Site em Português English Site

My Cart (0)

>> >>

Blog 

Publicado em 05 de Junho de 2018

O POTENCIAL EÓLICO BRASILEIRO

Você sabe o que é potencial eólico? É a produção de energia gerada pelo vento, por meio de aerogeradores, em formato de catavento e posicionadas em locais abertos. O movimento destas turbinas automaticamente produz energia elétrica. Para um leigo, talvez não seja fácil mensurar tamanha importância deste mecanismo para uma população. E hoje, vamos abordar neste artigo o potencial eólico brasileiro.

Na atualidade, apenas 2% da energia gerada no mundo origina-se deste tipo de fonte. Mas, o potencial para exploração tende a aumentar, pois a capacidade eólica mundial é de cerca de 400 GW (Gigawatts). Para se ter um parâmetro, o país que mais produz é a China, aproximadamente 150 mil megawatts por ano, enquanto o Brasil, está próximo dos 10 mil megawatts.

Em meados de 2012, os brasileiros ocupavam o 15º lugar em produção mundial, atualmente, encontram-se na 8º colocação. Segundo a ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica), em fevereiro de 2018, confirmou que o Brasil possui capacidade instalada de geração de 13 gigawatts, sendo um total de 518 parques eólicos.

A fonte informa que em média, 18 milhões de residências são abastecidas mensalmente, essa energia produzida é capaz de abastecer cerca de 10% do país ou 60% da região nordeste. E não para por aí, está em construção 252 parques eólicos, aumentando em mais 4,8 GWs de potência, para serem entregues até 2023, levando o setor para próximo da marca de 18 GW.

As torres de catavento estão distribuídas ao longo do território nacional, nos estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, São Paulo e Santa Catarina. As melhores regiões do país para futuras instalações de parques eólicos são encontradas no litoral.

Confira abaixo os principais parques eólicos em funcionamento no Brasil:

  • Complexo Eólico Alto Sertão I  

Inaugurado em junho de 2012, o complexo pertence a empresa Renova Energia e teve o investimento de 1,2 bilhão de reais. Localizado no semiárido baiano, é o maior parque gerador de energia eólica do Brasil e também da América Latina. As 184 torres geram 294 megawatts de energia (cerca de 30% de toda energia eólica gerada no Brasil).

  •  Parque Eólico de Osório

Encontra-se no município gaúcho de Osório, é o segundo maior centro de geração de energia eólica no Brasil (em 2011). Possui a capacidade instalada de 150 megawatts.

  •  Usina de Energia Eólica de Praia Formosa

Localizada na cidade de Camocim, Ceará, possui a capacidade instalada de 104 megawatts.

  • Parque Eólico Alegria

Situada na cidade de Guamaré, Rio Grande do Norte, possui a capacidade instalada de 51 megawatts.

  •  Parque Eólico Delta do Parnaíba - CGE Delta 1 (Piauí)

Possui capacidade instalada de 70 megawatts.

  •  Parque Eólico do Rio de Fogo

Na cidade de Rio do Fogo, em Rio Grande do Norte, possui capacidade instalada de 41 megawatts.

  •  Parque Eólico Eco Energy

Localizada na cidade de Beberibe, Ceará, possui capacidade instalada de 25 megawatts.

  •  Complexo Eólico Ventos de Santa Joana

Instalado no estado do Piauí e possui capacidade de geração de 439 MW.

Curiosidade

No dia 15 de junho é comemorado o Dia Mundial do Vento e também o Dia Internacional da Energia Eólica e, caso o Brasil confirme essa expansão nos próximos anos irá superar Itaipu, a maior hidrelétrica binacional do país, sem considerar os novos leilões que estão por vir. 

Comentários

+55 34 3814-2719 Ligue e faça uma cotação
Twitter Google + Facebook

Acompanhe-nos

Empresa Transmáquinas

MATRIZ
Rua : Estrada Canavial 100
Cep :38706-316
Patos de Minas -Minas Gerais - Brasil

Email:contato@transmaquinas.com.br
Telefone:+55 (34) 3814-2719


©2013 Grupo Transmáquinas / Política de Privacidade - Padrão de Referência em Guindastes

Desenvolvido por Mazag Marketing Digital