Site em Português English Site

My Cart (0)

>> >>

Blog 

Publicado em 05 de Maio de 2020

Transporte de Carga Sustentável: Como Reduzir a Emissão de Carbono

O transporte de carga no Brasil é um dos principais emissores de carbono na atmosfera, por isso, muito se fala à respeito da sustentabilidade, que envolve não só esse setor, mas todos os outros que acabam causando danos à natureza, totalizando 100% da indústria e especialmente a economia.

No entanto, a modificação desse cenário já vem sendo estudada há algum tempo, com testes de ferramentas e estratégias que contribuam na movimentação da economia brasileira e, ao mesmo tempo preservem a natureza, a qual garante o bem- estar humano. 

Veja como é possível o transporte de cargas brasileiro diminuir a emissão de gases na atmosfera.

Danos causados pelo excesso de carbono

O carbono emitido pelos caminhões de carga não agridem apenas o meio ambiente, mas também a saúde humana. Nos grandes centros urbanos, o diesel, combustível utilizado nos veículos de transporte, é o grande responsável pela poluição.

Os principais gases poluentes são os óxidos de carbono (CO e CO2), Óxidos Sulfúricos (SOx), hidrocarbonetos aromáticos (HA) e óxidos de nitrogênio (NOx).

Opções de combustível 

Vendo que o diesel é o combustível que mais polui, uma das soluções para diminuir esse impacto é recorrer à outra opção, como o álcool, por exemplo, que é o combustível que menos polui o meio ambiente, ou a gasolina, que fica entre os dois combustíveis citados anteriormente. 

Muitas empresas de transporte apresentam resistência à essa mudança por conta do aumento de gastos. 

Veículos elétricos

Os veículos elétricos ainda não alcançaram a categoria dos caminhões, mas estão sendo usados em grandes cidades do mundo como opção de transporte de carga. Como não consomem combustível, a emissão de gases é nula, gerando vantagem não só para o meio ambiente, mas também economia para as transportadoras.

Rotas bem traçadas

Outra estratégia para contribuir com a natureza é fazer uso da logística. Traçar rotas estratégicas, que ligam o destino inicial com o final por uma distância menor acaba gerando economia de combustível e, consequentemente, a queima dele também. 

Além desses benefícios, o cliente também fica satisfeito em ter sua encomenda dentro dos prazos. 

Caminhões sem carga

Um caminhão que viaja sem carga também gera desvantagem para as duas partes, natureza e empresa. Por isso, é necessário desenvolver estratégias para que isso não aconteça. Evitar um trajeto sem carga pode reduzir a emissão de carbono gerado pelos caminhões em até 15,5 milhões de toneladas anuais. 

Com a ajuda de softwares esse impacto pode ser amenizado.

 

Comentários

+55 34 3814-2719 Ligue e faça uma cotação
Twitter Google + Facebook

Acompanhe-nos

Empresa Transmáquinas

MATRIZ
Rua : Estrada Canavial 100
Cep :38706-316
Patos de Minas -Minas Gerais - Brasil

Email:contato@transmaquinas.com.br
Telefone:+55 (34) 3814-2719


©2013 Grupo Transmáquinas / Política de Privacidade - Padrão de Referência em Guindastes

Desenvolvido por Mazag Marketing Digital