Site em Português English Site

My Cart (0)

>> >>

Blog 

Publicado em 13 de Maio de 2019

Içamento de Cargas: 10 Regras Básicas Para Ter Mais Segurança

O içamento de cargas é uma atividade extremamente comum, que acontece todos os dias, ainda mais quando se trata de obras em construção civil ou linhas de montagem em grandes indústrias.

Içamento de cargas

Certamente ao passar por uma obra você já observou que existem guindastes, gruas e diversos equipamentos que fazem elevação de cargas.

Tais equipamentos são de suma importância para oferecer maior rapidez e eficácia no processo, porém oferecem inúmeros riscos, dentre eles, o tombamento, as quedas de cargas, etc.

Sendo assim, realizar tal processo com segurança é ideal para garantir o bem-estar dos trabalhadores envolvidos e solidificar a imagem de uma empresa muito competente.

Por isso, hoje daremos dicas com 10 regras básicas para ter um içamento de cargas com segurança.

Dicas de Segurança para Içamento de Cargas

Oferecer um processo de içamento de cargas ou movimentação de cargas com segurança é ideal para garantir maior eficácia em seus projetos.

1) Equipamentos

Manter os equipamentos em dia é a principal maneira de garantir mais segurança no processo de içamento de cargas. Por isso fique de olho na manutenção dos mesmos, faça manutenções preditivas e preventivas, além de garantir o seu perfeito estado de conservação.

2) Local

Não adianta ter os melhores equipamentos e colocá-los para trabalhar em um local onde há desnível do solo, buracos, etc., sendo assim, faça análises que comprovem que o local onde equipamento irá trabalhar possui estabilidade comprovada.

3) Informações

Nesse processo toda informação é importante. Portanto garanta que você tenha todas as informações a respeito de peso, dimensões, centro de gravidade, capacidade máxima e mínima, etc.

4) Operadores

Os colaboradores que irão operar tais equipamentos devem ser treinados, possuir habilitações e certificações para tal serviço. Portanto certifique-se de que você tem o melhor pessoal em sua equipe.

5) Área

A área por onde a carga será erguida deverá ser corretamente isolada. Lembrando que a carga nunca deve passar acima de outras pessoas.

6) Rede elétrica

É ideal desenergizar ou bloquear todas as redes elétricas que estejam próximas a área onde as cargas serão içadas, assim graves acidentes podem ser evitados.

7) EPI’s

Além de manter as pessoas afastadas da área de içamento, todos os operadores envolvidos na obra devem usar os equipamentos de proteção individual corretamente.

8) Acessórios

Cada carga possui uma especificação de acessórios que deverá utilizar, por isso, inspecione todos os acessórios e verifique se eles estão de acordo com tipo de carga que será içada.

9) Plano de Rigging

Nós já falamos aqui do quão importante é o plano de rigging, então garanta que todos os envolvidos no içamento de cargas estejam cientes de todo o plano e seu passo a passo.

10) Clima

O mau tempo pode ocasionar graves acidentes, então não realize o içamento de cargas se houver ventos fortes ou chuva. A segurança dos operadores é mais importante do que qualquer outra coisa.

Comentários

+55 34 3814-2719 Ligue e faça uma cotação
Twitter Google + Facebook

Acompanhe-nos

Empresa Transmáquinas

MATRIZ
Rua : Estrada Canavial 100
Cep :38706-316
Patos de Minas -Minas Gerais - Brasil

Email:contato@transmaquinas.com.br
Telefone:+55 (34) 3814-2719


©2013 Grupo Transmáquinas / Política de Privacidade - Padrão de Referência em Guindastes

Desenvolvido por Mazag Marketing Digital