Site em Português English Site

My Cart (0)

>> >>

Blog 

Publicado em 16 de Maio de 2019

Tipos de Eixos Para Caminhões

Da mesma forma como existem tipos diferentes de caminhões de acordo com a necessidade da carga ou mesmo, do trajeto a ser realizado, é necessário conhecer e utilizar o tipo correto de eixo para caminhões.

Caso não tenha muito conhecimento ou mesmo, deseje tirar dúvidas sobre os tipos de eixos para caminhões, pode conversar com a equipe de uma oficina auto center ou ainda, conferir esse artigo na íntegra, para sanar dúvidas a respeito desse assunto!

O que são os eixos para caminhões

O eixo do caminhão é um componente de grande importância, especialmente pelo fato de que é a partir do eixo que se determina a quantidade de transporte e ainda, qual o modelo do caminhão.

Conhecido como eixo, é através desse item que serão instaladas as rodas, proporcionando a conexão correta entre um lado e outro do caminhão.

Eixos simples, duplos ou triplos são necessários para indicar qual a capacidade de carga do caminhão, que poderá chegar às 30 toneladas de carga.

Conheça os principais tipos de eixos para caminhões

Eixo simples

O eixo simples é indicado para os modelos de caminhões que conseguem realizar o transporte de cargas simples e leves.

Uma vez que até mesmo o modelo de caminhão é também mais leve do que os outros, possui maior liberdade e facilidade de circulação mesmo nos ambientes urbanos.

Com um eixo como esse pode ser indicado para o transporte de mudanças de residência e também, entregas de comércio.

No caso do eixo duplo possui um pneu em cada ponta, conseguindo suportar assim até 6 toneladas, sendo possível contar com a rodagem simples e a rodagem dupla.

A rodagem simples possui um pneu na ponta de cada eixo, já a rodagem dupla possui dois pneus em cada ponta e assim, consegue aguentar o total de 10 toneladas.

Eixo duplo

Temos ainda o modelo de caminhão com o eixo duplo, que dentro da sua categoria possuem ainda outras especificações em seus modelos.

No caso do eixo tandem que possuem rodas duplas sendo composto por dois eixos de forma que consegue comportar 2 rodas em cada extremidade ou ainda, com a opção de 3 eixos e 2 rodas em cada extremidade contabilizando assim 12 pneus ao todo.

Nessa opção, os eixos podem ser identificados com um maior distanciamento de forma que apresenta cerca de 2m de distância entre os eixos.

Eixos triplos

O eixo triplo pode ser composto de três rodagens duplas, com cerca de 12 pneus para cada caminhão.

Com o aumento dos eixos aumentam também a capacidade de carga para a movimentação dos veículos, dessa forma é possível carregar até 30 toneladas.

Cada modelo de caminhão uma necessidade, e um eixo específico

Previsto inclusive na legislação brasileira, existe uma combinação adequada entre o tipo de eixo e a rodagem, para indicar assim qual o melhor modelo de caminhão para determinada carga, levando em consideração inclusive, o peso da carga que poderá ser transportado.

Além da legislação é preciso seguir também a DNIT e ANTT, para que as cargas estejam distribuídas da forma correta de acordo com o peso que o caminhão pode transportar afinal, quanto menor for o eixo e também a rodagem do caminhão, menor deverá ser a capacidade que será distribuída por eixo.

É necessário também avaliar quais são as suspensões do caminhão que podem ser direcional, tandem e não tandem, especial e ainda a pneumática.

Para cada informação apresentada acima é necessário que seja devidamente identificada e seguida, para proporcionar uma viagem tranquila para o caminhoneiro e ainda, o transporte adequado para a carga.

Comentários

+55 34 3814-2719 Ligue e faça uma cotação
Twitter Google + Facebook

Acompanhe-nos

Empresa Transmáquinas

MATRIZ
Rua : Estrada Canavial 100
Cep :38706-316
Patos de Minas -Minas Gerais - Brasil

Email:contato@transmaquinas.com.br
Telefone:+55 (34) 3814-2719


©2013 Grupo Transmáquinas / Política de Privacidade - Padrão de Referência em Guindastes

Desenvolvido por Mazag Marketing Digital