde em determinados trechos do percurso os caminhões são transportados sobre vagões de trens.

No entanto, acredito que nem todos saibam os tipos de transporte de cargas existentes e acabam enfrentando algumas dificuldades ao definirem o mais adequado às suas necessidades. Como aprimorar conhecimentos é importante, vamos apresentar uma lista dos tipos de transporte utilizados atualmente e, em um artigo futuro, iremos abordar os detalhes de cada um. Confira:

  • Transporte de Carga Geral; Transporte de Encomendas; Transporte de Mudanças; Transporte de Cargas Perigosas; Transporte de Cargas Frigoríficas; Transporte de Grande Porte; Transporte de Produtos Farmacêuticos; Transporte de Carga Completa e Transporte de Cargas Fracionadas.

Ver mais

Publicado em 05 de Junho de 2018

O POTENCIAL EÓLICO BRASILEIRO

Você sabe o que é potencial eólico? É a produção de energia gerada pelo vento, por meio de aerogeradores, em formato de catavento e posicionadas em locais abertos. O movimento destas turbinas automaticamente produz energia elétrica. Para um leigo, talvez não seja fácil mensurar tamanha importância deste mecanismo para uma população. E hoje, vamos abordar neste artigo o potencial eólico brasileiro.

Na atualidade, apenas 2% da energia gerada no mundo origina-se deste tipo de fonte. Mas, o potencial para exploração tende a aumentar, pois a capacidade eólica mundial é de cerca de 400 GW (Gigawatts). Para se ter um parâmetro, o país que mais produz é a China, aproximadamente 150 mil megawatts por ano, enquanto o Brasil, está próximo dos 10 mil megawatts.

Em meados de 2012, os brasileiros ocupavam o 15º lugar em produção mundial, atualmente, encontram-se na 8º colocação. Segundo a ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica), em fevereiro de 2018, confirmou que o Brasil possui capacidade instalada de geração de 13 gigawatts, sendo um total de 518 parques eólicos.

A fonte informa que em média, 18 milhões de residências são abastecidas mensalmente, essa energia produzida é capaz de abastecer cerca de 10% do país ou 60% da região nordeste. E não para por aí, está em construção 252 parques eólicos, aumentando em mais 4,8 GWs de potência, para serem entregues até 2023, levando o setor para próximo da marca de 18 GW.

As torres de catavento estão distribuídas ao longo do território nacional, nos estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, São Paulo e Santa Catarina. As melhores regiões do país para futuras instalações de parques eólicos são encontradas no litoral.

Confira abaixo os principais parques eólicos em funcionamento no Brasil:

  • Complexo Eólico Alto Sertão I  

Inaugurado em junho de 2012, o complexo pertence a empresa Renova Energia e teve o investimento de 1,2 bilhão de reais. Localizado no semiárido baiano, é o maior parque gerador de energia eólica do Brasil e também da América Latina. As 184 torres geram 294 megawatts de energia (cerca de 30% de toda energia eólica gerada no Brasil).

  •  Parque Eólico de Osório

Encontra-se no município gaúcho de Osório, é o segundo maior centro de geração de energia eólica no Brasil (em 2011). Possui a capacidade instalada de 150 megawatts.

  •  Usina de Energia Eólica de Praia Formosa

Localizada na cidade de Camocim, Ceará, possui a capacidade instalada de 104 megawatts.

  • Parque Eólico Alegria

Situada na cidade de Guamaré, Rio Grande do Norte, possui a capacidade instalada de 51 megawatts.

  •  Parque Eólico Delta do Parnaíba - CGE Delta 1 (Piauí)

Possui capacidade instalada de 70 megawatts.

  •  Parque Eólico do Rio de Fogo

Na cidade de Rio do Fogo, em Rio Grande do Norte, possui capacidade instalada de 41 megawatts.

  •  Parque Eólico Eco Energy

Localizada na cidade de Beberibe, Ceará, possui capacidade instalada de 25 megawatts.

  •  Complexo Eólico Ventos de Santa Joana

Instalado no estado do Piauí e possui capacidade de geração de 439 MW.

Curiosidade

No dia 15 de junho é comemorado o Dia Mundial do Vento e também o Dia Internacional da Energia Eólica e, caso o Brasil confirme essa expansão nos próximos anos irá superar Itaipu, a maior hidrelétrica binacional do país, sem considerar os novos leilões que estão por vir. 

Ver mais

Publicado em 24 de Maio de 2018

Planejamento e Qualidade: recomendações para uma boa locação de guindastes

Quando o assunto é movimentação de cargas pesadas, a locação de guindastes é uma das mais viáveis alternativas, afinal, basta contratar uma empresa que atenda todas as normas de elevação e movimentação com base nas leis vigentes.

O processo de locação deve ser feito corretamente e de acordo com um Plano de Rigging, afinal, um único erro pode comprometer a obra, ou, em casos mais graves, causar um prejuízo ou morte de alguém. Por isso, no post de hoje você confere quais são as recomendações para uma boa locação de guindastes.

 

O que é um Plano de Rigging?

Este documento viabiliza toda a movimentação e elevação de cargas pesadas em ambientes diferenciados. Nele, encontra-se todo o planejamento detalhado onde é definido como será feito todo o processo, incluindo o estudo dos riscos, qualidade do solo, direções do vento, etc.

Para a criação deste plano, é indispensável uma equipe de profissionais completamente capacitados, habilitados e experientes, sendo eles engenheiros e riggers (profissional especializado no transporte de cargas). Através dos conhecimentos técnicos desses profissionais, é possível realizar um plano adequado para cada situação.

 

Testes

Na fase de testes, é feita uma avaliação precisa de como encontra-se o solo onde será feito o serviço e, também são coletadas todas as informações necessárias que podem ajudar os profissionais que estão envolvidos no processo.

 

Escolha do modelo de guindaste

Feito os passos acima, chegou a hora de escolher o modelo que mais se adequa a situação. Existem modelos específicos para terrenos planos, acidentados, içamento de cargas pesadas, muito pesadas, medianas, etc.

 

Avalie a empresa e o equipamento

Sem dúvida alguma esse é um dos passos mais importantes, pois chegou a hora de escolher a empresa de locação. Não deixe de investigar seu histórico de serviços, as recomendações e, principalmente, a qualidade dos equipamentos.

Todo equipamento deve conter uma planilha de manutenções, onde é discriminado quais foram as manutenções feitas e a situação das peças. Além disso, o mesmo deve estar de acordo com as normas e leis vigentes.

Prontinho, agora só fazer a escolha correta e dar início a sua obra. Lembre-se que o Grupo Transmáquinas é referência quando o assunto é locação de equipamentos de elevação. Possuímos diversos especialistas e modelos de equipamentos que se adequam para cada tipo de situação.

 

Entre em contato conosco agora mesmo.

 

Ver mais

Publicado em 17 de Maio de 2018

A importância do sinalizador em uma elevação de carga

A elevação de cargas é um processo perigoso, quando mal planejado e executado, afinal, envolve pessoas, equipamentos e claro, cargas. Para evitar possíveis transtornos, existe o sinalizador, que nada mais é do que um profissional experiente em movimentação de cargas e tem como responsabilidade sinalizar todo o plano do processo por meio de alguns sinais.

A utilização dos sinais é mundialmente conhecida, e é padronizada de acordo com a NBR 11436-1988, o que evita duplo entendimento. Tais sinais podem ser interpretados pelo operador do equipamento, muito mais rápido do que uma sílaba emitida pelo sinaleiro.

Esse tipo de atividade é indispensável onde possa haver fontes de ruídos ou em locais que não possa ser utilizado os rádios de comunicação. Mas, a fim de evitar acidentes, é necessário ter certeza de que a sinalização utilizada pelo movimentador é a mesma que o operador entende.

Além disso, tanto o operador quanto o sinalizador devem estar habilitados e treinados para executar tais ações, recomenda-se também uma reciclagem periódica a fim de evitar vícios e execuções incorretas.

A função deste profissional depende dos conhecimentos que foram obtidos em campo, como por exemplo:

  • Onde a carga a ser içada irá ficar;
  • O que pode acontecer com a carga se ela for posicionada em tal posição;
  • Os efeitos que podem vir a apresentar no equipamento após solicitado uma nova configuração;
  • As ações a serem tomadas em caso de emergência;
  •  

Somente por meio de todos esses conhecimentos é possível garantir uma movimentação totalmente segura e íntegra do equipamento.

Está precisando de um plano e uma equipe para realizar uma movimentação de cargas totalmente segura?

 Lembre-se que a Transmáquinas conta com diversos especialistas no assunto, entre em contato agora mesmo!

 

 

Ver mais

Publicado em 17 de Abril de 2018

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O TRANSPORTE DE MÁQUINAS PESADAS

O Brasil é um dos países mais burocráticos do mundo para enviar mercadorias devido uma série de documentos para cobrança de impostos, seja por Correios ou transportadora, o que muitos não sabem são as diferenças, principalmente relacionado ao transporte de cargas. Um ótimo planejamento se torna um fator extremamente importante para providenciar toda documentação fiscal necessária e realizar um transporte seguro e dentro dos padrões brasileiros.

Não é só de responsabilidade do emitente realizar os trâmites necessários para uma entrega segura, vale ressaltar a obrigação da transportadora em também cumprir sua parte para tudo ocorrer dentro da legislação. Afinal, ninguém deseja ter um produto emperrado ou até mesmo perder durante o seu transporte. Abaixo estaremos detalhando e explicando cada etapa.

REMETENTE

Nota Fiscal Eletrônica ou NF-e: é obrigatória não só em casa de transporte, mas sim, para toda compra e venda de produtos, funcionando até mesmo para prestação de serviços. Sua emissão e envio é pela internet. No total, são quatro tipos de notas existentes:

Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica ou DANFE: Devido a Nota Fiscal Eletrônica ser online, se faz necessário a emissão de uma nota fiscal física, por isso, a necessidade do Danfe. Ela serve como comprovante de nota fiscal da carga e, também, o recebimento do produto pelo destinatário.

TRANSPORTADORA

Conhecimento de Transporte Eletrônico ou CT-e: Esse documento representa uma nota fiscal de prestação de transporte de carga, sendo considerado um dos mais cruciais para o transporte. É de suma importância considerar cada dado específico da mercadoria na nota fiscal para transportar dentro das obrigações impostas pela legislação, tais como: dimensões, quantidade, peso, tipo de produto e qualquer particularidade comprovando a carga transportada está lançada na nota fiscal.

Documento Auxiliar do Conhecimento de Transporte Eletrônico ou DACTE: Documento impresso e serve como comprovante do seu produto estar sendo transportado de acordo com a legislação.

Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais ou MDF-e: É válido para todo território nacional e é responsável por correlacionar as informações dos documentos anteriores, em relação a carga a ser transportada. A emissão deve ser realizada realizada eletronicamente pelas empresas prestadoras de serviços de transporte e arquivada automaticamente, logo após do CT-e (Conhecimento de Transporte Eletrônico).

Para maiores informações sobre o Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais, consulte pelo site da SEFAZ-SP.

Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais ou DAMDFE: É um documento impresso e serve para rastrear o produto transportado em caso de possíveis fiscalizações.

Procurando locação de munck, transporte de máquinas pesadas e transporte de cargas especiais? Entre em contato com o grupo Transmáquinas. http://grupotransmaquinas.com.br/

 

Ver mais

Publicado em 09 de Abril de 2018

Você sabe qual é o maior guindaste do mundo?

Os guindastes são equipamentos essenciais quando é necessário movimentar
equipamentos ou materiais de grande porte e peso. Mas você sabe qual é o
maior guindaste do mundo? É o Liebherr LTM 11200-9, que além de ser o
maior, também conta com a maior lança telescópica do planeta, dotada de 8
elementos e estendida de forma automática com travas por pino, sendo capaz
de operar até 195m de altura.


A Liebhher é uma empresa alemã que foi fundada em 1949, e hoje se encontra
entre as mais tradicionais e as melhoras produtoras de máquinas e
equipamentos para construção.


O Liebherr LTM 11200-9 foi lançado em 2007 e ele pode levantar até 106
toneladas de carga a 80 metros de altura. Mas, sua capacidade de carga
máxima é de 1200 toneladas a uma distância de até 2,5 metros a partir do eixo
de rotação.


A Transmáquinas só trabalha com equipamentos de elevação da mais alta
qualidade e que ofereçam eficiência sem igual. Por isso temos inúmeros
guindastes e equipamentos da Liebherr, que possuem alto desempenho.
Legal, né?

Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das
novidades do mundo dos guindastes e equipamentos de elevação.

Ver mais

Publicado em 30 de Janeiro de 2018

Saiba a Diferença entre o Transporte Multimodal e Intermodal

Como em qualquer segmento, existem diversas modalidades, tipos de contratos diferentes e processos a serem aprimorados de acordo com necessidade do cliente ou mudança de rumo no qual o país enfrenta.

Com isso, é levantado diversas dúvidas sobre determinados serviços que parecem oferecer o mesmo benefício, porém com nomes diferentes.

E no ramo de transporte não é diferente, muitos se perguntam qual a diferença entre o transporte multimodal e intermodal.

Com a crise que afeta o setor de logística no Brasil nos últimos anos, as empresas desse âmbito focam-se progressivamente em atender seus clientes da melhor forma, afím de cumprir suas obrigações de prazo de entrega com qualidade, segurança e o menor custo possível para conseguir ampliar seu mercado em meio a crise.

Uma das opções utilizadas para esse objetivo são os transportes Multimodais e Intermodais, os dois utilizam diversas modalidades de transporte, sejam eles rodoviários, aquaviários ou aéreos durantes a operação de transporte.

Mas qual a diferença entre as duas modalidade?

Como vimos acima as duas modalidades utilizam mais de 2 modais na operação de tranporte de bens, porém o transporte multimodal é todo elaborado e emitido pelo OTM(Operador de Transporte Multimodal), onde o mesmo assume total responsabilidade pela carga do começo ao fim do trajeto, mesmo na troca de modais, ou seja, esse agente organiza e acompanha de perto toda a operação conforme contrato firmado com o cliente.

É aqui que entra a diferença entre transporte intermodal, nesta modalidade em cada mudança de modal no trajeto, um contrato diferente entra em vigor para acompanhar a mercadoria, porém o modo de tração e a acomodação continuam da mesma forma.

O transporte multimodal pode ser mais vantajoso.

Optar pelo transporte multimodal pode ser mais vantajoso por conta da burocacia ser menor e a sua preocupação com a carga ser mínima, vale lembra que o OTM "têm habilitação e registro prévio da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), e essa operação requer também o registro do CTMC (Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas), documento válido não apenas como contrato, mas como documento fiscal do transporte."

As duas modalidades surgiram por conta de um carência grande do mercado, pois as rotas pelo Brasil apresentam diversas dificuldades como malha ferrovíaria limitada, estradas com trânsito intenso e portos pequenos.

E se caso você ainda tenha dúvidas sobre essas modalidades, deixei um comentário!

Obrigado pela leitura!

 

Artigo relacionado: rastreamento de encomendas

Ver mais
+55 34 3814-2719 Ligue e faça uma cotação
Twitter Google + Facebook

Acompanhe-nos

Empresa Transmáquinas

MATRIZ
Rua : Estrada Canavial 100
Cep :38706-316
Patos de Minas -Minas Gerais - Brasil

Email:contato@transmaquinas.com.br
Telefone:+55 (34) 3814-2719


©2013 Grupo Transmáquinas / Política de Privacidade - Padrão de Referência em Guindastes

Desenvolvido por Mazag Marketing Digital