Site em Português English Site

My Cart (0)

>> >>

Blog 

Publicado em 22 de Abril de 2019

Montagens de Torres Eólicas: Como são feitas?

As usinas eólicas são formadas por uma série de torres com aerogeradores, cabos subterrâneos, postos de transformação, central de comando e uma subestação, sem falar nos equipamentos complementares. Por mais que as torres metálicas sejam bastante utilizadas no Brasil, as torres de contrato são as que oferecem maior potencial de geração de energia. Mas a questão de hoje é: você sabe como são feitas as montagens de torres eólicas?

Se a sua resposta for não, não se preocupe. No nosso post de hoje nós trouxemos os principais pontos do processo de montagem de torres eólicas no Brasil. Continue acompanhando!

Torres Eólicas

Para começar, as torres eólicas podem chegar até 100m de altura, então já dá para ter uma noção do trabalhão que deve ser transportá-las até o local e colocá-las em pé, certo?

Um dos fatores mais importantes quando o assunto é construção de um parque eólico trata-se do acesso à área, afinal, a torre será transportada do seu local de fabricação até o local de instalação, sendo assim, as estradas por onde ela irá passar devem ser largas o suficiente para o transporte de todos os equipamentos da operação.

Se não houver vias dentro dos requisitos necessários para a construção do parque eólico, elas serão construídas lá mesmo. Usualmente, as fábricas que fazem peças para montagem de torres eólicas são construídas o mais perto possível do parque eólico, reduzindo assim os custos de logísticas e as dores de cabeça.

Etapas para montagem de torres eólicas

Projeto

Para quem nao sabe, nas torres eólicas o vento faz girar uma hélice que é conectada ao aero gerador, produzindo eletricidade. Quando existem várias torres eólicas ligadas a uma central de envio de energia, tal local recebe o nome de parque eólico. Para tal processo é preciso contratar pesquisadores, engenheiros das mais diversas áreas, dentre outros profissionais.

Nesse sentido, a primeira etapa é o projeto, onde é definido a área de instalação e do potencial eólico no local escolhido. Após feita tal escolha, a velocidade dos ventos é medida por cerca de um ano, tempo necessário para estabelecer a velocidade média anual e quanta energia poderá gerar.

Além disso, as condições topográficas e a vegetação também são avaliados nessa fase.

Instalação

Após a fase do projeto terminada e tudo devidamente aprovado, a empresa responsável começa a instalação dos equipamentos que são necessários para o funcionamento do parque eólico.

Antes de dar início a instalação dos aerogeradores, é preciso fazer terraplanagem do terreno, deixando-o devidamente nivelado e pavimentado.

A etapa seguinte é o estaqueamento, que trata da colocação das estacas que serão bases dos aerogeradores, ligando-os ao solo. Feito isso, dá-se início a fase de concretagem, onde as ferragens são montadas, as conexões elétricas e civis são ligadas e por último é feito a concretagem da base. Após isso, pode-se começar a montagem de torres eólicas.

Comentários

+55 34 3814-2719 Ligue e faça uma cotação
Twitter Google + Facebook

Acompanhe-nos

Empresa Transmáquinas

MATRIZ
Rua : Estrada Canavial 100
Cep :38706-316
Patos de Minas -Minas Gerais - Brasil

Email:contato@transmaquinas.com.br
Telefone:+55 (34) 3814-2719


©2013 Grupo Transmáquinas / Política de Privacidade - Padrão de Referência em Guindastes

Desenvolvido por Mazag Marketing Digital