Site em Português English Site

My Cart (0)

>> >>

Blog 

Publicado em 28 de Janeiro de 2019

O que você precisa saber sobre o Plano de Rigging

A norma regulamentadora do Ministério do Trabalho, NR12 possui em seu anexo a definição e condições do Plano de Rigging.

 

Se você não o conhece, saiba que este plano trata-se de um planejamento detalhado e formalizado de um processo de movimentação de carga com guindastes, tendo como objetivo principal a redução de falhas no transporte de cargas, uma vez que com ele é possível estudar a carga que será içada, os guindastes e acessórios mais adequados para a tarefa, além de analisar também o piso em que o equipamento ficará, o vento, possíveis interferências, etc.

 

Importância

 

Somente através do plano de rigging é possível fazer um içamento ou movimentação de cargas de uma forma eficiente e totalmente segura, além de otimizar o tempo, os recursos aplicados e diminuir custos.

 

Obrigatoriedade

 

Segundo a NR12 o planejamento de operações que envolvam riscos de acidentes de trabalhos em máquinas e equipamentos é obrigatório. Além de fazer tudo em conformidade com os procedimentos de trabalho e segurança, a norma também pede que o processo seja acompanhado/supervisionado por um profissional habilitado e devidamente qualificado.

 

Tal obrigatoriedade pode ser vista em empresas que contratam profissionais da área para desenvolverem seus devidos planos de içamento crítico ou normal, visto que em ambos os casos é extremamente necessário pormenorizar todas as etapas, de forma que as possibilidades de erros sejam reduzidas consideravelmente.

 

Confira o que é estudado no Plano de Rigging:

 

  • Tipos de guindastes;

  • Componentes do guindaste;

  • Definições e normas;

  • Ergonomia e riscos;

  • Peso e centro de gravidade;

  • Planejamento do apoio do guindaste;

  • Planejamento próximo à rede elétrica;

  • Prevenção de acidentes e primeiros socorros;

  • Tipos e características do cabo de aço.

 

De um modo geral, no Plano de Rigging é possível calcular corretamente o peso das peças ou materiais que serão transportados, de forma que o melhor equipamento e processo de operação possa ser escolhido.

 

Quer saber mais sobre esse tipo de serviço? Continue acompanhando o nosso blog semanalmente e fique por dentro das principais notícias relacionada ao mundo de transportes e movimentação de cargas.

Comentários

+55 34 3814-2719 Ligue e faça uma cotação
Twitter Google + Facebook

Acompanhe-nos

Empresa Transmáquinas

MATRIZ
Rua : Estrada Canavial 100
Cep :38706-316
Patos de Minas -Minas Gerais - Brasil

Email:contato@transmaquinas.com.br
Telefone:+55 (34) 3814-2719


©2013 Grupo Transmáquinas / Política de Privacidade - Padrão de Referência em Guindastes

Desenvolvido por Mazag Marketing Digital