Site em Português English Site

My Cart (0)

>> >>

Blog 

Publicado em 25 de Novembro de 2019

Guindaste: Descubra Quais as Atividades Realizadas Por Ele

Diferente do que a maioria pensa, o guindaste não é essencial apenas nas atividades decorrentes da engenharia civil. Por meio dele é possível transportar diversos tipos de carga, como madeira, containers, madeira, blocos, elevadores e até mesmo veículos. 

Sendo assim, é comum encontrar esse tipo de veículo de vários modelos diferentes, cada um específico para uma atividade diferente. Por isso, separamos uma lista com todas as funções de um guindaste e qual o melhor para cada uma delas. Confira! 

O que é um guindaste?

Normalmente, o guindaste é empregado em projetos que necessitam de eficiência na mobilidade, vendo que tem capacidade de elevar cargas pesadas, melhorando a logística do local.

Diferentes modelos de guindastes 

No mercado é possível encontrar diversos tipos de guindaste. Ao todo são dezoito, cada um com a sua especialidade. São eles:

Ponte rolante:

Na maioria das vezes é utilizado na construção de edifícios, já que os materiais correm ao longo de seus trilhos. 

Celular:

É o tipo mais simples de guindaste móvel, por isso acaba sendo bem versátil, já que sua base pode ser deslocada para outros lugares, seja pelo transporte rodoviário, ferroviário ou até mesmo por meio de uma base flutuante, quando o projeto é em meio aquático.

Caminhão grua:

Esse tipo de guindaste costuma ser montado sobre a estrutura de um caminhão. Por isso oferece bastante praticidade, já que o caminhão não deixa de oferecer suas principais funções. 

Grua lateral:

Esse equipamento tem acapacidade para içar e transportar contêineres padrão ISO, comparando-se a um processo de guincho. 

Guindaste para terrenos acidentados:

Neste caso são utilizados estabilizadores para nivelar e estabilizar o guindaste para içamento.

Pick-n-carry:

Esse modelo é projetado para circular em vias públicas. Por isso não possui estabilizadores e tem a função de transportar a carga dentro de um raio pequeno de distância. 

Guindaste de deck:

Sua pequena estrutura, com quatro rodas e rotação de 360 graus, oferece facilidade para os trabalhos realizados em lugares sem muita mobilidade, transportando a carga para qualquer espaço ao redor da sua base, ou até mesmo em um outro ponto de sua localização. 

Telescópico:

Com a estrutura parecida com a de uma empilhadeira, esse tipo de guindaste costuma ser bastante utilizado para movimentar paletes de tijolos e instalar vigas de construções.

Guindaste sobre esteiras:

Conhecido pela mobilidade e estabilidade que oferece, o guindaste sobre esteiras tem capacidade para transportar cargas de até 3.500 toneladas.

Guindaste sobre trilhos:

Esse equipamento pode ser facilmente adaptado para o tipo de ocasião em que será utilizado. Por isso, é geralmente utilizado para extração de minério de ferro, ou até mesmo a construção de uma ferrovia.

Guindaste flutuante:

Pelo nome já é de se esperar que suas operações são realizadas na água. Por isso, na maioria das vezes são utilizados para a construção de pontes e terminais portuários, além de transportar cargas pesadas dentro e fora dos navios. 

Guindaste aéreo:

Neste caso, são utilizados helicópteros projetados para carregar cargas pesadas por longas distâncias. Além disso, são utilizados também em combate de incêndios e missões humanitárias.  

Guindaste de torre:

Fixo ao solo, o guindaste de torre é frequentemente usado na construção de edifícios altos. 

Guindaste de nível elevatório:

Seu único diferencial é o braço articulado, já que o gancho, que se move para cima e para baixo já é típico do equipamento. 

Guindaste de pórtico:

Utilizado em estaleiros e instalações industriais, esse tipo de guindaste possui diversos tamanhos, cada um com um limite de carga diferente do outro. 

Guindaste de bordo:

Acoplados às estruturas de navegações, os guindastes de bordo são utilizados para carga e descarga. Por isso, eles possuem motores próprios e funcionamento hidráulico.  

Guindaste de granel:

Seu funcionamento é similar a uma grua de parque de diversões, onde as crianças tentam pegar bichos de pelúcia. Sendo assim, seu dispositivo pega o material com uma espécie de pá e se fecha até o local da descarga dos elementos. 

 

Transelevador:

Possui o mesmo mecanismo de uma empilhadeira e tem capacidade para transportar produtos de tamanho e peso equivalente ao de um automóvel.

Comentários

+55 34 3814-2719 Ligue e faça uma cotação
Twitter Google + Facebook

Acompanhe-nos

Empresa Transmáquinas

MATRIZ
Rua : Estrada Canavial 100
Cep :38706-316
Patos de Minas -Minas Gerais - Brasil

Email:contato@transmaquinas.com.br
Telefone:+55 (34) 3814-2719


©2013 Grupo Transmáquinas / Política de Privacidade - Padrão de Referência em Guindastes

Desenvolvido por Mazag Marketing Digital