Site em Português English Site

My Cart (0)

>> >>

Blog 

Publicado em 10 de Junho de 2019

Içamento de Cargas: Como Elaborar Este Procedimento

Um ponto muito importante quando o assunto é içamento de cargas é a elaboração do procedimento, uma vez que este processo é um tanto quanto delicado, e perigoso, fazendo necessário o uso de muita cautela e colaboração de profissionais altamente experientes e qualificados.

O processo de elaboração ideal é escrever um procedimento mais generalizado para as cargas suspensas e um procedimento mais detalhado para cada um dos tipos de içamento de cargas que existem, como por exemplo, guindaste, ponte rolante, munck, etc.

Se você precisa fazer isso e não sabe por onde começar, não se preocupe, nós da Transmáquinas elaboramos um procedimento de içamento de cargas para que você use como inspiração, lembrando que você deve fazer um exclusivo para a sua empresa de acordo com suas condições e processos.

Elaborando um procedimento de içamento de carga

No procedimento que você verá a seguir, nós separamos tudo por etapas para melhor entendimento. Confira.

1 - Epi´s

Nada melhor do que começar pensando no principal: a segurançados colaboradores envolvidos no processo de içamento de cargas, então, antes de mais nada, detalhe no procedimento quais serão todos os equipamentos de proteção individual a serem utilizados de forma obrigatória para tal atividade. Não se esqueça de separar um local para relacionar todos os EPI´s específicos também, além de também descrever a função de cada um deles.

2 - Materiais e equipamentos

Nesta etapa você deverá descrever todos os materiais ou equipamentos que serão necessários para a realização da atividade. Por exemplo:

Equipamentos: cordas, levantador magnético, cintas, correntes, anilhas, etc.

Materiais: cones, barreiras, fitas zebradas, telas de proteção, etc.

3 - Descrição

É preciso descrever corretamente quais e como serão todas as atividades envolvidas no processo de içamento de cargas, por isso, para efetuar tal tarefa é preciso fazer uma reunião pré-trabalho com todos os que participarão de tal processo, desde os executantes até os supervisores, gestores, etc.

4 - Operação

Nesta etapa descreve-se detalhadamente todas as fases da operação, desde os fatores de riscos e riscos, até as consequências e quais serão as medidas de controle tomadas para cada um deles.

5 - Meio ambiente

Também é necessário ver todo o dano que este processo fará ao meio ambiente, por isso é preciso fazer a medição da fumaça preta que os veículos emitem antes que eles comecem suas atividades.

6 - Expectativas

Descreva quais são os resultados esperados do processo de içamento e transporte de cargas.

7 - Itens para correção

Na sétima e última fase, você descreverá quais são os itens para corrigir imediatamente caso haja alguma falha ou imprevisto, detalhando o que é a falha, a sua causa e a solução para o problema.

Comentários

+55 34 3814-2719 Ligue e faça uma cotação
Twitter Google + Facebook

Acompanhe-nos

Empresa Transmáquinas

MATRIZ
Rua : Estrada Canavial 100
Cep :38706-316
Patos de Minas -Minas Gerais - Brasil

Email:contato@transmaquinas.com.br
Telefone:+55 (34) 3814-2719


©2013 Grupo Transmáquinas / Política de Privacidade - Padrão de Referência em Guindastes

Desenvolvido por Mazag Marketing Digital