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Publicado em 05 de Maio de 2020

Transporte de Carga Sustentável: Como Reduzir a Emissão de Carbono

O transporte de carga no Brasil é um dos principais emissores de carbono na atmosfera, por isso, muito se fala à respeito da sustentabilidade, que envolve não só esse setor, mas todos os outros que acabam causando danos à natureza, totalizando 100% da indústria e especialmente a economia.

No entanto, a modificação desse cenário já vem sendo estudada há algum tempo, com testes de ferramentas e estratégias que contribuam na movimentação da economia brasileira e, ao mesmo tempo preservem a natureza, a qual garante o bem- estar humano. 

Veja como é possível o transporte de cargas brasileiro diminuir a emissão de gases na atmosfera.

Danos causados pelo excesso de carbono

O carbono emitido pelos caminhões de carga não agridem apenas o meio ambiente, mas também a saúde humana. Nos grandes centros urbanos, o diesel, combustível utilizado nos veículos de transporte, é o grande responsável pela poluição.

Os principais gases poluentes são os óxidos de carbono (CO e CO2), Óxidos Sulfúricos (SOx), hidrocarbonetos aromáticos (HA) e óxidos de nitrogênio (NOx).

Opções de combustível 

Vendo que o diesel é o combustível que mais polui, uma das soluções para diminuir esse impacto é recorrer à outra opção, como o álcool, por exemplo, que é o combustível que menos polui o meio ambiente, ou a gasolina, que fica entre os dois combustíveis citados anteriormente. 

Muitas empresas de transporte apresentam resistência à essa mudança por conta do aumento de gastos. 

Veículos elétricos

Os veículos elétricos ainda não alcançaram a categoria dos caminhões, mas estão sendo usados em grandes cidades do mundo como opção de transporte de carga. Como não consomem combustível, a emissão de gases é nula, gerando vantagem não só para o meio ambiente, mas também economia para as transportadoras.

Rotas bem traçadas

Outra estratégia para contribuir com a natureza é fazer uso da logística. Traçar rotas estratégicas, que ligam o destino inicial com o final por uma distância menor acaba gerando economia de combustível e, consequentemente, a queima dele também. 

Além desses benefícios, o cliente também fica satisfeito em ter sua encomenda dentro dos prazos. 

Caminhões sem carga

Um caminhão que viaja sem carga também gera desvantagem para as duas partes, natureza e empresa. Por isso, é necessário desenvolver estratégias para que isso não aconteça. Evitar um trajeto sem carga pode reduzir a emissão de carbono gerado pelos caminhões em até 15,5 milhões de toneladas anuais. 

Com a ajuda de softwares esse impacto pode ser amenizado.

 

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Publicado em 20 de Abril de 2020

Coronavírus: ANTT Suspende a Exigência do CIOT Durante a Pandemia

A pandemia do Coronavírus vem trazendo muitos problemas para a saúde pública do Brasil. Por isso, levando a atual situação do país em consideração, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), divulgou a Resolução nº 5.876/2020, que flexibiliza as regras impostas ao transportador de cargas rodoviárias, como o CIOT.  

O que é CIOT?

Trata-se de um número utilizado para identificar as operações de transporte de cargas realizadas nas estradas brasileiras. Aqueles que não possuírem esse documento pode enfrentar problemas se forem abordados pela fiscalização. 

Mudanças da ANTT

Segundo a Agência, estão suspensas por tempo indeterminado as penalidades e obrigações relacionadas cadastramento da Operação de Transporte, que tem ligação direta com a geração do Código Identificador da Operação de Transporte (CIOT). 

 

Outra alteração anunciada pela ANTT foi a ampliação do prazo de validade para os certificados do Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas (RNTRC). Os vencimentos deste documento estavam previstos para as datas entre março e junho, que agora se estendeu até o mês de julho deste ano. 

 

Além disso,  a exigência do Certificado de Inspeção Técnica Veicular (CITV), obrigatório para empresas do ramo de logística e, caminhoneiros autônomos,  também foi suspensa até 31 de julho.

Balanças de pesagem

As atividades dos postos com balanças de pesagem também foram suspensas nas rodovias federais pelo Ministério da Infraestrutura e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). 

 

Segundo eles, o objetivo dessa ação é diminuir o contato entre esse profissionais que trabalham com transporte, evitando então a proliferação do Covid-19. Pensando nisso, o Governo Federal, junto de entidades que representam o setor, também está oferecendo uma série de medidas de proteção e triagem em pontos estratégicos.

 

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Publicado em 15 de Abril de 2020

Manutenção Preventiva de Caminhões: Entenda Porque é Importante

A manutenção preventiva de caminhões é algo essencial para todo motorista ou empresa que tenha uma frota trabalhando. Mesmo assim, ainda são poucos os motoristas que levam o caminhão para a revisão frequente.

Muitos acreditam que só devem levar o caminhão para o mecânico quando surge algum problema sério. No entanto, nesses casos já costuma ser tarde demais e a única solução é trocar uma peça ou mais em uma auto peças em Americana  de confiança.

Se você costuma fazer isso, siga a leitura do artigo abaixo para entender porque é importante realizar a manutenção preventiva de caminhões!

O que é a manutenção preventiva de caminhões?

Você provavelmente conhece a manutenção preventiva de caminhões pelo nome de revisão. É o procedimento de enviar o veículo para a oficina mecânica para que ele possa passar por uma vistoria que vai identificar o estado de cada peça do carro.

O que o procedimento faz, na prática, é acompanhar cada peça do caminhão de modo a garantir que elas não sofrerão mais dano do que o recomendado. Assim, elas evitam de quebrar em uma situação de risco e poupam vidas, além de diminuir danos.

Por exemplo, suponha que um motorista não verifique o estado do amortecedor da suspensão do caminhão. Por causa disso, ele não percebe que há um vazamento do óleo da peça e, aos poucos, ela perde a eficácia.

Sem o amortecedor funcionando, o caminhão se torna mais instável, o que aumenta o risco de acidentes.

Uma peça que custaria algumas centenas de reais para trocar pode ser a responsável, por exemplo, por um acidente que vai danificar todo o caminhão, além de perder a carga que está sendo transportada.

Por isso é importante realizar a manutenção preventiva do caminhão com a frequência correta.

Como fazer uma boa manutenção de caminhão

A manutenção preventiva de caminhão é parecida em conceito com a de um carro normal, mas não funciona da mesma forma na prática. É necessário ter atenção a determinadas coisas que afetam mais a saúde do caminhão.

Veja quais os pontos mais importantes a seguir!

Óleo

O óleo do motor do caminhão deve sempre ser verificado pelo mecânico ou pelo motorista que fizer a manutenção preventiva. Isso porque ele é o responsável direto pela lubrificação do motor. Como o óleo perde viscosidade com o tempo, é essencial acompanhar o seu estado frequentemente para saber se há a necessidade de trocá-lo.

Se houver, é importante trocar o óleo logo pois sem ele o motor começa a sofrer um desgaste excessivo, o que pode causar um problema no próprio motor. Isso mesmo: um processo simples como a troca de óleo diminui o risco de um problemão no motor.

Refrigeração do motor

Além do óleo, outro elemento do motor que deve ser controlado é a sua temperatura. Um motor que superaqueça pode ter problemas muito sérios e deixar o caminhoneiro na mão.

O sistema de refrigeração de um motor de caminhão é composto por uma bomba, um reservatório de água, uma válvula termostática com sensor e um aditivo que vai na água para evitar que ela corroa as peças.

A bomba envia o líquido pelo motor para diminuir a sua temperatura, o que evita problemas maiores no futuro. No entanto, dezenas de problemas podem nascer quando não há uma boa manutenção desse sistema. Em primeiro lugar, é necessário adicionar mais aditivo na água quando trocá-la. Se não colocar o aditivo, a água pode corroer o sistema de refrigeração e causar furos no radiador.

Em segundo lugar, é importante garantir que a quantidade de água no sistema é o suficiente para manter a refrigeração em bom nível ou o caminhão sofre o risco de ter o motor fundido.

Freios

Caminhões, por serem veículos pesados, dependem muito dos seus freios. No entanto, eles são bem diferentes dos sistemas de frenagem dos automóveis mais leves. No caminhão, o freio é pneumático e pode acabar sofrendo danos na sua utilização ou falta de manutenção.

Por isso, é importante garantir que a manutenção preventiva vai testar com frequência o freio para garantir que o seu uso é seguro. Isso significa analisar a pressão no manômetro, se há algum vazamento, se existem ressecamento de mangueiras e tantas outras questões.

Tudo isso é necessário para garantir que o freio estará em ordem quando o caminhão precisar dele para fazer alguma entrega.

Tanque de combustível

Outra parte do caminhão que exige muita manutenção é o tanque de combustível, especialmente se o veículo passar por regiões muito úmidas. Isso porque em cidades litorâneas ou onde a umidade é acima da média, é comum que se acumule água no tanque de combustível. Isso gera consequências muito negativas para o motor, que sofrerá com muito desgaste.

Uma maneira de evitar isso é manter o tanque cheio e fechar bem o bocal do combustível, mas também é necessário fazer uma manutenção para verificar esse aspecto.

Esses são apenas algumas das peças que merecem ser analisadas na manutenção preventiva do caminhão.

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Publicado em 08 de Abril de 2020

5 Condutas Para Aplicar no Transporte de Cargas em Época de Coronavírus

O transporte de carga é considerado um dos trabalhos essenciais para o país, e por isso, não está participando da quarentena, assim como a maioria dos brasileiros. Isso porque esse é um dos serviços importantes para o funcionamento do Brasil e controle dessa situação. 

Além dessa, são muitas as atividades que não podem parar. Sendo assim, devemos fazer nossa parte e diminuir a exposição desses profissionais durante a pandemia que se instalou no mundo. 

Veja 5 modos de a sua empresa ajudar esses profissionais.

1 – Avise os fornecedores se for fazer quarentena

Acontece muito de os motoristas fazerem toda a viagem até o local de entrega e não encontram  ninguém para recebê-la. Ao avisar que a sua empresa não está funcionando durante esse período, é possível evitar que o trabalhador se exponha ao vírus sem necessidade. 

2 – Disponha banheiros limpos para uso

Por conta da diminuição da equipe de funcionários, muitas empresas estão fechando, ou até mesmo, diminuindo a limpeza dos banheiros que são utilizadas pelos caminhoneiros. 

Pelo fato de circularem muito, esses profissionais necessitam de um lugar limpo para garantir sua higiene e, assim manter sua saúde e a das pessoas que tenham contato com eles. 

Essa medida deve ser adotada em todos os lugares que recebam caminhoneiros, como transportadoras, embarcadores, portos, pontos fiscais, balanças e outros.

3 – Disponibilize água limpa, sabão e álcool-gel

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a melhor prevenção contra o Covid-19 é a boa higienização das mãos, seja ela feita com água e sabão, ou com álcool em gel. Por isso, tenha sempre esses itens disponíveis para o uso dos motoristas.

4 – Sempre que possível, forneça alimentos

Com o fechamento dos comércios os trabalhadores desse ramo estão encontrando dificuldades para se alimentar durante a viagem. Muitos deles também não possuem caixa-cozinha, por isso certifique-se se o motorista tem como se alimentar.

A alimentação também é um fator importante quando o assunto é prevenção do Coronavírus, pois com a imunidade em dia, fica mais difícil de contrair o vírus.

5 – Evite criar aglomerações de motoristas

A diminuição de funcionários em algumas empresas, reflete no atendimento e recepção dos motoristas e suas cargas, fazendo com que isso cause filas e aglomerações, que oferecem um enorme risco de contágio e proliferação do Covid-19.

Por isso, procure organizar seu pátio e, tenha funcionários suficientes para receber os produtos. 

 

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Publicado em 24 de Março de 2020

Carreta Prancha e o Transporte de Cargas Pesadas

Responsável pelo transporte de cargas pesadas e de difícil manuseamento, a carreta prancha é bastante presente na rotina de grandes construções, que necessita de maquinários e cargas pesadas.

O fato de muitas vezes precisar percorrer longos trajetos até o canteiro de obras  torna o transporte desses equipamentos diferenciados, necessitando de muito planejamento e organização para realizá-los de forma eficaz e segura. 

Transporte de cargas pesadas

O transporte de cargas especiais pode ser bem desafiador para os profissionais da área. Isso porque esse tipo de procedimento exige um extremo cuidado por parte de todos os envolvidos. 

Qualquer tipo de acidente gerado durante a transferência das máquinas ou materiais, pode resultar em grandes prejuízos, não só financeiros, como também de segurança aos envolvidos.

Regras do transporte de cargas pesadas

As regras e cuidados para o transporte de cargas pesadas é diferente das comuns, por isso, toda a logística deve ser planejada com muita atenção. 

Esse tipo de carregamento possui algumas classificações, como: mais de 50 toneladas, cargas frágeis e maquinários industriais. 

Nesses casos, a principal regra de segurança está nas amarras, que quando feitas corretamente, evitam que os produtos fiquem soltos e gerem acidentes durante o caminho. 

Outro tipo de preocupação é analisar as condições das rodovias e escolher a que mais vai garantir a segurança do motorista e, também daqueles que vão estar trafegando pela mesma estrada, visto que tantas toneladas podem apresentar muitos perigos. 

Além disso, transportes com mais de 60 toneladas tornam obrigatória a solicitação de permissão para trafegar em algumas rodovias e, a contratação de batedores para fazer a escolta até  local da entrega. Dessa forma é possível evitar o envolvimento de outros veículos em caso de acidentes.

 

Carreta prancha e o transporte de cargas especiais

Fabricado especialmente para transportar esse tipo de material, a carreta prancha é um veículo versátil e resistente à pesos elevados, atendendo perfeitamente esse tipo de  demanda. 

Além disso, possui diversos tipos de modelo, a fim de se adequar a cada tipo de necessidade. 

 

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Publicado em 13 de Março de 2020

Manutenção de Máquinas: Entenda Quais Aspectos Levar em Conta

Qualquer pessoa que tenha qualquer tipo de maquinário a seu dispor sabe que é necessário pensar na manutenção de máquinas com frequência. Afinal, sempre é necessário algum tipo de ação para corrigir ou prevenir algum problema.

No entanto, é muito comum ficar em dúvida em relação as regras de manutenção de máquinas, como a frequência da realização, que tipo de ação tomar e como agir no geral.

Se você quer saber quais são os princípios básicos que norteiam a manutenção de maquinários e outros tipos de equipamentos, siga a leitura do artigo abaixo!

O que causa danos em máquinas de todos os tipos?

O primeiro elemento a se ter em consideração sobre a manutenção em máquinas de todos os tipos é entender quais são os fatores que causam danos nos equipamentos.

Afinal de contas, a manutenção é um tipo de ação para prevenir ou corrigir (falaremos sobre isso em breve) algum problema no equipamento. Sem danos causados, a manutenção se torna desnecessária.

Fatores

Para começar, o primeiro fator de dano a ser considerado em relação a um maquinário é o desgaste natural de suas peças. Isso acontece porque a execução de uma ação de máquina causa danos em seus componentes.

É raríssimo ver uma máquina cuja ação, naturalmente, não cause dano em suas peças. Isso porque, normalmente, o equipamento precisa gerar energia ou realizar algum movimento e o desgaste é natural.

Pense, por exemplo, em um carro. O seu motor está queimando combustível constantemente, as rodas estão girando, o freio precisa se mover quando acionado. Tudo isso causa desgaste.

Considere um celular. A sua bateria gera energia constantemente, os circuitos elétricos precisam trabalhar o tempo todo, os botões ou canais de áudio podem gerar desgaste.

Por isso, um equipamento se gasta com o tempo. Essa é uma “lei” da engenharia, no termo de uma palavra melhor, e é mais fácil aceitá-la e tratá-la assim do que tentar combater o inevitável.

Depois, existem outros elementos que também causam danos com frequência em uma máquina. Por exemplo:

●      mau uso;

●      água e umidade (em caso de circuitos elétricos);

●      quedas ou impactos;

●      poeira;

●      calor ou frio.

Por causa desses fatores, é importante pensar em realizar uma manutenção constante no seu maquinário. Mas como? É o que veremos!

Quais os diferentes tipos de manutenção de máquinas que existem?

Para saber como fazer manutenção de máquinas, precisamos aprender que existem três diferentes tipos de ação de manutenção.

São elas:

●      manutenção preditiva;

●      manutenção preventiva;

●      manutenção corretiva.

Para saber como realizá-las, é importante saber a diferença de cada uma. Portanto, leia mais a seguir!

Manutenção preditiva

A manutenção preditiva é um tipo de manutenção de máquinas focada na execução de um algoritmo de machine learning para prever quando um equipamento poderá ou não ter problemas.

Para ter sucesso nessa estratégia, o algoritmo utiliza uma série de dados, muita vezes coletados em nuvem de diferentes equipamentos do mesmo tipo.

Por exemplo, suponha que uma fábrica de carros utiliza 10 unidades de um mesmo tipo de maquinário para soldar alguns detalhes da porta dos veículos produzidos ali.

Todas essas 10 unidades são monitoradas de perto e todos os seus dados de desempenho são coletados para fazer uma análise completa do desempenho do maquinário.

O algoritmo, portanto, fica acompanhando indicadores que possam ajudar a prever quando uma máquina vai dar problema, o que permite que certas ações sejam tomadas para evitar a situação.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva funciona de maneira similar a preditiva no sentido de agir antes que o problema aconteça.

A diferença entre elas é que a preventiva não consegue monitorar o desempenho da máquina em tempo real e, por isso, deve ser realizada com certa assiduidade para identificar o momento certo de agir.

Um exemplo comum de manutenção preventiva é o trabalho de limpeza interior de veículos. Ao realizá-lo, dá para eliminar os elementos que podem causar um problema mecânico no futuro.

Manutenção corretiva

A manutenção corretiva é a mais famosa de todas já que, até algum tempo atrás, era a única realizada pela maioria das pessoas. A razão é simples: a preditiva não existia e a preventiva não tinha grande aceitação do público.

A ação corretiva tem como foco agir quando já é “tarde demais” no maquinário. Ou seja, quando o problema já apareceu e a máquina não está mais operando adequadamente.

Assim, a manutenção corretiva deve ser a última linha de defesa para manter uma máquina em funcionamento, substituindo uma peça ou um componente quando ele falha em funcionar.

Um exemplo comum dela é quando é necessário trocar os pneus de um veículo que se desgastaram demais ou quando é preciso trocar a pastilha dos freios, por exemplo.

Agora você já sabe o básico sobre a manutenção de máquinas e entende que tipo de estratégia tomar, além de quais fatores de risco evitar ao cuidar dos seus equipamentos.

O que achou do conteúdo? Agregou para você? Deixe um comentário abaixo com a sua opinião!

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Publicado em 09 de Março de 2020

Como o Cálculo de Cubagem Influencia no Valor do Frete

O cálculo de cubagem é algo bastante familiar para quem trabalha com transporte de carga, visto que esse é um fator importante para o processo de planejamento e carregamento do frete. 

É ela quem dá a relação de peso e espaço que a carga vai ocupar no transporte, evitando a contratação de um frete de carga volumosa para algo de peso baixo, por exemplo. Sendo eficaz tanto para a distribuidora, quanto para o cliente. 

Como calcular a cubagem de uma carga

Para realizar o cálculo é necessário utilizar o fator de cubagem, que é um número constante que equivale a um metro quadrado do veículo utilizado para o transporte. Sendo assim, cada modal possui um valor diferente, já que os espaços dos veículos possuem variações. 

  • rodoviário: 1m³ = 300 kg

  • aéreo: 1m³=166,7 kg

  • marítimo: 1m³=1.000 kg

Após calcular o fator de cubagem, é calculado o peso cubado, que utiliza a fórmula: Comprimento x Largura x Altura x Fator de cubagem, para descobrir o espaço que a sua carga vai ocupar no veículo. 

Como a cubagem influencia o preço do frete?

A cubagem e o peso cubado são fatores influentes na precificação de um frete, pois são fatores que impactam diretamente na formação da carga, ajudando a transportadora a analisar a relação entre peso e dimensões dos objetos. Isso torna o entendimento do cliente mais claro sobre os valores cobrados. 

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Publicado em 24 de Fevereiro de 2020

Logística Internacional: Saiba Como Funciona

Pensar em uma logística internacional pode ser uma atividade bem complexa, visto que é necessário pensar nas regulamentações do país de destino das suas mercadorias. Isso se deve a grande variação de leis aduaneiras e cultura de exportação de cada país.

Para você ter uma noção básica de como funciona esse processo, separamos algumas dicas que vão te ajudar a entender esse processo de exportação de carga  para outros continentes. 

Logística internacional: como exportar suas cargas?

Frete Aéreo Internacional

Por apresentar uma solução rápida e bastante segura para transportar mercadorias, o modal aéreo é bastante utilizado para o transporte internacional, visto que a ultrapassar fronteiras sob quatro rodas torna a viagem mais complexa, demorada e, também, perigosa. 

Por mais que seu custo seja elevado, é a forma mais indicada para transportar, principalmente, cargas perecíveis ou de maior urgência. O cálculo do frete é definido por meio de um cálculo definido pela IATA, considerando fatores como peso, rota e época que o frete será realizado. 

Frete Marítimo Internacional

Esse tipo de frete é recomendado para mercadorias que não possuem urgência na data de entrega, visto que comparado aos demais modais é o que mais leva tempo para chegar ao destino. 

No entanto, as embarcações são indicadas para grandes e pequenos volumes de mercadoria, sendo que a segunda opção oferece uma grande vantagem ao contratador dos serviços, já que pode escolher a opção de dividir o container com outros distribuidores, diminuindo então o valor do frete. 

Neste tipo de modal o frete é calculado pelo peso/volume da mercadoria, porém, é possível que fatores como sobretaxa de combustível, volumes pesados, ajuste cambial e congestionamentos levem a cobrança de taxas adicionais.

Frete Rodoviário Internacional

O modal rodoviário é o mais utilizado para transportes nacionais, mas também se mostra ser uma ótima opção para levar as mercadorias para fora do Brasil. Ele é capaz de transportar cargas de diversos tamanhos e peculiaridades, como perecíveis, congelados, ou até mesmo carga viva. 

Essa opção também se mostra bastante econômica e oferece flexibilidade aos embarcadores com a opção porta a porta, precisando apenas de um meio de transporte para completar a entrega, diferente do dois outros modais, por exemplo.  

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Publicado em 10 de Fevereiro de 2020

Saiba Quais São os Benefícios do Modal Rodoviário

O modal rodoviário é um dos mais utilizados no Brasil. Um dos motivos para tamanha popularidade é a grande extensão de malha ferroviária que o nosso país possui, por isso, oferece mais agilidade nas entregas, além de diversos outros fatores que o tornam benéfico. 

Confira quais são as principais vantagens de utilizar o modal ferroviário para entregas no Brasil.

Benefícios do modal rodoviário no Brasil 

Transporte porta a porta

Esse é um dos maiores benefícios que esse modal oferece. O transporte porta a porta se responsabiliza pelo trajeto da carga desde seu ponto de partida, até o destino final. 

Isso acontece devido a tamanha mobilidade que o modal rodoviário oferece, conseguindo acessar até mesmo os lugares mais remotos do país. Já os demais tipos de modais, na maior parte das vezes, necessita de mais de um meio de transporte para fazer a entrega chegar ao destino final. 

Capacidades variadas

Outro benefício desse modal é que ele consegue atender qualquer tipo de demanda, tanto as de grandes cargas, até as mais simples. Sendo assim, é escolhido um tipo de veículo que atenda as necessidades de cada frete. 

Custos competitivos

Quando comparado com os demais tipos de modais, o rodoviário é o que oferece um maior custo benefício para quem está contratando o serviço. Além disso, como citado anteriormente, o fato dele se adaptar à diferentes tipos de demanda, torna o transporte mais barato. 

Um exemplo disso é quando embarcadores dividem o custo do frete, já que suas cargas são menores e permitem que o espaço da carreta seja compartilhada. 

Entregas programadas

Por fim, outra vantagem oferecida pelo modal rodoviário é, que ele permite a programação da entrega, atendendo então as necessidades daqueles negócios que possuem uma procura sazonal e oscilante, descartando a necessidade de grandes estoques. 

 

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Publicado em 06 de Fevereiro de 2020

Categorias de CNH: Quais São as Permitidas Para Transporte de Cargas Pesadas

Você sabia que existem várias categorias de CNH diferentes? Pois é, para a maioria dos brasileiros, a Carteira Nacional de Habilitação é apenas uma, mas na verdade existem vários tipos distintos.

Algumas das versões da CNH permitem dirigir apenas alguns tipos de veículos. Por isso, se você tem o interesse em trabalhar com o transporte de cargas pesadas, por exemplo, precisa entender quais as categorias de CNH que permitem essa profissão.

Ficou curioso? Então siga a leitura do artigo abaixo!

Quantas são as categorias de CNH no Brasil?

Se você fosse juntar um número de categorias diferentes de CNH, quantas você arriscaria? Duas? Três?

Na verdade, existem 5 diferentes categorias de CNH no Brasil, cada uma delas focada em um tipo específico de veículos que rodam nas estradas brasileiras.

De maneira mais ou menos simplificada, os tipos diferentes de CNH vão de A até E, numa ordem de progressão do veículo mais leve até o mais pesado.

Do mesmo modo, existem diferentes tipos de provas, exames e cursos para quem quiser ser habilitado para conduzir essas categorias distintas de veículos.

Quais são as categorias de CNH no Brasil?

Como mencionado, existem 5 diferentes tipos de CNH no Brasil atualmente, classificadas de A até E e indo do veículo mais leve para o mais pesado.

Saiba mais sobre elas a seguir!

Categoria A

A CNH de categoria A é destinada a veículos motorizados que possuem apenas duas ou três rodas. Por isso, ela é popularmente conhecida como a "CNH de moto", uma vez que as motocicletas são os veículos mais populares que cabem nessa descrição.

No entanto, também existem veículos motorizados de três rodas. Um exemplo famoso são os triciclos motorizados vendidos para diversão em áreas de lazer abertas e em espaços rurais.

Categoria B

Já a CNH de categoria B é aquela que você provavelmente já tem em sua carteira. Ela é direcionada para quem quer dirigir veículos motorizados com 4 rodas ou mais, mas com dois requisitos bem interessantes.

O primeiro deles é que os carros só podem ter até 3.500 quilos de peso. Já o outro é que podem levar até 8 passageiros mais o motorista.

É interessante notar que muitos veículos novos chegam muito próximos desse limite, incluindo picapes e SUVs. Por isso, muita gente fica preocupada se pode ou não dirigir esses automóveis. No entanto, é permitido sim conduzi-los, já que não existe atualmente um carro no mercado com mais de 3.500 quilos.

carros seminovos ou usados podem ter um pouco mais de peso, especialmente se foram modificados. No entanto, a razão para o peso um pouco maior é porque eles eram feitos de materiais mais pesados, como o aço, e não a fibra de vidro dos seminovos ou o plástico especial dos atuais.

Categoria C

A Categoria C da CNH é destinada para os veículos motorizados que são usados no transporte de carga e cujo peso bruto total seja maior do que 3.500 quilos. Ou seja: é a carteira dedicada às carretas e caminhões de médio porte que vemos diariamente nas estradas do Brasil.

Com essa carteira, é possível trabalhar fazendo fretes de curta, média ou até mesmo longa distância, desde que as cargas transportadas caibam dentro da potência do automóvel.

Categoria D

A Categoria D na CNH é destinada para aqueles que querem conduzir um veículo motorizado que é usado para o transporte de passageiros e cuja lotação seja de mais do que 8 pessoas mais o motorista.

Ela é popularmente conhecida como a CNH de ônibus, já que é destinada para os motoristas que trabalham com o transporte público principalmente. No entanto, quem trabalha também com o transporte de pessoas, mas usando veículos com lotação maior do que de 9 lugares, utilizam a Categoria D também.

Categoria E

A Categoria E é uma categoria relativamente especial da CNH, uma vez que ela é destinada para qualquer veículo das categorias B, C e D. No entanto, ela é exigida para as versões desses carros que usam uma segunda unidade acoplada ou articulada que tenha 6 mil quilos ou mais.

Ou seja: sabe aquelas carretas longas, que levam várias unidades de carga pela estrada? Para conduzir uma delas, é necessário usar a Categoria E da CNH, que é muito difícil de conduzir.

Mesmo pessoas que compram carros para utilizar um trailer atrás, por exemplo, também precisam da CNH de Categoria E segundo as leis de trânsito no Brasil.

E aí, gostou de aprender mais sobre as categorias de CNH que existem no Brasil? Como deu para ver, cada uma delas é direcionada para um tipo de motorista. Se você deseja trabalhar com o transporte de carga, recomendamos as categorias C e E. Se quiser trabalhar com o transporte de pessoas, a B e a D.

Se você gostou do artigo, deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre as categorias de CNH. Você achou difícil a prova para tirar a sua carteira? Conte pra gente! 

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