Site em Português English Site

My Cart (0)

>> >>

Blog 

Publicado em 04 de Setembro de 2018

Qual a finalidade do Plano de Rigging?

No post de hoje, iremos novamente abordar um assunto corriqueiro na frente de obra e importantíssimo, o Plano de Rigging. Esse é o nome do processo de planejamento para atividades de içamento de cargas, uma atividade frequente e perigosa, por isso, todo cuidado é pouco e a atenção deve ser redobrada durante a elaboração deste documento.

A finalidade deste plano de rigging nada mais é do que planejar as atividades a serem executadas, garantindo total segurança durante a movimentação e içamento de qualquer tipo de carga. Por meio de cálculos, análises e pesquisas de campo, a fim de definir qual o tipo de guindaste e equipamento à ser utilizado de forma segura na operação e principalmente sem acidentes.

IMPORTÂNCIA

É extremamente crucial salientar que o plano de rigging está em vigor por uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho – NR 12 – anexo (XII), que trata do planejamento detalhado e formalizado das movimentações de cargas quando houver a necessidade de utilizar guindastes.

Outra informação importante é que esse plano também está regulamentado em outra norma, Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – NR 18 – determinando qualquer tipo de operação ou implantação de equipamentos e máquinas guindaste, com o objetivo de guindar.

Em meio a outras palavras, o plano de cargas trabalha com o foco na prevenção de acidentes aos envolvidos na operação e quem se encontra no raio de operação, podendo ser originado pela movimentação das diferentes cargas transportadas pelos guindastes.

Sendo assim, a importância do plano é facilmente de ser compreendida. Planejar é obrigatório, isso já sabemos, e segundo a NR, é indispensável que seja feito sob o acompanhamento de um profissional capacitado e autorizado para desenvolver e executá-los.

OBRIGATORIEDADE?

A obrigatoriedade do planejamento de operações é clara pela legislação. Mas, conforme item 4.7 da NR-12, não existe obrigatoriedade para operações que não sejam para içamento de pessoas.

 

 

Comentários

+55 34 3814-2719 Ligue e faça uma cotação
Twitter Google + Facebook

Acompanhe-nos

Empresa Transmáquinas

MATRIZ
Rua : Estrada Canavial 100
Cep :38706-316
Patos de Minas -Minas Gerais - Brasil

Email:contato@transmaquinas.com.br
Telefone:+55 (34) 3814-2719


©2013 Grupo Transmáquinas / Política de Privacidade - Padrão de Referência em Guindastes

Desenvolvido por Mazag Marketing Digital