Site em Português English Site

My Cart (0)

>> >>

Blog 

Publicado em 26 de Junho de 2019

Quais São as Máquinas Pesadas Indispensáveis Nas Indústrias?

As máquinas pesadas são indispensáveis para o setor industrial e civil, uma vez que elas realizam diversos serviços com segurança e muita eficiência em todas as operações, garantindo a precisão que é necessária para que tudo seja realizado de forma satisfatória.

O içamento de cargas com guindaste é feito com uma tecnologia de ponta que possui recursos de alta qualidade, além de profissionais capacitados. As máquinas pesadas são essenciais para vários tipos de serviços, como: mudanças industriais, movimentação e remanejo de objetivos, deslocamento de cargas, etc. 

As principais máquinas pesadas utilizadas na indústria 

No post de hoje você confere quais são as máquinas pesadas indispensáveis na indústria. Confira!

Guindaste 

O guindaste é o meio de transporte mais utilizado nas áreas industriais, uma vez que possui inúmeras funcionalidades. Pode ser utilizado para elevar, baixar, movimentar e deslocar os mais diversos tipos de cargas, suportando pesos e medidas variadas. 

Caminhão Munck

O caminhão munck é essencial para organizar a área de uma indústria, pois possui uma plataforma destinada essencialmente para movimentar e transportar inúmeros tipos de cargas. 

A principal característica que o faz ser tão popular é a sua versatilidade, uma vez que se trata de um veículo que pode ser operado em locais fechados e com altura limitada, em indústrias, usinas e na construção civil.

Com o caminhão munck é possível movimentar as peças ou equipamentos de uma forma mais simples mesmo que eles estejam em locais de difícil acesso. Além disso, também usa-se muito para remover ou movimentar máquinas industriais ou equipamentos de grande porte. 

Carreta Prancha

A carreta prancha tem como função principal controlar o fluxo das cargas de uma forma mais segura e equilibrada, uma vez que a mesma tem a capacidade de manter a carga afixada até que ela chegue ao seu destino final.

Ela é indispensável nas áreas industriais que tenham a necessidade de ter um equipamento para transporte de materiais ou máquinas com peso elevado e em condições que permitam longas distâncias. 

Alguns exemplos são: retroescavadeiras, tanques cilíndricos, tratores de esteira, etc. 

A carreta prancha possui alguns remontes específicos e pistões hidráulicos, garantindo a movimentação das mercadorias/cargas com o mais alto nível de precisão e segurança

Empilhadeira

Já as empilhadeiras são máquinas mais simples quando comparadas às máquinas citadas acima. 

Elas são amplamente utilizadas em empresas e indústrias com o objetivo de organizar espaços, estoques, etc., pois suas características permitem uma movimentação com mais facilidade para controlar e gerenciar armazenamento de produtos e materiais, aumentando ainda mais a produtividade da empresa.

Ver mais

Publicado em 24 de Junho de 2019

A importância da inspeção em movimentação de cargas

Os procedimentos internos de segurança são fundamentais para garantir a produtividade na indústria, já que a falta de inspeção técnica em içamento e movimentação de cargas pode gerar mau funcionamento nos equipamentos e atrasar o trabalho.

Segundo a NR11, a empresa deve apresentar os registros de perícia realizadas nos equipamentos, vendo que a falta de inspeção pode gerar multa para a instituição, pois sua ausência põe em risco a segurança dos funcionários.

Periodicidade das revisões

O contratante pode levar em conta dois parâmetros de intervalos entre as inspeções, uma delas é baseada nas normas nacionais, que aconselham que a revisão seja realizada a cada 12 meses, ou seja, um ano. Já a equipe do SESMET aconselha que a própria empresa defina o risco relacionado a cada equipamento.

Dependendo da utilização, a inspeção pode ser mensal, trimestral, semestral ou anual. O serviço é realizado com a emissão de um book técnico, apresentando um relatório de cada material analisado.

Economias geradas pela manutenção

Quando a proteção dos funcionários é priorizada alguns custos podem ser deixados de lado, como por exemplo indenizações e horas de trabalho perdido. Além disso, é fundamental que as empresas priorizem sempre pelo bem estar de seus funcionários.

Materiais de içamento costumam ter um preço elevado, por isso, para que a instituição evite gastos constantes com a troca de equipamento, é aconselhável que mantenha periodicidade das inspeções e armazene os produtos de forma correta, assim é possível aumentar a vida útil dos utensílios.

Geralmente os dispositivos de içamento que mais precisam de reparos são as Cintas, eslingas, lingas de correntes, laço de cabo de aço, ganchos, manilhas, cadeados, pega chapas, balancim, tenaz eletromecânica e gancho C.

Alguns dos materiais citados acima podem apresentar desgastes evidentes, mas outros só são descobertos no momento da avaliação de profissionais, que ao final dos reparos emitem um relatório contendo todas as falhas encontradas e ajustes realizados.

Qual a importância do relatório final da inspeção?

O item 1.3 da Norma Regulamentadora 11 (NR11), exige que as empresas mantenham registro em meio físico ou eletrônico, de inspeção periódica e de manutenção dos equipamentos.

É necessário também que o documento seja elaborado por um profissional legalmente habilitado com ART – Anotação de Responsabilidade Técnica.

O registro das inspeções deve ser devidamente arquivado, já que fornecem proteção de responsabilidade jurídica. Usando os registros de inspeção, gerentes de manutenção podem identificar e corrigir problemas que se repetem.

Ter os documentos guardados também são importantes para serem apresentados em perícias, já que a falta de inspeção nos materiais geram multas para a instituição pelo fato de apresentarem perigos graves aos funcionários.

Em casos como este é possível provar de forma simples que a empresa está seguindo as normas impostas e colocando a saúde dos contribuidores como prioridade.  

Ver mais

Publicado em 19 de Junho de 2019

7 Dicas de Manutenção Para Pneus de Caminhão

Todo bom caminhoneiro precisa conhecer informações básicas sobre a manutenção para pneus de caminhão. Afinal, eles dependem desses equipamentos em bom estado para realizarem seu trabalho.

Com bastante cuidado e manutenção atenciosa, o caminhoneiro consegue aumentar a vida útil dos pneus em algumas dezenas de milhares de quilômetros. Assim, não se faz necessário comprar pneus com tanta frequência, além de economizar algum dinheiro.

Mas como fazer a manutenção correta dos pneus? É o que veremos a seguir. Portanto, siga a leitura!

1) Use o TWI na manutenção para pneus de caminhão

Os pneus de caminhão e carros normais contam com um indicador de desgaste chamado TWI. Talvez você conheça por outro nome, como Índice Treadwear.

O importante é que esse índice serve para indicar quando o pneu chegou ao seu limite máximo de desgaste, ou seja: a partir daquele ponto, o caminhão está rodando com o pneu careca.

Rodar com os pneus carecas é um risco enorme, não só para a carteira de habilitação do caminhoneiro (infração grave, com 5 pontos na CNH e multa de R$ 195,23), mas também para a sua segurança.

Um pneu careca tem menos aderência na pista. Isso significa que você terá menos estabilidade na condução, especialmente em terrenos já naturalmente instáveis, como a rodovia molhada ou estrada de terra.

Isso pode colocar em risco a carga que você está transportando, bem como a sua própria vida.

Por isso, fique sempre de olho no índice TWI dos seus pneus. Quando o desgaste do pneu chegar até a marca indicada pelo fabricante, é hora de comprar pneus novos.

2) Não exceda o limite de carga recomendado

Nós sabemos que a vida de caminhoneiro não é fácil. É necessário pegar o máximo de fretes possíveis para ganhar a vida e, muitas vezes, os trabalhos disponíveis são para transportar cargas acima da capacidade do nosso caminhão.

Isso é um cenário comum, mas que deve ser evitado se possível. A razão para isso é simples: os pneus são feitos com certas dimensões em mente.

Por causa disso, eles aguentam certo peso, determinado impacto e rodam por uma quantidade específica de quilômetros.

Se você adiciona mais peso que o pneu aguenta, ele fica sobrecarregado. Isso significa que, no melhor cenário possível, ele vai se desgastar mais rapidamente e você precisará trocá-lo mais cedo.

No pior cenário, ele não aguentará o peso e pode começar a rachar ou romper a sua câmara interna, formando bolhas e perdendo a utilidade.

Nesse caso, conduzir acima da sua capacidade de carga pode gerar um prejuízo maior para você, especialmente porque as seguradoras poderão culpar o excesso de carga e não darão nenhum auxílio ou ressarcimento.

3) Faça o rodízio dos pneus no seu caminhão

Os caminhoneiros que já trabalharam em transportadoras sabem que o rodízio de pneus de caminhão é uma prática comum nesses estabelecimentos. E há uma razão simples para isso: aumenta a vida útil dos equipamentos.

O que acontece é o seguinte: alguns dos eixos do caminhão recebem mais pressão do motor, da tração e da carga do que outros. Na prática, isso faz com que alguns pneus gastem mais.

Por isso, o rodízio é importante para equilibrar o nível de desgaste entre os pneus. Em vez de ter dois mais usados e outros mais conservados, você passa a ter todos mais ou menos no mesmo nível.

Isso é usar os pneus com maior otimização e não precisar trocá-los com tanta frequência.

4) Limpe os pneus para preservá-los por mais tempo

Pode parecer uma dica simples, mas você ficaria surpreso com a quantidade de motoristas que não lavam os pneus dos seus caminhões.

É claro que é impossível manter o pneu de um caminhão limpinho por muito tempo. Você vai rodar por estradas de terra e de asfalto, na chuva e no sol, o que vai acumular muita sujeira nele, especialmente nos sulcos e na calota.

Todavia, é importante que você lave os pneus quando tiver oportunidade, já que o acúmulo de sujeira ali pode causar danos à borracha, inclusive perigo de rasgar o pneu e exigir um conserto no meio da estrada.

5) Cuide da calibragem dos seus pneus

Verificar a calibragem é parte essencial da manutenção para pneus de caminhão, já que esse é um dos elementos que mais contribuem para o desgaste das peças.

Se o pneu estiver com pressão em excesso, vai gastar só a parte central do pneu, já que os flancos não terão aderência com o solo. Isso fará com que a maior parte do desgaste fique acumulada nessa região, desperdiçando o restante do material.

Já, se o pneu estiver com pressão de menos, vai acontecer o contrário: as bandas vão ter mais contato com o solo do que o centro, gastando mais também. Novamente, você perderá vida útil da peça por causa disso.

Portanto, sempre que possível, vá até uma oficina mecânica de confiança para checar a calibragem dos seus pneus e ver se estão de acordo com as especificações do fabricante.

6) Conte com uma oficina mecânica de segurança

Existem muitas ações que o caminhoneiro pode tomar para fazer a manutenção para pneu de caminhão. Todavia, algumas delas exigem conhecimento e prática profissional.

Nessas horas, é importante ter uma oficina mecânica de confiança, que conheça de caminhões e que conte com profissionais especializados na área para fazer a manutenção para você.

Esses profissionais entendem que o caminhão funciona como um conjunto poderoso de peças, onde uma causa impacta na outra, ou seja: um problema na suspensão pode aparecer nos pneus, por exemplo.

Por isso é importante que haja um cuidado em verificar cada sistema, procurando por falhas e deixando tudo em ordem antes de pegar a estrada.

7) Aposte na condução defensiva ao dirigir seu caminhão

Manter um olhar atento para a calibragem, o alinhamento e  o desgaste é parte da manutenção para pneu de caminhão. Mas existe também um detalhe que é tão ou mais importante: a condução.

O ideal é aprender e adotar hábitos de direção defensiva para diminuir os danos causados aos pneus ao dirigir por longos períodos e grandes distâncias.

Isso significa controlar as acelerações e freadas (para evitar movimentos bruscos), não fazer curvas em alta velocidade, atenção ao trocar as marchas e outros cuidados que aumentam a vida útil das peças.

Essas foram as nossas 7 dicas de manutenção para pneus de caminhão. Seguindo essas orientações, você notará que a vida útil das suas peças vai aumentar bastante, economizando dinheiro e tempo para você.

O que achou das nossas dicas? Você já usava alguma delas? Deixe um comentário com a sua opinião abaixo! 

Ver mais

Publicado em 12 de Junho de 2019

Logística no transporte de cargas super pesadas

O aumento na construção de grandes projetos da engenharia está impulsionando o setor de transporte de cargas super pesadas, com isso, é necessário que a logística de entrega reforce alguns cuidados na hora de carregar os produtos,sem exceder as leis estabelecidas.

Transporte da carga

 

Fazer com que a mercadoria chegue ao destino final em um curto período de tempo, pode ser um fator importante no momento do cliente estabelecer a compra, tornando a gestão de transporte na logística essencial para satisfazer as expectativas do consumidor.

     

Ao estabelecer o arranjo do trajeto até o destino final, é importante entender todas as exigências solicitadas para a locomoção das cargas fora de padrão, que excede as dimensões de um contêiner, ou de um caminhão ou carreta convencional.

Dimensões e pesos máximos permitidos

 

Para o Art. 101 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, carga indivisível é aquela que, para fins de transporte, resulta em excessos tanto às dimensões regulamentares dos veículos (largura, comprimento e altura) quanto aos pesos máximos permitidos.

 

Conhecidos os pesos e dimensões máximas permitidas, o primeiro passo é conhecer o máximo possível sobre a carga a ser transportada: proprietário, natureza, geometria, peso, dimensões, origem e destino.

 

Com essas informações em mãos é possível pré-dimensionar o veículo, traçar algumas rotas alternativas, identificar os órgãos com jurisdição sobre as vias e rodovias do percurso, levantar a legislação e certificar-se dos requisitos necessários para a realização do transporte, assim como estimar prazos e custos com taxas e tarifas.

Tipo de veículo

O tipo de veículo escolhido para fazer o transporte das cargas super pesadas também precisa estar dentro dos requisitos impostos pela lei, assim, é possível com que a segurança seja garantida durante o trajeto.

 

Nesse sentido, o dimensionamento, especificação, ou escolha do(s) veículo(s) deve levar em conta:

 

  • Peso e dimensões da carga;

  • Centro de Gravidade da carga;

  • Resistência estrutural da carga

  • Desenho da carga

  • Tipo de veículo;

  • Dimensões (largura, comprimento e altura) da plataforma de carga

  • Tipo de eixo;

  • Distância entre eixos;

  • Tipo e dimensões dos pneus

  • Tipo de suspensão;

  • Pesos permitidos por eixo;

  • Tara do(s) veículo(s);

  • Capacidade técnica do(s) veículo(s);

  • Motorização dos veículos de tração

  • CMT do Caminhão Trator

O planejamento é a melhor saída para prevenção de acidentes ou ocorrências geradas pelo tipo de carga. Desta forma, empresas de engenharia de riscos ou mesmo consultores de prevenção de perdas podem auxiliar no planejamento das viagens, sejam terrestres ou marítimas.

 

Desde a escolha do modal correto, responsável não só pela segurança do transporte, mas também pela agilidade da entrega, a logística de transportes sempre deve ser vista como fonte de geração de valor para a empresa, já que está ligada a satisfação do cliente.

 

Ver mais

Publicado em 10 de Junho de 2019

Içamento de Cargas: Como Elaborar Este Procedimento

Um ponto muito importante quando o assunto é içamento de cargas é a elaboração do procedimento, uma vez que este processo é um tanto quanto delicado, e perigoso, fazendo necessário o uso de muita cautela e colaboração de profissionais altamente experientes e qualificados.

O processo de elaboração ideal é escrever um procedimento mais generalizado para as cargas suspensas e um procedimento mais detalhado para cada um dos tipos de içamento de cargas que existem, como por exemplo, guindaste, ponte rolante, munck, etc.

Se você precisa fazer isso e não sabe por onde começar, não se preocupe, nós da Transmáquinas elaboramos um procedimento de içamento de cargas para que você use como inspiração, lembrando que você deve fazer um exclusivo para a sua empresa de acordo com suas condições e processos.

Elaborando um procedimento de içamento de carga

No procedimento que você verá a seguir, nós separamos tudo por etapas para melhor entendimento. Confira.

1 - Epi´s

Nada melhor do que começar pensando no principal: a segurançados colaboradores envolvidos no processo de içamento de cargas, então, antes de mais nada, detalhe no procedimento quais serão todos os equipamentos de proteção individual a serem utilizados de forma obrigatória para tal atividade. Não se esqueça de separar um local para relacionar todos os EPI´s específicos também, além de também descrever a função de cada um deles.

2 - Materiais e equipamentos

Nesta etapa você deverá descrever todos os materiais ou equipamentos que serão necessários para a realização da atividade. Por exemplo:

Equipamentos: cordas, levantador magnético, cintas, correntes, anilhas, etc.

Materiais: cones, barreiras, fitas zebradas, telas de proteção, etc.

3 - Descrição

É preciso descrever corretamente quais e como serão todas as atividades envolvidas no processo de içamento de cargas, por isso, para efetuar tal tarefa é preciso fazer uma reunião pré-trabalho com todos os que participarão de tal processo, desde os executantes até os supervisores, gestores, etc.

4 - Operação

Nesta etapa descreve-se detalhadamente todas as fases da operação, desde os fatores de riscos e riscos, até as consequências e quais serão as medidas de controle tomadas para cada um deles.

5 - Meio ambiente

Também é necessário ver todo o dano que este processo fará ao meio ambiente, por isso é preciso fazer a medição da fumaça preta que os veículos emitem antes que eles comecem suas atividades.

6 - Expectativas

Descreva quais são os resultados esperados do processo de içamento e transporte de cargas.

7 - Itens para correção

Na sétima e última fase, você descreverá quais são os itens para corrigir imediatamente caso haja alguma falha ou imprevisto, detalhando o que é a falha, a sua causa e a solução para o problema.

Ver mais

Publicado em 27 de Maio de 2019

Caminhão Munck: O Que é? Como Funciona? E Quando Usar?

Se você procura por locação de munck e deseja saber mais sobre esse veículo transportador, saiba que ele é muito utilizado na área de construção civil para elevação e movimentação de cargas!

No post de hoje, nós separamos as principais informações que uma pessoa precisa saber a respeito dos caminhões muncks antes de fazer a locação de munck.

O caminhão Munck

Para você entender melhor sobre alocação de munck, nada melhor do que falar exatamente o que é o caminhão munck e quais são as suas características, certo? Então acompanhe.

O que é?

O caminhão munck é como se fosse um guindaste, porém, vem de uma variação que é comandada de maneira hidráulica, onde existe a presença de uma peça responsável pelo levantamento da carga.

Sua principal diferença quando comparado aos caminhões que fazem elevação ou movimentação de cargas, como os guindastes, por exemplo, é que o caminhão munck é montado diretamente sobre o chassi do caminhão. Além disso, pode ser conhecido também pelo nome de guindauto.

Características

Este caminhão geralmente possui uma carroceria acoplada, onde é possível descarregar, movimentar ou apenas transportar a carga.

Durante a  locação de munck, o mesmo pode ser encontrado nos mais variados tamanhos e capacidades de peso, o que é ideal para melhor adequação à certas funções e projetos. Entretanto, sua capacidade máxima de altura é de até 20 metros e o caminhão munck pode aguentar 10 toneladas.

Onde é utilizado?

Como esse tipo de caminhão pode elevar e movimentar peças, máquinas ou cargas, sem muitos esforços, os guindautos são muito utilizados em processos onde se faz necessário o descarregamento de maquinários, montagens de estruturas, etc., sendo assim muito presente na área de construção civil, que é setor que mais faz locação de munck.

Quem pode manuseá-lo?

Por ser um caminhão para usos mais específicos, o caminhão munck traz a necessidade da presença e acompanhamento de um profissional devidamente habilitado nas categorias C, D e E, além de ser especializado e experiente nessa área, pois além de saber a melhor forma de manuseá-lo, o profissional não colocará a vida de ninguém em risco, tão pouco dos equipamentos.

Qual a melhor forma de utilizá-lo?

A segurança é indispensável para a  locação de munck,em qualquer operação, seja onde for, mas quando o assunto são situações de risco, ela deve ser levada em conta duas vezes mais. Para utilizar o caminhão munck da forma mais segura possível, é preciso prestar atenção em alguns requisitos:

  • O caminhão munck deve apenas trabalhar em um local com superfície plana e firme;

  • Ninguém deve estar na carroceria enquanto a lança estiver ativa;

  • O caminhão munck não deve ser utilizado para arrastar cargas;

  • Enquanto a carga estiver no alto, o caminhão deve se manter parado, pois por mais que seja uma movimentação mínima, o maquinário todo pode se desequilibrar e causar um grave acidente.

E aí, gostou de saber mais a respeito do caminhão munck? Entre em contato com a Transmáquinas e saiba mais sobre os nossos serviços de locação de munck!

Ver mais

Publicado em 16 de Maio de 2019

Tipos de Eixos Para Caminhões

Da mesma forma como existem tipos diferentes de caminhões de acordo com a necessidade da carga ou mesmo, do trajeto a ser realizado, é necessário conhecer e utilizar o tipo correto de eixo para caminhões.

Caso não tenha muito conhecimento ou mesmo, deseje tirar dúvidas sobre os tipos de eixos para caminhões, pode conversar com a equipe de uma oficina auto center ou ainda, conferir esse artigo na íntegra, para sanar dúvidas a respeito desse assunto!

O que são os eixos para caminhões

O eixo do caminhão é um componente de grande importância, especialmente pelo fato de que é a partir do eixo que se determina a quantidade de transporte e ainda, qual o modelo do caminhão.

Conhecido como eixo, é através desse item que serão instaladas as rodas, proporcionando a conexão correta entre um lado e outro do caminhão.

Eixos simples, duplos ou triplos são necessários para indicar qual a capacidade de carga do caminhão, que poderá chegar às 30 toneladas de carga.

Conheça os principais tipos de eixos para caminhões

Eixo simples

O eixo simples é indicado para os modelos de caminhões que conseguem realizar o transporte de cargas simples e leves.

Uma vez que até mesmo o modelo de caminhão é também mais leve do que os outros, possui maior liberdade e facilidade de circulação mesmo nos ambientes urbanos.

Com um eixo como esse pode ser indicado para o transporte de mudanças de residência e também, entregas de comércio.

No caso do eixo duplo possui um pneu em cada ponta, conseguindo suportar assim até 6 toneladas, sendo possível contar com a rodagem simples e a rodagem dupla.

A rodagem simples possui um pneu na ponta de cada eixo, já a rodagem dupla possui dois pneus em cada ponta e assim, consegue aguentar o total de 10 toneladas.

Eixo duplo

Temos ainda o modelo de caminhão com o eixo duplo, que dentro da sua categoria possuem ainda outras especificações em seus modelos.

No caso do eixo tandem que possuem rodas duplas sendo composto por dois eixos de forma que consegue comportar 2 rodas em cada extremidade ou ainda, com a opção de 3 eixos e 2 rodas em cada extremidade contabilizando assim 12 pneus ao todo.

Nessa opção, os eixos podem ser identificados com um maior distanciamento de forma que apresenta cerca de 2m de distância entre os eixos.

Eixos triplos

O eixo triplo pode ser composto de três rodagens duplas, com cerca de 12 pneus para cada caminhão.

Com o aumento dos eixos aumentam também a capacidade de carga para a movimentação dos veículos, dessa forma é possível carregar até 30 toneladas.

Cada modelo de caminhão uma necessidade, e um eixo específico

Previsto inclusive na legislação brasileira, existe uma combinação adequada entre o tipo de eixo e a rodagem, para indicar assim qual o melhor modelo de caminhão para determinada carga, levando em consideração inclusive, o peso da carga que poderá ser transportado.

Além da legislação é preciso seguir também a DNIT e ANTT, para que as cargas estejam distribuídas da forma correta de acordo com o peso que o caminhão pode transportar afinal, quanto menor for o eixo e também a rodagem do caminhão, menor deverá ser a capacidade que será distribuída por eixo.

É necessário também avaliar quais são as suspensões do caminhão que podem ser direcional, tandem e não tandem, especial e ainda a pneumática.

Para cada informação apresentada acima é necessário que seja devidamente identificada e seguida, para proporcionar uma viagem tranquila para o caminhoneiro e ainda, o transporte adequado para a carga.

Ver mais

Publicado em 13 de Maio de 2019

Içamento de Cargas: 10 Regras Básicas Para Ter Mais Segurança

O içamento de cargas é uma atividade extremamente comum, que acontece todos os dias, ainda mais quando se trata de obras em construção civil ou linhas de montagem em grandes indústrias.

Içamento de cargas

Certamente ao passar por uma obra você já observou que existem guindastes, gruas e diversos equipamentos que fazem elevação de cargas.

Tais equipamentos são de suma importância para oferecer maior rapidez e eficácia no processo, porém oferecem inúmeros riscos, dentre eles, o tombamento, as quedas de cargas, etc.

Sendo assim, realizar tal processo com segurança é ideal para garantir o bem-estar dos trabalhadores envolvidos e solidificar a imagem de uma empresa muito competente.

Por isso, hoje daremos dicas com 10 regras básicas para ter um içamento de cargas com segurança.

Dicas de Segurança para Içamento de Cargas

Oferecer um processo de içamento de cargas ou movimentação de cargas com segurança é ideal para garantir maior eficácia em seus projetos.

1) Equipamentos

Manter os equipamentos em dia é a principal maneira de garantir mais segurança no processo de içamento de cargas. Por isso fique de olho na manutenção dos mesmos, faça manutenções preditivas e preventivas, além de garantir o seu perfeito estado de conservação.

2) Local

Não adianta ter os melhores equipamentos e colocá-los para trabalhar em um local onde há desnível do solo, buracos, etc., sendo assim, faça análises que comprovem que o local onde equipamento irá trabalhar possui estabilidade comprovada.

3) Informações

Nesse processo toda informação é importante. Portanto garanta que você tenha todas as informações a respeito de peso, dimensões, centro de gravidade, capacidade máxima e mínima, etc.

4) Operadores

Os colaboradores que irão operar tais equipamentos devem ser treinados, possuir habilitações e certificações para tal serviço. Portanto certifique-se de que você tem o melhor pessoal em sua equipe.

5) Área

A área por onde a carga será erguida deverá ser corretamente isolada. Lembrando que a carga nunca deve passar acima de outras pessoas.

6) Rede elétrica

É ideal desenergizar ou bloquear todas as redes elétricas que estejam próximas a área onde as cargas serão içadas, assim graves acidentes podem ser evitados.

7) EPI’s

Além de manter as pessoas afastadas da área de içamento, todos os operadores envolvidos na obra devem usar os equipamentos de proteção individual corretamente.

8) Acessórios

Cada carga possui uma especificação de acessórios que deverá utilizar, por isso, inspecione todos os acessórios e verifique se eles estão de acordo com tipo de carga que será içada.

9) Plano de Rigging

Nós já falamos aqui do quão importante é o plano de rigging, então garanta que todos os envolvidos no içamento de cargas estejam cientes de todo o plano e seu passo a passo.

10) Clima

O mau tempo pode ocasionar graves acidentes, então não realize o içamento de cargas se houver ventos fortes ou chuva. A segurança dos operadores é mais importante do que qualquer outra coisa.

Ver mais

Publicado em 22 de Abril de 2019

Montagens de Torres Eólicas: Como são feitas?

As usinas eólicas são formadas por uma série de torres com aerogeradores, cabos subterrâneos, postos de transformação, central de comando e uma subestação, sem falar nos equipamentos complementares. Por mais que as torres metálicas sejam bastante utilizadas no Brasil, as torres de contrato são as que oferecem maior potencial de geração de energia. Mas a questão de hoje é: você sabe como são feitas as montagens de torres eólicas?

Se a sua resposta for não, não se preocupe. No nosso post de hoje nós trouxemos os principais pontos do processo de montagem de torres eólicas no Brasil. Continue acompanhando!

Torres Eólicas

Para começar, as torres eólicas podem chegar até 100m de altura, então já dá para ter uma noção do trabalhão que deve ser transportá-las até o local e colocá-las em pé, certo?

Um dos fatores mais importantes quando o assunto é construção de um parque eólico trata-se do acesso à área, afinal, a torre será transportada do seu local de fabricação até o local de instalação, sendo assim, as estradas por onde ela irá passar devem ser largas o suficiente para o transporte de todos os equipamentos da operação.

Se não houver vias dentro dos requisitos necessários para a construção do parque eólico, elas serão construídas lá mesmo. Usualmente, as fábricas que fazem peças para montagem de torres eólicas são construídas o mais perto possível do parque eólico, reduzindo assim os custos de logísticas e as dores de cabeça.

Etapas para montagem de torres eólicas

Projeto

Para quem nao sabe, nas torres eólicas o vento faz girar uma hélice que é conectada ao aero gerador, produzindo eletricidade. Quando existem várias torres eólicas ligadas a uma central de envio de energia, tal local recebe o nome de parque eólico. Para tal processo é preciso contratar pesquisadores, engenheiros das mais diversas áreas, dentre outros profissionais.

Nesse sentido, a primeira etapa é o projeto, onde é definido a área de instalação e do potencial eólico no local escolhido. Após feita tal escolha, a velocidade dos ventos é medida por cerca de um ano, tempo necessário para estabelecer a velocidade média anual e quanta energia poderá gerar.

Além disso, as condições topográficas e a vegetação também são avaliados nessa fase.

Instalação

Após a fase do projeto terminada e tudo devidamente aprovado, a empresa responsável começa a instalação dos equipamentos que são necessários para o funcionamento do parque eólico.

Antes de dar início a instalação dos aerogeradores, é preciso fazer terraplanagem do terreno, deixando-o devidamente nivelado e pavimentado.

A etapa seguinte é o estaqueamento, que trata da colocação das estacas que serão bases dos aerogeradores, ligando-os ao solo. Feito isso, dá-se início a fase de concretagem, onde as ferragens são montadas, as conexões elétricas e civis são ligadas e por último é feito a concretagem da base. Após isso, pode-se começar a montagem de torres eólicas.

Ver mais

Publicado em 08 de Abril de 2019

Como é Feito o Transporte de Cargas Especiais?

O mercado de logística é uma área onde se faz necessária o uso da precisão e o correto seguimento das leis de acordo com a legislação, que estabelece quais são os limites permitidos em relação ao peso e ao tamanho da carga que será transportada nas carretas e nos caminhões.

 

Se mesmo após avaliação de tais especificações, a mercadoria não se estiver de acordo com os limites das operações comuns, utiliza-se o serviço conhecido como “heavy lift” ou transporte de cargas especiais, como é chamado popularmente. Continue lendo e saiba mais.

O que é o transporte de cargas especiais

 

O transporte de cargas especiais foi criado com o objetivo de suprir as necessidades de transportar as cargas que tem possuem seu peso ou o tamanho maior do que as cargas mais tradicionais, de forma que as empresas que fabricam/transportam tais peças e materiais possam ter mais flexibilidade.

 

Por isso, em 2005 surgiu uma resolução que regulamenta quais são as dimensões e pesos máximos que os caminhões precisam ter para transportar tais cargas. As principais regras são:

 

  • Os caminhões que farão o transporte de carga especial devem ter uma largura de até 4,5m, altura de 5,5m e comprimento de até 25m.

  • Já o limite máximo do peso bruto total calculado de acordo com as estradas, sendo 45 toneladas para as rodovias estaduais e até 70 toneladas para as rodovias federais.

 

Como é feito

 

Além de seguir à risca a legislação vigente, as empresas de transporte de cargas especiais, devem, obrigatoriamente, fazer estudos prévios de viabilidade, de modo que todos os detalhes acerca do trajeto da mercadoria até o seu destino final sejam analisadas a fundo.

 

Para isso, é feita uma análise do aspecto da estrada em todos os seus pontos (largura, quantidade de curvas, grau de inclinação, tipo do solo e etc.). Sendo assim, todo o percurso deve seguir um roteiro preparado, onde as dificuldades que vierem a surgir sejam previstas e já tenha uma solução prévia do que deve ser feito.

 

Num segundo momento, o veículo e a carga são dimensionados, de maneira que o peso e altura já estabelecidos por lei não sejam ultrapassados. Para garantir eficácia nesse processo, alguns dos componentes mais pesados em reatores serão retirados, o que permite o seu transporte com uma sobra.

 

Por último, após tudo isso pronto, é preciso fazer um agendamento de todas as travessias que serão necessárias, uma vez que existem casos onde é preciso fechar pistas, trechos da pista, canteiros ou até mesmo os acostamentos.

 

Lembrando que para esse processo é preciso contar com a ajuda e a presença interina da polícia rodoviária e concessionárias, visando realizar tudo da melhor forma sem que aconteça algum imprevisto ou dor de cabeça.

Contratar uma empresa de transporte de cargas especiais

 

Para que tudo ocorra como esperado, deve-se contratar uma empresa que realmente saiba o que faz e tenha um histórico de credibilidade. Além disso, você deve estar atento também à habilitação dos colaboradores dessa empresa e seu tempo de experiência.

 

Está interessado pelo serviço de transporte de cargas especiais? Faça sua cotação ou solicite um contato, clicando aqui.

Ver mais
+55 34 3814-2719 Ligue e faça uma cotação
Twitter Google + Facebook

Acompanhe-nos

Empresa Transmáquinas

MATRIZ
Rua : Estrada Canavial 100
Cep :38706-316
Patos de Minas -Minas Gerais - Brasil

Email:contato@transmaquinas.com.br
Telefone:+55 (34) 3814-2719


©2013 Grupo Transmáquinas / Política de Privacidade - Padrão de Referência em Guindastes

Desenvolvido por Mazag Marketing Digital