Site em Português English Site

My Cart (0)

>> >>

Blog 

Publicado em 21 de Agosto de 2018

Operação de Guindastes: 5 Itens de Segurança

Alta capacidade para transportar cargas pesadas, robustos e cada vez mais modernos e versáteis, os guindastes são utilizados para içamento e movimentação de insumos ou peças pré-fabricadas, em alturas e distância elevadas. No entanto, operar esses equipamentos de forma prudente não são tão simples quanto parece ser. Hoje, vamos conhecer cinco itens de segurança para uma operação de guindastes.

Partindo do príncipio é de suma importância ter um bom planejamento, seguir às normas e regulamentações em vigência, e também, profissionais qualificados e capacitados. Isso tudo porque os riscos estão permanentemente presentes e envolve riscos, não apenas em relação ao patrimônio, mas também com as pessoas em seu entorno, e por essa razão, os cuidados devem ser adotados para garantir a segurança de todos.

Antes de mais nada, iremos começar abordando a Norma Regulamentadora para execução dessa atividade: NR-11 - Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais, com o intuito de prezar pela segurança na operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras.

Agora, vamos conhecer os cinco itens de segurança para uma operação de guindastes:

1) OPERAÇÃO DE RISCO

Um dos perigos que mais aparece é o tombamento da máquina. Resultado de uma falha durante o processo de estabilização do equipamento, seja por imprudência, negligência ou imperícia. Também podem ocorrer, problemas de afundamento do guindaste devido falhas no dimensionamento da resistência do terreno ou por sobrecargas não calculadas.

2) QUEDAS E CHOQUES

É fundamental ter profissionais com domínio de técnicas de amarração de carga, incluindo amplo conhecimento na execução da atividade como, manuseio de tabela de acessórios e princípios básicos de física e matemática. Estes princípios são essenciais para mitigar eventuais problemas causados por queda de objetos.

Outro perigo e que devemos manter longe, é em relação a ocorrência de choque elétrico. Sendo imprescindível o entendimento das distâncias seguras para trabalho de guindastes diantes de determinadas condições meteorológicas, como neblina, fumaça e chuva.

3) PLANEJAMENTO

O planejamento será determinante para qualquer operação com guindastes, seja ela simples ou em situações mais complexas.

Para os casos mais simples, é recomendado um formulário com informações sobre valores de carga, configuração do guindaste, capacidade informada na tabela e acessórios. No entanto, para as ocorrências mais complexas, deve ser elaborado um plano rigging contendo detalhes de amarração, folgas operacionais e suas respectivas configurações.

Abaixo, iremos listar três pontos importantíssimos para focar em um planejamento:

Equipamentos:

Foram inspecionados e testados?

Tem capacidade adequada para a operação?

Estão em condições seguras de operação?

Existe um responsável técnico legalmente habilitado?

Pessoas:

São certificadas?

Estão aptas a operar os equipamentos?

Têm experiência suficiente e estão de acordo com o nível de dificuldade da operação?

Procedimentos:

Eles estão bem definidos e cobrem todos os pontos da operação? Os colaboradores têm conhecimento e aplicam esses procedimentos?

4) QUALIFICAÇÃO DOS OPERADORES

Além de um planejamento exequível, uma operação segura deve conter profissionais com aptidão, capacitado em curso ministrado por profissionais com proficiência no assunto e saúde avaliada por meio de exames médicos conforme programa de controle médico de saúde ocupacional (PCMSO).

Para uma operação de guindastes, normalmente, a equipe é composta por um supervisor de movimentação de cargas, um operador para cada equipamento e auxiliares de movimentação de cargas (sinaleiros amarradores), e todos devem ter ciência de suas responsabilidades e atribuições.

5) FATOR EQUIPAMENTO

A especificação do guindaste correto para cada situação é fundamental para garantir boa produtividade e segurança às movimentações de cargas. As manutenções devem ser aplicadas rigorosamente para assegurar o bom estado de funcionamento do equipamento, seguindo o plano preconizado pelo fabricante.

 

Comentários

+55 34 3814-2719 Ligue e faça uma cotação
Twitter Google + Facebook

Acompanhe-nos

Empresa Transmáquinas

MATRIZ
Rua : Estrada Canavial 100
Cep :38706-316
Patos de Minas -Minas Gerais - Brasil

Email:contato@transmaquinas.com.br
Telefone:+55 (34) 3814-2719


©2013 Grupo Transmáquinas / Política de Privacidade - Padrão de Referência em Guindastes

Desenvolvido por Mazag Marketing Digital