Site em Português English Site

My Cart (0)

>> >>

Blog 

- Montagens

Publicado em 22 de Abril de 2019

Montagens de Torres Eólicas: Como são feitas?

As usinas eólicas são formadas por uma série de torres com aerogeradores, cabos subterrâneos, postos de transformação, central de comando e uma subestação, sem falar nos equipamentos complementares. Por mais que as torres metálicas sejam bastante utilizadas no Brasil, as torres de contrato são as que oferecem maior potencial de geração de energia. Mas a questão de hoje é: você sabe como são feitas as montagens de torres eólicas?

Se a sua resposta for não, não se preocupe. No nosso post de hoje nós trouxemos os principais pontos do processo de montagem de torres eólicas no Brasil. Continue acompanhando!

Torres Eólicas

Para começar, as torres eólicas podem chegar até 100m de altura, então já dá para ter uma noção do trabalhão que deve ser transportá-las até o local e colocá-las em pé, certo?

Um dos fatores mais importantes quando o assunto é construção de um parque eólico trata-se do acesso à área, afinal, a torre será transportada do seu local de fabricação até o local de instalação, sendo assim, as estradas por onde ela irá passar devem ser largas o suficiente para o transporte de todos os equipamentos da operação.

Se não houver vias dentro dos requisitos necessários para a construção do parque eólico, elas serão construídas lá mesmo. Usualmente, as fábricas que fazem peças para montagem de torres eólicas são construídas o mais perto possível do parque eólico, reduzindo assim os custos de logísticas e as dores de cabeça.

Etapas para montagem de torres eólicas

Projeto

Para quem nao sabe, nas torres eólicas o vento faz girar uma hélice que é conectada ao aero gerador, produzindo eletricidade. Quando existem várias torres eólicas ligadas a uma central de envio de energia, tal local recebe o nome de parque eólico. Para tal processo é preciso contratar pesquisadores, engenheiros das mais diversas áreas, dentre outros profissionais.

Nesse sentido, a primeira etapa é o projeto, onde é definido a área de instalação e do potencial eólico no local escolhido. Após feita tal escolha, a velocidade dos ventos é medida por cerca de um ano, tempo necessário para estabelecer a velocidade média anual e quanta energia poderá gerar.

Além disso, as condições topográficas e a vegetação também são avaliados nessa fase.

Instalação

Após a fase do projeto terminada e tudo devidamente aprovado, a empresa responsável começa a instalação dos equipamentos que são necessários para o funcionamento do parque eólico.

Antes de dar início a instalação dos aerogeradores, é preciso fazer terraplanagem do terreno, deixando-o devidamente nivelado e pavimentado.

A etapa seguinte é o estaqueamento, que trata da colocação das estacas que serão bases dos aerogeradores, ligando-os ao solo. Feito isso, dá-se início a fase de concretagem, onde as ferragens são montadas, as conexões elétricas e civis são ligadas e por último é feito a concretagem da base. Após isso, pode-se começar a montagem de torres eólicas.

Ver mais

Publicado em 05 de Outubro de 2017

Montagens Industriais

Dados do Portal da Indústria apontam que mais da metade das indústrias que estão em atividade no Brasil já utilizaram ou ainda utilizam os serviços terceirizados em sua montagem e manutenção dos seus equipamentos, pois essa é uma estratégia muito vantajosa. 

Isso se deve não só a crise econômica como também a necessidade de aumentar sua lucratividade, eficiência e a vida útil dos seus componentes. A terceirização do transporte especial é uma estratégia muito avaliada, por aqueles que querem não só aumentar sua produção como também seus lucros. 

Contando com os serviços do grupo Transmáquinas, seus equipamentos são transportados da melhor maneira possível, porque nossa estrutura dispõe guindastes, muncks e outros elementos que são fundamentais para levar de um ponto para outro seu maquinário de maneira completa e segura.

Antes mesmo de levar até o destino, nossos riggers e engenheiros desenvolvem todo um plano para que o transporte seja feito da melhor maneira possível a fim de não causar danos aos equipamentos. 

A vantagem ao contar com a Transmáquinas está no fato dela ter equipe completa e pronta para atuar não só dentro do território nacional como também em toda a América do Sul e esse é mais um diferencial que oferecemos. 

Se for preciso transportar toda ou qualquer máquina, peça ou equipamento da indústria de álcool, a Transmáquinas tem estrutura para realizar todo o procedimento. Caso seja preciso içar cargas, a empresa também tem pórticos, muncks e guindastes prontos a atender uma demanda que atinja até 800 toneladas. 

Na construção civil, nossa empresa dispõe de toda infraestrutura para fixar todas as partes e estruturas até que o trabalho chegue ao fim. Quer saber mais sobre como podemos ajudar a transportar seus equipamentos? Solicite uma cotação gratuita, conheça os nossos diferenciais e entenda por que é melhor contar com o Grupo Transmáquinas.

Ver mais

Publicado em 21 de Julho de 2016

Montagens de torres eólicas

As montagens de torres eólicas têm inúmeras etapas, vai desde a concepção do projeto, análise do solo até a montagem final. Para começar, vamos definir o que é uma torre eólica: trata-se de uma torre que contém uma hélice conectada a um aerogerador, quando o vento gira a hélice, o aerogerador a transforma em energia e produz eletricidade.

Para montar torres eólicas, é necessária a contratação de pesquisadores e engenheiros nas áreas: civil, elétrica, mecânica, ambiental, entre outros. Confira as principais etapas desse processo:

 

  • Avaliação do terreno

Entre os fatores mais importantes na hora de construir um parque eólico estão os acessos à área. As estradas e entradas de acesso ao local devem ser largas o suficiente para transportar equipamentos e peças na hora de instalar e manusear. Se não houverem vias adequadas é preciso construí-las. Além disso, o projeto deve ter um estudo ambiental e socioeconômico a fim de reduzir impactos na região.

 

  • Avaliação e medição dos ventos

Quando o local de instalação é definido, é hora de medir os ventos. O processo dura aproximadamente um ano, dessa forma é possível estabelecer uma velocidade média para a geração de eletricidade. É importante que os ventos que incidem sobre o local sejam regulares, não sofram turbulências e não estejam sujeitos a fenômenos climáticos como os tufões.

 

  • Estratégia de movimentação e montagem

Muito importante também são as estratégias de movimentação da montagem da torre eólica, como por exemplo, quais equipamentos serão usados, como guindastes, carretas, etc., e dessa forma não ter dor de cabeça na hora de agir.

 

  • Fundação

A fundação da torre eólica é feita de acordo com sua altura e as cargas que irá receber. Para isso, é necessário pensar em que tipo de material será utilizado, aço ou concreto, e os aspectos da área, como: qualidade do subsolo, águas subterrâneas e superficiais, topografia da área, dados geológicos, sistema estrutural, etc. Existem diferentes tipos de fundação, como por exemplo, estaca, caixão ou tubulão.

 

  • Instalação

Após ter o projeto aprovado, a empresa responsável dá início ao processo de instalação. Para isso, previamente é feita a limpeza, terraplanagem e nivelamento do terreno. Durante as montagens das torres eólicas, também é feita a montagem das subestações da usina. Após isso, realiza-se a interligação elétrica dos aero geradores e as linhas de transmissão aéreas são montadas. Por fim, após alguns testes, o parque eólico começa a funcionar efetivamente.

 

O Grupo Transmáquinas é padrão de qualidade e referência em montagem de torres eólicas em todo o Brasil, atuando em todas as etapas do processo, desde o planejamento e estudo até a implementação, desenvolvendo o plano de rigging e a locação de guindastes para garantir a segurança e efetividade de todo o processo. Faça já um consulta gratuita com nossos especialistas!

 

Ver mais
+55 34 3814-2719 Ligue e faça uma cotação
Twitter Google + Facebook

Acompanhe-nos

Empresa Transmáquinas

MATRIZ
Rua : Estrada Canavial 100
Cep :38706-316
Patos de Minas -Minas Gerais - Brasil

Email:contato@transmaquinas.com.br
Telefone:+55 (34) 3814-2719


©2013 Grupo Transmáquinas / Política de Privacidade - Padrão de Referência em Guindastes

Desenvolvido por Mazag Marketing Digital