Site em Português English Site

My Cart (0)

>> >>

Blog 

- Guindastes

Publicado em 18 de Setembro de 2018

Curiosidades: 3 Gigantes Guindastes do Mundo

Você sabe quais guindastes estão entre os maiores do planeta? No post de hoje iremos trazer essa curiosidade e como surgiu o equipamento para o mundo. Devido a evolução constante da tecnologia ao passar dos anos, hoje, são essenciais para a construção, seja para viadutos e pontes, ou para o içamento de cargas e equipamentos pesados.

Segundo alguns historiadores, os primeiros equipamentos surgiram na Grécia, na idade antiga, e sua locomoção era feita por animais e pessoas escravas. Mas existem controvérsias de que provavelmente seja invenção romana e apresentava sérias limitações. Bom, independentemente de quem inventou o guindaste para o mundo, o foco de hoje é conhecer três dos maiores do mundo, vamos conferir?

KOCKUMS CRANE

guindastesPossui 138 metros de altura e foi um guindaste construído nos anos 70, em relação o peso tem cerca de 7,5 mil toneladas, podendo erguer 1,5 mil toneladas com grande rapidez e agilidade. É considerado um dos maiores guindastes de todo o mundo.

SAIPEM 7000

guindastes(1)O SAIPEM 7000, de proriedade da petroleira Saipem SpA, é considerado por muitos, como um navio grua. Sua capacidade de elevação é de 14 mil toneladas, com uma lança em aproximadamente 42 metros. Além disso, também é um construtor de plataformas, e conta com um alojamento para até 800 pessoas, um hospital e sala de projeção.

BIGGER 125D AFRD

guindastes(2)O Bigger 125D AFRD foi construído pela Shaw Group e planejado para trabalhar em plantas nucleares nos Estados Unidos e custou cerca de 50 milhões de dólares. Com capacidade para levantar do solo 7,5 mil toneladas, sua lança fixa tem 171 metros de altura e pode chegar até 262 metros.

Ver mais

Publicado em 21 de Agosto de 2018

Operação de Guindaste: 5 Itens de Segurança

Alta capacidade para transportar cargas pesadas, robustos e cada vez mais modernos e versáteis, os guindastes são utilizados para içamento e movimentação de insumos ou peças pré-fabricadas, em alturas e distância elevadas. No entanto, operar esses equipamentos de forma prudente não são tão simples quanto parece ser. Hoje, vamos conhecer cinco itens de segurança para uma operação de guindastes.

Partindo do príncipio é de suma importância ter um bom planejamento, seguir às normas e regulamentações em vigência, e também, profissionais qualificados e capacitados. Isso tudo porque os riscos estão permanentemente presentes e envolve riscos, não apenas em relação ao patrimônio, mas também com as pessoas em seu entorno, e por essa razão, os cuidados devem ser adotados para garantir a segurança de todos.

Antes de mais nada, iremos começar abordando a Norma Regulamentadora para execução dessa atividade: NR-11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais, com o intuito de prezar pela segurança na operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.

Agora, vamos conhecer os cinco itens de segurança para uma operação de guindastes:

1) OPERAÇÃO DE RISCO

Um dos perigos que mais aparece é o tombamento da máquina. Resultado de uma falha durante o processo de estabilização do equipamento, seja por imprudência, negligência ou imperícia. Também podem ocorrer, problemas de afundamento do guindaste devido falhas no dimensionamento da resistência do terreno ou por sobrecargas não calculadas.

2) QUEDAS E CHOQUES

É fundamental ter profissionais com domínio de técnicas de amarração de carga, incluindo amplo conhecimento na execução da atividade como, manuseio de tabela de acessórios e princípios básicos de física e matemática. Estes princípios são essenciais para mitigar eventuais problemas causados por queda de objetos.

Outro perigo e que devemos manter longe, é em relação a ocorrência de choque elétrico. Sendo imprescindível o entendimento das distâncias seguras para trabalho de guindastes diantes de determinadas condições meteorológicas, como neblina, fumaça e chuva.

3) PLANEJAMENTO

O planejamento será determinante para qualquer operação com guindastes, seja ela simples ou em situações mais complexas.

Para os casos mais simples, é recomendado um formulário com informações sobre valores de carga, configuração do guindaste, capacidade informada na tabela e acessórios. No entanto, para as ocorrências mais complexas, deve ser elaborado um plano rigging contendo detalhes de amarração, folgas operacionais e suas respectivas configurações.

Abaixo, iremos listar três pontos importantíssimos para focar em um planejamento:

Equipamentos:

Foram inspecionados e testados?

Tem capacidade adequada para a operação?

Estão em condições seguras de operação?

Existe um responsável técnico legalmente habilitado?

Pessoas:

São certificadas?

Estão aptas a operar os equipamentos?

Têm experiência suficiente e estão de acordo com o nível de dificuldade da operação?

Procedimentos:

Eles estão bem definidos e cobrem todos os pontos da operação? Os colaboradores têm conhecimento e aplicam esses procedimentos?

4) QUALIFICAÇÃO DOS OPERADORES

Além de um planejamento exequível, uma operação segura deve conter profissionais com aptidão, capacitado em curso ministrado por profissionais com proficiência no assunto e saúde avaliada por meio de exames médicos conforme programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO).

Para uma operação de guindastes, normalmente, a equipe é composta por um supervisor de movimentação de cargas, um operador para cada equipamento e auxiliares de movimentação de cargas (sinaleiros amarradores), e todos devem ter ciência de suas responsabilidades e atribuições.

5) FATOR EQUIPAMENTO

A especificação do guindaste correto para cada situação é fundamental para garantir boa produtividade e segurança às movimentações de cargas. As manutenções devem ser aplicadas rigorosamente para assegurar o bom estado de funcionamento do equipamento, seguindo o plano preconizado pelo fabricante.

 

Ver mais

Publicado em 09 de Abril de 2018

Você sabe qual é o maior guindaste do mundo?

Os guindastes são equipamentos essenciais quando é necessário movimentar
equipamentos ou materiais de grande porte e peso. Mas você sabe qual é o
maior guindaste do mundo? É o Liebherr LTM 11200-9, que além de ser o
maior, também conta com a maior lança telescópica do planeta, dotada de 8
elementos e estendida de forma automática com travas por pino, sendo capaz
de operar até 195m de altura.


A Liebhher é uma empresa alemã que foi fundada em 1949, e hoje se encontra
entre as mais tradicionais e as melhoras produtoras de máquinas e
equipamentos para construção.


O Liebherr LTM 11200-9 foi lançado em 2007 e ele pode levantar até 106
toneladas de carga a 80 metros de altura. Mas, sua capacidade de carga
máxima é de 1200 toneladas a uma distância de até 2,5 metros a partir do eixo
de rotação.


A Transmáquinas só trabalha com equipamentos de elevação da mais alta
qualidade e que ofereçam eficiência sem igual. Por isso temos inúmeros
guindastes e equipamentos da Liebherr, que possuem alto desempenho.
Legal, né?

Continue acompanhando o nosso blog e fique por dentro das
novidades do mundo dos guindastes e equipamentos de elevação.

Ver mais

Publicado em 21 de Dezembro de 2017

Diferenças entre Munck e Guindaste. Qual é o ideal para sua obra?

Algumas pessoas acreditam que Guindastes e Muncks são a mesma coisa. Já outras, até sabem que eles são diferentes, mas acham que ambos têm a mesma função. Será? No post a seguir você confere quais são as  diferenças entre Munck e Guindastes, assim, poderá escolher qual pode atender as necessidades de sua obra. 

Antes de mais nada, vamos definir o que é cada um deles e quais são as suas principais características:



Guindaste

Esse equipamento é usado para movimentar, elevar e descer materiais muito pesados, que oferece mecanismos capazes de movimentar cargas que vão além da capacidade humana. Sua construção baseia-se praticamente em uma torre equipada com cabos e roldanas. 


Na construção civil, os guindastes são muito utilizados como estruturas temporárias que são fixadas ao solo ou montadas em um veículo feito especialmente para tal prática. Já na indústria os guindastes são suspensos em trilhos elevados.

Munck

Conhecido também como Guindauto, o Caminhão Muck ou apenas Munck nada mais é do que um caminhão truck que conta com um braço articulado com gancho e um sistema hidráulico, que incialmente apenas fazia a carga e descarga do próprio caminhão, mas graças a evolução da tecnologia hoje permite a movimentação de grandes estruturas e equipamentos altamente sofisticados, sendo assim, seu manuseio deve ser seguro, confiável e feito por uma pessoa extremamente competente. 

Atualmente o uso do Munck é muito amplo e vai desde o uso florestal até o içamento de grandes volumes, mas o uso mais comum é na movimentação, carga e descarga de contêineres, além do suporte na montagem de estruturas metálicas e de concreto e a movimentação de maquinário pesado.

Agora que você já sabe a diferença entre eles pode escolher qual melhor se encaixa em seus projetos, planos ou obra. Lembrando que: quando o assunto é transporte de cargas a Transmáquinas é referência em qualidade em prestação de serviços. Fale conosco.

Ver mais

Publicado em 22 de Junho de 2017

Qual o papel das plataformas na construção civil?

Extremamente útil. Assim é classificada a plataforma elevatória que é empregada na construção civil e no setor industrial. Esse equipamento nada mais é do que um modelo de elevador industrial que ao ser usado de maneira correta, permite que diversas áreas sejam acessadas de maneira rápida e prática.

Porém, é fundamental que cada um dos equipamentos seja usado apenas por profissionais que sejam qualificados. Ao colocar uma plataforma em operação, o local de trabalho deve ser completamente isolado, pois assim todas as pessoas não ocorrem nenhum tipo de risco. Antes mesmo de dar início ao serviço, o operador deve analisar a máquina de forma que sua operação seja feita de maneira eficaz.

Em pontos onde está acontecendo o transporte e descarga de materiais como vigas, elementos estruturais e perfis, as pessoas não podem circular ou permanecer e isso exige que a área seja sinalizada e isolada visando garantir a segurança de todas as pessoas.

Para evitar sofrer com as condições meteorológicas, pois se no dia estiver chovendo, relampejando ou ventando, a máquina não poderá ser utilizada, o melhor é realizar uma consulta do clima para que sua obra não fique comprometida.

O emprego das plataformas baseada nas normas que regulamentam é fundamental para manter a segurança de todas as pessoas e só devem ser operadas por quem está habilitado para que o serviço seja feita de maneira eficaz.

Para assegurar que a operação das plataformas seja efetuada por profissionais habilitados é fundamental contar com os equipamentos da Transmáquinas, pois nossos equipamentos são os melhores do mercado e contam com operadores habilitados. Além de fazer a locação das plataformas, nossa empresa realiza o transporte especial de cargas.

Ver mais

Publicado em 07 de Junho de 2017

A formação de operadores de guindastes

Assim como toda e qualquer profissão, a formação de operadores de guindastes é de extrema importância, pois o objetivo principal é habilitar o profissional para que ele esteja apto a operar o equipamento de maneira segura evitando assim acidentes.

Ter um profissional formado significa que ele é competente e possui habilidades específicas para se alocar em locais onde será preciso contar com a operação de um guindaste

A tecnologia está presente em todas as áreas e nos guindastes não é diferente, por isso a formação é importante, pois os profissionais que atuam nesse segmento estarão sempre aptos a operar as máquinas mais modernas que estão no mercado e operando de maneira segura em todos os procedimentos. 

Durante a realização do curso de formação, o operador de guindaste recebe informações importantes que tratam do conceito do guindaste, da sua classificação, nomenclatura e dos itens básicos que fazem parte dessa máquina.

É fundamental ser capaz de atuar com esses equipamentos pesados, pois é o operador de guindaste o responsável por realizar a manobra dele e muitas vezes, esse trabalho é feito sem a ajuda de um outro profissional.

É fundamental também, ter não só um supervisor de guindaste como toda a equipe habilitada, pois a operação desse equipamento em um local onde o risco de queda é iminente, a equipe como um todo deverá estar consciente do que é considerado “normal” e como esse “problema” deve ser avaliado.

Um guindaste pode causar danos a outras pessoas, se ele não for controlado de maneira eficaz, por isso, a formação de um operador, garante que ele auxilie sua equipe na execução do trabalho e, ainda, atue de maneira consciente trazendo segurança a todos os que estão a sua volta.

Se você precisa de um guindaste no seu empreendimento, conte com a Transmáquinas, pois além de ter o que há de mais moderno no mercado, nossa equipe possui ampla experiência e treinamento para garantir uma operação segura e livre de acidentes.

Além da locação de guindastes, o Grupo Transmáquinas ainda faz transportes de cargas especiais, loca máquinas e faz transporte multimodal. Conheça a Transmáquinas e entenda porque é mais vantajoso contar com os nossos serviços!

Ver mais

Publicado em 05 de Maio de 2017

Guindastes x Segurança

Os guindastes certamente ganharam seu espaço no mundo da construção civil, visto que eles podem ser utilizados em diversos locais de trabalho, além de serem extremamente eficientes, rentáveis e seguros.

Entretanto, acidentes com danos aos materiais e à vida de outras pessoas podem acontecer, mas, na maioria das vezes, ocorre por conta da segurança insuficiente, como a falta de sinalização, por exemplo. Por isso, é indispensável estar sempre atento às regras básicas de segurança, evitando problemas.

O uso de uniforme e capacete é obrigatório, assim como o isolamento da área de trabalho, afinal, o guindaste gira em torno do seu próprio eixo e pode acabar batendo em alguma coisa. A presença de uma pessoa que impeça a passagem de outras pessoas na área de operação do equipamento também é essencial.

Para quem busca opções mais inovadoras, pode fazer uso dos limitadores de carga, que monitoram as varáveis de várias gruas de forma eletrônica.

Verificar se as amarrações estão de acordo, se as manilhas estão dimensionadas de forma correta e impedir que a lança passe por cima de algo que possa ser atingido, também são alguns exemplos que podem evitar possíveis transtornos.

Confira aqui no blog outros post’s sobre cuidados que devem ser tomados na operação após a locação de guindastes e garanta um projeto totalmente seguro e eficaz! 

Ver mais

Publicado em 20 de Abril de 2017

Como funciona a preparação de guindastes?

Fortes e potentes, os guindastes são presença confirmada em quase 100% das obras em geral, principalmente na construção civil. Eles são usados em obras mais extensas, que demandam de um equipamento que facilite a movimentação de cargas e equipamentos em longas distâncias. Além disso, eles também carregam os materiais que os guinchos não conseguem.

Mas, assim como todo e qualquer equipamento, os guindastes precisam ser devidamente preparados para serem utilizados. Primeiramente, o engenheiro responsável deve tomar alguns cuidados específicos, como por exemplo, pesquisar se a empresa fornecedora dos guindastes é responsável, possui know-how, indicações e histórico de serviços prestados.

A segunda etapa é visitar o local da obra. Nesse caso faz-se necessário o auxílio de profissionais especializados, o que diminui os custos e assegura maior eficácia no uso do equipamento. O técnico fará o estudo das condições da obra e do local, por meio de dados referentes a carga, ao terreno, equipamento, etc.

Depois disso, chega a hora de preparar o local para que fique adequado para receber os equipamentos. O solo, o acesso e a rede de alta tensão devem ser minuciosamente verificados. Dependendo da obra, vale a pena até contratar um sinaleiro, a fim de auxiliar o operador nos movimentos da máquina.

O Grupo Transmáquinas oferece serviços para todo o Brasil. Além de uma equipe muito bem treinada e experiente, nossos equipamentos estão sempre bem conservados e passam por avaliações mensalmente.

Quer locar um guindaste? Entre em contato conosco. Somos referência no mercado e graças aos nossos serviços sempre impecáveis estamos em primeiro lugar quando o assunto é içamento ou transporte de cargas. Ligue ou preencha o formulário e em breve responderemos suas dúvidas. 

Ver mais

Publicado em 06 de Abril de 2017

Locação de guindastes XCMG

A locação de guindastes XCMG é uma opção ímpar para quem pretende agregar a obra um equipamento que promove maior produtividade, menor tempo gasto e mais opções de movimentação.

Pode-se encontrar diversos tipos de guindastes para locação hoje em dia. A Transmáquinas, além dos guindastes que você já conhece, também oferece locação de guindastes XCMG. São, especificamente, dois modelos:

 

GUINDASTE XCMG QY25K5

Capacidade Máxima de Carga no Alcance: 25 t num raio de 3m

Lança Total: 38,5 / 46,8 metros com JIB

Comprimento: 12 metros

Largura: 2,5 metros

Altura: 3,38 metros

 

GUINDASTE XCMG QY70K

Capacidade Máxima de Carga no Alcance: 70 t num raio de 3m

Lança Total: 4 Estágios 11,20 – 42,00mts – JIB 15 metros

Comprimento: 13,5 metros

Largura: 2,8 metros

Altura: 3,45 metros

 

GUINDASTE XCMG QY70V

Capacidade Máxima de Carga no Alcance: 70 t num raio de 3m

Lança Total: 4 Estágios 11,20 – 44,00mts – JIB 16 metros

Comprimento: 13,5 metros

Largura: 2,8 metros

Altura: 3,5 metros

 

O Grupo Transmáquinas oferece serviços para todo o Brasil. Além de uma equipe muito bem treinada e experiente, nossos equipamentos estão sempre bem conservados e passam por avaliações mensalmente.

Quer locar um guindaste XCMG? Entre em contato conosco. Somos referência no mercado e graças aos nossos serviços sempre impecáveis estamos em primeiro lugar quando o assunto é içamento ou transporte de cargas. Ligue ou preencha o formulário e em breve responderemos suas dúvidas.

Ver mais

Publicado em 23 de Março de 2017

Locação de guindastes para todo o Brasil

Procurando por uma empresa que faça locação de guindastes para todo o Brasil? Achou a Transmáquinas. Nós oferecemos muito mais do que equipamentos de elevação vertical, nosso objetivo é oferecer um procedimento seguro, rápido e eficaz.

Hoje em dia é possível encontrar os mais variados modelos de guindastes para elevar ou movimentar cargas, mas é preciso saber qual é o ideal para a demanda, essa análise envolve estudo da carga, do terreno, clima, quantidade de pessoas envolvidas, e muitos outros fatores que devem ser minuciosamente estudados.

Nossos guindastes para locação em todo o Brasil estão sempre em perfeitas condições, pois são periodicamente analisados. Além disso, contamos com profissionais responsáveis e experientes no içamento de cargas, totalmente habilitados para realizar tais serviços.

Quer locar um guindaste? Entre em contato conosco. Somos referência no mercado e graças aos nossos serviços sempre impecáveis estamos em primeiro lugar quando o assunto é içamento ou transporte de cargas. Ligue ou preencha o formulário e em breve responderemos suas dúvidas.

Ver mais
+55 34 3814-2719 Ligue e faça uma cotação
Twitter Google + Facebook

Acompanhe-nos

Empresa Transmáquinas

MATRIZ
Rua : Estrada Canavial 100
Cep :38706-316
Patos de Minas -Minas Gerais - Brasil

Email:contato@transmaquinas.com.br
Telefone:+55 (34) 3814-2719


©2013 Grupo Transmáquinas / Política de Privacidade - Padrão de Referência em Guindastes

Desenvolvido por Mazag Marketing Digital