Site em Português English Site

My Cart (0)

>> >>

Blog 

Publicado em 16 de Setembro de 2019

Tendências de Logística para 2020

A logística no Brasil é algo essencial para diversos segmentos responsáveis por contribuir com a economia do país, por isso essa cadeia é tão complexa e extensa. Sendo assim, é de tamanha importância que as empresas que oferecem esse tipo de trabalho sempre estejam atualizadas nas tendências. 

Além disso, os clientes andam cada vez mais exigentes e a competitividade nesse segmento é imensa, possibilitando que qualquer deslize interfira na relação contratual com o usuário de seus serviços. Por isso, a oferta de benefícios operacionais podem ser importantes para seu negócio. 

Confira algumas tendências de logística que podem ser implantadas em 2020 na logística brasileira. 

Entrega por Drones

Já em fase de testes, a entrega via drones é uma tendência forte para o futuro, apesar de algumas empresas já utilizarem  principalmente na entrega de alimentos e documentos, a tecnologia anda trabalhando para que o equipamento consiga transportar objetos maiores. 

Rastreamento de radiofrequência

Embora esse recurso já seja bastante utilizado, a tendência é que sua demanda cresça ainda mais. Isso porque o sistema funciona por sinal de rádio, característica que garante o rastreamento do veículo e mercadoria mesmo em lugares fechados. 

Além disso, esse tipo de sinal dificilmente são atingidos pelos inibidores de sinal, sendo assim, é possível que o gerente de frota tenha um total controle da entrega. 

IoT

Esse termo significa Internet das Coisas, que ao contrário da internet que estamos acostumados, a qual tende a conectar as pessoas, a IoT opera apenas entre dispositivos. 

A conexão de dispositivos à máquinas é possível que informações sejam trocadas e facilitem o controle de entregas e a gestão da logística. 

Portos inteligentes

Essa inteligência já é aplicado em roterdã, na Holanda, há 25 anos. Ela consiste na utilização de guindastes para operar os containers vindos de navio até os pontos de conexão de modais. Assim é possível contribuir para a mão de obra dos trabalhadores e descongestionar esses pátios, otimizando o processo. 

A utilização desse tipo de logística é uma forte tendência a ser aplicada nos próximos anos, com a intenção de aumentar a produtividade, eficiência e segurança nesses pontos de descarga. 

Logística compartilhada

No Brasil essa prática ainda não é muito aplicada, mas tem chances de ser uma forte tendência a ser adotada pelas empresas nos próximos anos. A idéia se baseia em reunir empresas que possuem os mesmos interesses e querem compartilhar os serviços. 

A parceria pode ser realizada pela divisão de armazéns, transportes e etc. Essa ação pode ser responsável pelo aumento da eficiência e redução de custos, basta ter um bom planejamento. 

Sustentabilidade

Uma nova regulamentação da Organização Marítima Internacional (IMO) passa a entrar em vigência a partir do ano de 2020, com isso a emissão de combustíveis passam a ter um limite de 0,5% de teor de enxofre, a fim de diminuir os impactos ambientais. 

A nova regra afetará os setores de combustível e transporte marítimo, refletindo diretamente na área de logística, que  precisarão repensar nas melhores formas de transporte para cada segmento.

Comentários

+55 34 3814-2719 Ligue e faça uma cotação
Twitter Google + Facebook

Acompanhe-nos

Empresa Transmáquinas

MATRIZ
Rua : Estrada Canavial 100
Cep :38706-316
Patos de Minas -Minas Gerais - Brasil

Email:contato@transmaquinas.com.br
Telefone:+55 (34) 3814-2719


©2013 Grupo Transmáquinas / Política de Privacidade - Padrão de Referência em Guindastes

Desenvolvido por Mazag Marketing Digital