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- Transporte de Cargas

Publicado em 09 de Setembro de 2021

Logística no transporte de cargas super pesadas

O aumento na construção de grandes projetos da engenharia está impulsionando o setor de transporte de cargas super pesadas, com isso, é necessário que a logística de entrega reforce alguns cuidados na hora de carregar os produtos,sem exceder as leis estabelecidas. 

Transporte da carga

Fazer com que a mercadoria chegue ao destino final em um curto período de tempo, pode ser um fator importante no momento do cliente estabelecer a compra, tornando a gestão de transporte na logística essencial para satisfazer as expectativas do consumidor. 

Ao estabelecer o arranjo do trajeto até o destino final, é importante entender todas as exigências solicitadas para a locomoção das cargas fora de padrão, que excede as dimensões de um contêiner, ou de um caminhão ou carreta convencional.

Dimensões e pesos máximos permitidos

Para o Art. 101 do Código de Trânsito Brasileiro – CTB, carga indivisível é aquela que, para fins de transporte, resulta em excessos tanto às dimensões regulamentares dos veículos (largura, comprimento e altura) quanto aos pesos máximos permitidos.

Conhecidos os pesos e dimensões máximas permitidas, o primeiro passo é conhecer o máximo possível sobre a carga a ser transportada: proprietário, natureza, geometria, peso, dimensões, origem e destino.

Com essas informações em mãos é possível pré-dimensionar o veículo, traçar algumas rotas alternativas, identificar os órgãos com jurisdição sobre as vias e rodovias do percurso, levantar a legislação e certificar-se dos requisitos necessários para a realização do transporte, assim como estimar prazos e custos com taxas e tarifas.

Tipo de veículo 

O tipo de veículo escolhido para fazer o transporte dascargas super pesadas também precisa estar dentro dos requisitos impostos pela lei, assim, é possível com que a segurança seja garantida durante o trajeto. 

Nesse sentido, o dimensionamento, especificação, ou escolha do(s) veículo(s) deve levar em conta:

  • Peso e dimensões da carga;

  • Centro de Gravidade da carga;

  • Resistência estrutural da carga

  • Desenho da carga

  • Tipo de veículo;

  • Dimensões (largura, comprimento e altura) da plataforma de carga

  • Tipo de eixo;

  • Distância entre eixos;

  • Tipo e dimensões dos pneus

  • Tipo de suspensão;

  • Pesos permitidos por eixo;

  • Tara do(s) veículo(s);

  • Capacidade técnica do(s) veículo(s);

  • Motorização dos veículos de tração

  • CMT do Caminhão Trator

O planejamento é a melhor saída para prevenção de acidentes ou ocorrências geradas pelo tipo de carga. Desta forma, empresas de engenharia de riscos ou mesmo consultores de prevenção de perdas podem auxiliar no planejamento das viagens, sejam terrestres ou marítimas. 

Desde a escolha do modal correto, responsável não só pela segurança do transporte, mas também pela agilidade da entrega, a logística de transportes sempre deve ser vista como fonte de geração de valor para a empresa, já que está ligada a satisfação do cliente. 

 

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Publicado em 25 de Agosto de 2020

Confira o Regulamento Para Transporte de Carga

O transporte de cargas é um serviço indicado para empresas ou organizações que precisam de um equipamento extremamente seguro e eficiente para fazer a movimentação de determinado produto de uma forma mais rápida e prática.Porém, existem alguns regulamentos que precisam ser respeitados.

Regulamento Para Transporte de Carga

Em 5 de Junho de 2001 foi instituída a lei 10.233 que tinha como objetivo trazer uma reestruturação ao transporte especial que era regulamentado pelo governo federal.

A partir dessa regra, em seu artigo 22 inciso VII, foi determinado que à ANTT é o órgão responsável por normatizar o transporte especial de cargas e produtos tanto em rodovias quanto em ferrovias.

Todo o regulamento feito no Brasil tem como base o que foi emitido e  recomendado pelo Comitê de Peritos em Transporte de Produtos Perigosos nas Nações Unidas.

Esse órgão mundial tem o cuidado de estar atento a tudo o que se passa nessa área, pois de maneira periódica, sempre publica atualizações no Regulamento Modelo que também é chamado de “Orange Book” assim como o Acordo Europeu.

Regras e procedimentos

Como representa risco à saúde das pessoas, a segurança pública e ao meio ambiente, o transporte de produtos perigosos por via pública deve atender as regras e aos procedimentos que estão descritos na resolução 3.665/11 e as alterações da ANTT e, ainda, seguir o que consta na resolução 420/04 do mesmo órgão.

Os dois documentos trazem exigências específicas que se aplicam ao transporte dessa modalidade de produtos e neles são estabelecidos como deve ser não só o produto, como a marcação e rotulagem das embalagens, a sinalização que os veículos usados para o transporte devem ter assim também como toda a documentação necessária.

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Publicado em 13 de Agosto de 2020

Características do Transporte Rodoviário no Brasil

O transporte rodoviário é o mais comum e utilizado no Brasil pelas empresas, isso porque, essa opção oferece  diversas possibilidades de criar rotas flexíveis e viabilidade para diversos tipos de cargas, desde grãos até itens de alto valor, agregado com prazos curtos de entrega e preços competitivos.

CARACTERÍSTICAS

O transporte rodoviário é efetuado em estradas, rodovias e ruas. Casualmente, este modal é responsável pela movimentação de mercadorias, matérias-primas, animais, pessoas e muitos outros. 

Os tipos de transporte utilizados são diversos, como: caminhões, carros e ônibus.

TIPO DE TRANSPORTE

O aspecto essencial para o comércio é uma logística assertiva, dessa forma, os meios de transporte de cargas devem ser escolhidos com cautela pelos comerciantes ou responsáveis pela transportação da mercadoria.  

Para isso, existem inúmeras características determinando o transporte mais adequado para situações específicas, como: o tipo de carga, os custos, as características do trajeto, a agilidade e a segurança. 

Cada especificação se torna relevante durante a escolha do veículo, por exemplo, fatores ambientais, sociais e burocráticos.

Além das facilidades citadas acima, é possível considerar outras vantagens. Mas, também devemos nos atentar para analisar as prováveis desvantagens, comprometendo a eficiência e a obtenção de resultados ainda mais satisfatórios. Abaixo, veremos quais são os pontos fortes e os fracos:

 VANTAGENS

  • Acessibilidade: possibilidade de chegar a diversos lugares, mesmo os mais afastados;

  • Facilidade e Agilidade: para contratar o serviço;

  • Pouca Burocracia: para emitir a documentação necessária;

  • Comparação: em relação a outros modais, o rodoviário é o que mais recebe investimentos do Governo.

 DESVANTAGENS

  • Frete: custo elevado, em decorrência do preço do combustível e do pagamento de pedágios;

  • Carga: capacidade limitada;

  • Risco: de acidentes, furtos e roubos nas estradas, por exemplo.

TRANSPORTE RODOVIÁRIO NO MUNDO

O transporte rodoviário é o mais utilizado em diversos países do mundo. Na Europa é comum o uso combinado de transporte, onde em determinados trechos do percurso os caminhões são transportados sobre vagões de trens.

No entanto, acredito que nem todos saibam os tipos de transporte de cargas existentes e acabam enfrentando algumas dificuldades ao definirem o mais adequado às suas necessidades. 

Como aprimorar conhecimentos é importante, vamos apresentar uma lista dos tipos de transporte utilizados atualmente. Confira:

  • Transporte de Carga Geral; 

  • Transporte de Encomendas; 

  • Transporte de Mudanças; 

  • Transporte de Cargas Perigosas; 

  • Transporte de Cargas Frigoríficas; 

  • Transporte de Grande Porte; 

  • Transporte de Produtos Farmacêuticos; 

  • Transporte de Carga Completa e 

  • Transporte de Cargas Fracionadas.

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Publicado em 03 de Agosto de 2020

Tipos e Funcionalidades do Transporte de Cargas

Quando se fala sobre transporte de máquinas, diversos veículos podem surgir como opção, principalmente hoje em dia. Porém, é possível observar diferenças e vantagens exclusivas de cada um deles, que contribuem para um processo mais ágil e prático.

Tudo sobre o transporte de máquinas

Quem pode solicitar?

O transporte de máquinas é um serviço indicado para empresas ou organizações que precisam de um equipamento extremamente seguro e eficiente para fazer a movimentação de determinada carga de uma forma mais rápida e prática.

O que é preciso?

Em qualquer que seja o tipo de transporte de máquinas, é indispensável desenvolver todo um planejamento estratégico acerca da operação a ser realizada, onde são levados em conta todos os aspectos que a envolvem, como por exemplo, a segurança das vias, a escolta, a sinalização, o horário que deve circular, etc.

Quais são os melhores equipamentos?

Atualmente existem várias formas de se realizar um transporte de máquinas. Para escolher o equipamento mais adequado é ideal que uma análise prévia seja feita sobre as  funcionalidades e diferenças de cada um dos tipos de transporte de carga.

Além disso, o equipamento a ser escolhido pode variar de acordo com o tamanho da máquina a ser transportada e o seu formato. Por isso a importância do plano estratégico que citamos acima, pois é ele que determinará toda a logística do processo.

Os principais tipos de transporte de máquinas

A seguir você confere uma pequena lista com alguns dos principais tipos de transporte de máquinas em rodovias.

Caminhão guindaste articulado

Este veículo é utilizado comumente no transporte de máquinas de grande porte, além de proporcionar mais segurança e precisão durante a movimentação da carga, ele possui uma carroceria que, aliada a uma lança articulada, o torna o único tipo de transporte de cargas que requer distância, peso e altura.

Guindastes

Os guindastes também se encontram na lista dos equipamentos de movimentação mais utilizados no transporte de máquinas. Sua principal característica é a capacidade de fazer a locomoção da carga de uma forma muito precisa e eficiente.

Este veículo é responsável por erguer, movimentar e transportar as máquinas de um local ao outro, sendo mais indicado para as empresas que querem fazer o processo em pouco tempo, mas de maneira segura.

Guindastes articulados

Assim como os guindastes mais comuns, esse equipamento é utilizado para o transporte e movimentação de cargas no geral, mas é indicado principalmente para empresas que desejam um serviço de carregamento e descarregamento em um local de difícil acesso.

 

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Publicado em 15 de Julho de 2020

Transporte de Carga: Saiba a Diferença Entre Multimodal e Intermodal

Como em qualquer segmento, o transporte de carga possui diversas modalidades, tipos de contratos diferentes e processos a serem aprimorados de acordo com necessidade do cliente ou mudança de rumo no qual o país enfrenta.

Com isso, é levantado diversas dúvidas sobre determinados serviços que parecem oferecer o mesmo benefício, porém com nomes diferentes.

E no ramo de transporte não é diferente, muitos se perguntam qual a diferença entre o transporte multimodal e intermodal.

Com a crise que afeta o setor de logística no Brasil nos últimos anos, as empresas desse âmbito focam-se progressivamente em atender seus clientes da melhor forma, a fim de cumprir suas obrigações de prazo de entrega com qualidade, segurança e o menor custo possível para conseguir ampliar seu mercado.

Uma das opções utilizadas para esse objetivo são os transportes multimodais e intermodais, os dois utilizam diversas modalidades de transporte, sejam eles rodoviários, aquaviários ou aéreos durante as operações de transporte.

Qual a diferença entre as duas modalidade?

Como vimos acima as duas modalidades utilizam mais de 2 modais na operação de transporte de bens, porém o transporte multimodal é todo elaborado e emitido pelo OTM (Operador de Transporte Multimodal), onde o mesmo assume total responsabilidade pela carga do começo ao fim do trajeto, mesmo na troca de modais, ou seja, esse agente organiza e acompanha de perto toda a operação conforme contrato firmado com o cliente.

É aqui que entra a diferença entre transporte intermodal, nesta modalidade em cada mudança de modal no trajeto, um contrato diferente entra em vigor para acompanhar a mercadoria, porém o modo de tração e a acomodação continuam da mesma forma.

O transporte multimodal pode ser mais vantajoso

Optar pelo transporte multimodal pode ser mais vantajoso por conta da burocracia ser menor e a sua preocupação com a carga ser mínima, vale lembrar que o OTM tem habilitação e registro prévio da ANTT

Essa operação requer também o registro do CTMC (Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas), documento válido não apenas como contrato, mas como documento fiscal do transporte.

As duas modalidades surgiram por conta de uma carência grande do mercado, pois as rotas pelo Brasil apresentam diversas dificuldades como malha ferroviária limitada, estradas com trânsito intenso e portos pequenos.

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Publicado em 16 de Junho de 2020

Desafios do transporte de cargas especiais

Precisa e irredutível. Assim é classificada a legislação que regula os transportes de cargas especiais, pois nela está descrito o tamanho e a capacidade da carga permitida para ser levada por caminhões e carretas.

Algumas cargas especiais são denominadas como “indivisíveis”, porém até mesmo os itens classificados como impossíveis de passarem por divisão devem seguir os limites claros tanto de dimensão, quanto peso e circulação, pois não é nada fácil realizar o transporte de carga especial nas estradas brasileiras

Infraestrutura

No segmento de infraestrutura, as cargas especiais aparecem com frequência, pois elas são usadas em obras classificadas como monumentais e precisam chegar até onde a construção está sendo feita.

Por esse motivo, é que essa regulamentação foi criada, pois a partir dela, as empresas de transportes de cargas especiais ganharam flexibilidade. 

Limites dos caminhões

Apesar disso, foi instituída uma norma que determina oslimites dos caminhões que transportam essas cargas. Eles devem ter largura de 4,5 metros, altura de 5,5 metros e comprimento de 25 metros.

O peso bruto total máximo é variado, pois é levado em consideração a estrada pela qual o veículo irá percorrer. Em rodovias estaduais, o peso não pode ultrapassar 45 toneladas, já não federais pode chegar até 70 toneladas.

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Publicado em 02 de Junho de 2020

5 Cuidados Essenciais a Serem Tomados no Transporte de Carga

As estradas brasileiras são um dos principais inimigos do transporte de cargas pesadas. Sua baixa qualidade não vai de encontro com as necessidades logísticas demandadas por um país com dimensões continentais.  

Segundo dados da Confederação Nacional do Transporte (CNT), o Brasil possui uma malha ferroviária de  1,7 milhão de quilômetros, mas só 210 mil deles são pavimentados. 

Tais dados mostram que as dificuldades enfrentadas pela logística não podem ser resolvidas apenas com a tecnologia. Por isso é sempre importante que a transportadora contratada garanta segurança durante o transporte dos materiais.

Existem alguns fatores importantes que influenciam esse tipo de serviço.

Logística

O transporte de cargas pesadas pode envolver diversos fatores. Por isso, fazer com que a carga chegue ao seu destino final pode ser um grande desafio. 

Sendo assim, em muitos casos o planejamento precisa ser iniciado antes mesmo da fabricação da carga. Por isso, é necessário conhecer a fundo as rodovias e trajetos pelos quais a bagagem vai precisar percorrer. 

Para isso ser possível, é importante que a empresa possua uma equipe que se desloque até o destino final da carga, identificando possíveis empecilhos, mapeando rotas alternativas e suportes necessários.

Transporte

A preocupação com o transporte da carga em um todo é essencial para realizar um excelente trabalho. Sendo assim diversas coisas devem ser levadas em consideração, como: acomodação, regularidade da carga e outros. 

O produto deve ser fixado ao caminhão cuidadosamente para que nenhum dano seja causado, além disso,  o peso deve ser bem distribuído entre os eixos do veículo. 

Segurança

As medidas preventivas sempre são muito importantes no momento de transportar a carga, já que o cliente deseja que sua mercadoria chegue com a mesma qualidade ao destino final. 

Dentre as causas de falhas na segurança no transporte estão: falta de capacitação ou treinamento do motorista, infraestrutura precária das rodovias brasileiras, longas jornadas de trabalho, falha ou falta de roteirização do percurso, excesso de peso da carga, entre outros.

Prestação de serviço com excelência

Realizar uma inspeção da carga no estilo check list pode ajudar a conquistar a confiança do cliente e até mesmo ter um controle maior sobre a realização do serviço. 

Gerenciamento de riscos

Com o aumento da criminalidade é sempre importante se prevenir para não ter prejuízos na estrada. Por isso, investir em um gerenciamento de riscos pode ser uma boa alternativa para evitar problemas maiores, já que 60% do transporte de cargas brasileiro está concentrado no modal rodoviário. 

 

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Publicado em 18 de Maio de 2020

Transporte Multimodal de Cargas no Brasil

O transporte multimodal de cargas no Brasil, é a união de vários tipos de transportes, ou seja, é necessário mais de um tipo de veículo para que a mercadoria chegue ao seu destino final, tornando, dessa forma, operações mais rápida.

Essa operação é feita sob a responsabilidade de apenas um OTM (operador de transporte multimodal), além disso, o transporte multimodal de cargas compreende também os serviços de coleta, movimentação, armazenagem e entrega, sendo assim, todas as etapas que envolvem a execução completa do serviço.

Vantagens do Transporte Multimodal

Além de reduzir custos, o processo reduz também o impacto ambiental causado pelos deslocamentos. Para um transporte ser considerado como multimodal, é preciso que:

  • Seja executado por dois modos de transporte no mínimo;

  • Tenha um único responsável perante o dono da carga (OTM - Operador de Transporte Multimodal);

  • Seja feito apenas um contrato de transporte entre o transportador e o dono da mercadoria;

  • Exista um conhecimento único (Multimodal Bill of Lading), válido para todo o percurso;

  • Sejam utilizadas cargas unitizadas indivisíveis;

  • Sejam feitas inspeções fiscais apenas na origem e no destino;

Diferenças entre a Multimodalidade e a Intermodalidade

As duas operações utilizam mais de um tipo de modal para transportar a carga, porém é possível encontrar algumas diferenças entre elas. 

Geralmente elas podem ser encontradas na emissão de documentos, já que a intermodalidade exige a emissão individual de documento de transporte para cada modal e a multimodalidade emite apenas um documento de transporte, que cobre o trajeto total da carga.

Este documento é emitido pelo OTM, que também toma para si a responsabilidade total pela carga sob sua custódia.

 

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Publicado em 15 de Maio de 2020

Pneu Remold ou Recapado Para Caminhões? Entenda as Principais Diferenças

Devido ao excelente custo benefício, os pneus remold e recapados para caminhões têm ganhado cada vez mais espaço no mercado.

Além de custar até metade do valor do pneu novo, esses produtos contribuem também com o meio ambiente devido ao aproveitamento de recursos.

Porém, para ter uma boa experiência com a utilização deles, é preciso primeiramente conhecer bem a diferença entre os dois tipos, além de saber como escolher bons produtos.

Nesse artigo você verá quais são as principais diferenças entre o pneu remold e recapado para caminhões.

Pneu remold para caminhões

Os pneus remold e recapado são opções reformadas, mas o primeiro sofre mais transformações, passando por uma reestruturação total.

Apesar de haver o aproveitamento de grande parte do material, há a substituição completa das bandas de rodagem, laterais e superfícies.

Devido ao fato de o pneu remold ser praticamente fabricado novamente, isso faz dele uma alternativa bastante confiável e resistente.

Por outro lado, todas as modificações sofridas fazem com que as suas informações originais de fabricação sejam totalmente perdidas, inclusive a marca e data de produção.

Geralmente esse tipo de produto custa em torno de metade de um pneu novo, mas em compensação a sua durabilidade é de 15 a 30% inferior. Isso deve ser levado em consideração na hora de fazer a escolha.

Pneu recapado

O pneu recapado é de uso exclusivo para veículos de carga, assim como caminhões. Nesse caso, apesar de a banda de rodagem ser substituída, o ombro da carcaça é mantido o mesmo.

Para fazer a construção desse tipo de pneu são usados processos tanto à frio como à quente, e é preciso levar os tipos de produção em consideração.

Quando a recapagem é realizada à quente, a banda de rodagem é aplicada usando-se camelback com posterior aquecimento até cerca de 150ºC.

Por outro lado quando o processo é feito à frio a banda de rodagem utilizada é pré-moldada e posteriormente aplicada na carcaça.

Qualidade dos pneus reformados

Tanto o pneu remold quanto o recapado para caminhões são confiáveis e podem ser vantajosos devido ao custo benefício.

No entanto, é necessário escolher um bom serviço, que tenha registo e certificado no INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), para garantir a qualidade do produto.

Além disso, após a reforma o pneu deve receber o Selo de Identificação de Conformidade, que é a garantia de que o produto foi fabricado respeitando as normas vigentes.

O pneu é certificado somente depois de passar por testes de qualidade, que garantem a segurança dele.

Além do mais, para que o pneu receba a certificação é necessário informar os processos pelos quais ele passou, o que eleva ainda mais a segurança e confiabilidade.

Tenha atenção com o pneu remold ou recapado para caminhões

Ao escolher um pneu remold ou recapado para caminhões é necessário ter alguns cuidados para evitar problemas com a segurança do produto.

Primeiramente deve-se considerar a grande importância que os pneus têm nos veículos, afetando tanto o desempenho quanto a dirigibilidade. Por isso usar um pneu ruim pode comprometer a segurança dos passageiros e das cargas.

Sendo assim a questão de maior importância é a proveniência do pneu, que deve ser produzido por uma empresa confiável, que seja autorizada à isso e tenha a devida certificação do INMETRO.

Além disso é de grande importância que o modelo escolhido seja adequado para a roda do veículo. Confirme todas as informações no manual de instruções.

Mas além das preocupações diretamente com a qualidade e modelo do pneu, é preciso ter cuidado com a boa conservação deles.

Dessa forma é preciso inclusive ter cuidados com a forma de dirigir o veículo, com as peças automotivas, evitando o desgaste precoce dos pneus.

Por fim, a calibração correta, é essencial tanto para garantir a segurança quanto para colaborar com a economia de combustível.

Quando substituir os pneus?

Como já foi dito anteriormente, apesar do menor custo, os pneus remold e recapado possuem menor durabilidade, sendo essa de 15 a 30% menor com relação ao produto original.

Para garantir a segurança e boa dirigibilidade do veículo é preciso substituir os pneus com frequência.

Com relação a isso não existe um período específico, pois vai depender tanto da quilometragem percorrida quanto de outros fatores como tipo de terreno, peso, e forma de dirigir.

De acordo com as leis do Brasil, os pneus devem ser substituídos antes que atinjam 1.6mm de desgaste e, o descumprimento da norma pode levar a multas.

Mas usar os pneus em bom estado de conservação é uma questão sobretudo de segurança, pois isso é essencial para garantir a estabilidade do veículo.

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Publicado em 05 de Maio de 2020

Transporte de Carga Sustentável: Como Reduzir a Emissão de Carbono

O transporte de carga no Brasil é um dos principais emissores de carbono na atmosfera, por isso, muito se fala à respeito da sustentabilidade, que envolve não só esse setor, mas todos os outros que acabam causando danos à natureza, totalizando 100% da indústria e especialmente a economia.

No entanto, a modificação desse cenário já vem sendo estudada há algum tempo, com testes de ferramentas e estratégias que contribuam na movimentação da economia brasileira e, ao mesmo tempo preservem a natureza, a qual garante o bem- estar humano. 

Veja como é possível o transporte de cargas brasileiro diminuir a emissão de gases na atmosfera.

Danos causados pelo excesso de carbono

O carbono emitido pelos caminhões de carga não agridem apenas o meio ambiente, mas também a saúde humana. Nos grandes centros urbanos, o diesel, combustível utilizado nos veículos de transporte, é o grande responsável pela poluição.

Os principais gases poluentes são os óxidos de carbono (CO e CO2), Óxidos Sulfúricos (SOx), hidrocarbonetos aromáticos (HA) e óxidos de nitrogênio (NOx).

Opções de combustível 

Vendo que o diesel é o combustível que mais polui, uma das soluções para diminuir esse impacto é recorrer à outra opção, como o álcool, por exemplo, que é o combustível que menos polui o meio ambiente, ou a gasolina, que fica entre os dois combustíveis citados anteriormente. 

Muitas empresas de transporte apresentam resistência à essa mudança por conta do aumento de gastos. 

Veículos elétricos

Os veículos elétricos ainda não alcançaram a categoria dos caminhões, mas estão sendo usados em grandes cidades do mundo como opção de transporte de carga. Como não consomem combustível, a emissão de gases é nula, gerando vantagem não só para o meio ambiente, mas também economia para as transportadoras.

Rotas bem traçadas

Outra estratégia para contribuir com a natureza é fazer uso da logística. Traçar rotas estratégicas, que ligam o destino inicial com o final por uma distância menor acaba gerando economia de combustível e, consequentemente, a queima dele também. 

Além desses benefícios, o cliente também fica satisfeito em ter sua encomenda dentro dos prazos. 

Caminhões sem carga

Um caminhão que viaja sem carga também gera desvantagem para as duas partes, natureza e empresa. Por isso, é necessário desenvolver estratégias para que isso não aconteça. Evitar um trajeto sem carga pode reduzir a emissão de carbono gerado pelos caminhões em até 15,5 milhões de toneladas anuais. 

Com a ajuda de softwares esse impacto pode ser amenizado.

 

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