Site em Português English Site

My Cart (0)

>> >>

Blog 

- Plano De Rigging

Publicado em 16 de Janeiro de 2018

A ART é ou não é necessária em um plano de rigging?

Antigamente o Brasil não tinha nenhuma legislação sobre ser ou não ser necessário a ART em um plano de rigging, muito menos sobre a profissão responsável, o Rigger.

O que havia era um item especifico na NR 18 citando a obrigatoriedade de um plano de movimentação de carga que envolvia guindastes móveis, gruas e guinchos. Porém se analisassemos as caracteristicas, os guindastes móveis sobre rodas eram diferentes e não se enquadravam do ponto de vista dessa norma regulamentadora.

Porém nos últimos anos a NR12 item (12.138) e a Lei nº 6.496/1977 nomearam a profissão Rigger como responsável pela elaboração de planejamento do plano de rigging e passou a ser orbrigatório a ART na execução deste serviço.

Está precisando de Plano de Rigging?

Ser estiver precisando de um rigger o Grupo Transmáquinas conta diversos especialista no assunto, entre em contato agora mesmo!

 

Ver mais

Publicado em 09 de Janeiro de 2017

Plano de rigging deve ser regulamentado

Já vimos aqui no blog detalhes sobre plano de rigging, um planejamento que formaliza todas as etapas necessárias para movimentar uma carga com guindaste. Assim, maiores acidentes podem ser evitados e o tempo pode ser mais aproveitado.

Através deste plano, pode ser analisado e estudado tudo o que envolve a movimentação da carga, desde a qualidade das máquinas, as condições do solo até os acessórios que serão utilizados e o clima do local.

Este procedimento deve ser obrigatório em todas as empresas e deve ser feito por um profissional devidamente experiente e habilitado para tal. Embora o Brasil não disponha de uma legislação clara sobe o assunto, há uma norma regulamentadora do Ministério do Trabalho e Emprego que possuí um item específico preconizando a obrigatoriedade quanto à elaboração de um plano de carga.

Infelizmente, poucas empresas adotam a norma, uma vez que muitas delas possuem cultura reativa, ou seja, só tomam decisões a respeito após a ocorrência de acidentes ou receberem multas e cobranças, o que é preocupante.

Grupo Transmáquinas, sempre pensando no melhor para o cliente, não apenas elabora plano de rigging, mas também realiza todo o processo de movimentação de cargas seguindo as normas regulamentadores específicas, a fim de oferecer um serviço seguro e de qualidade.

Sendo assim, ao pensar em contratar uma empresa que oferece serviços de movimentação e transporte de cargas, não deixe de entrar em contato com a Transmáquinas. Nós somos referência em todo o Brasil e temos vasta experiência na área. Ligue agora mesmo ou preencha o formulário ao lado

Ver mais

Publicado em 20 de Outubro de 2016

Como realizar um plano de rigging?

O plano de rigging é um projeto/planejamento formalizado das operações que serão necessárias ao levantar ou movimentar uma carga por meio de equipamentos de transporte vertical, como a grua e o guindaste. O mesmo tem o objetivo de aperfeiçoar os recursos usados na aplicação, reduzir imprevistos, evitar acidentes e perda de tempo.

Para realizar o plano de rigging são feitos diversos estudos, como por exemplo, cálculos, desenhos técnicos, análises ambientais (solo e vento), verificação da carga a ser movimentada/içada, situação das máquinas e seus acessórios, além de oferecer as melhores soluções para que o processo seja eficaz e seguro.

Este documento deve ser feito por um profissional devidamente qualificado e habilitado que possua conhecimentos quanto à movimentação de cargas. A grande parte das empresas adotam o procedimento como obrigatório, e até existe uma norma regulamentadora por parte do Ministério do Trabalho e Emprego que possui um item que recomenda a elaboração do plano de carga para equipamentos de transporte vertical.

O profissional que desenvolve o plano de rigging pode ser chamado de engenheiros de rigging ou de içamento, já para supervisionar e comandar a operação, existem os supervisores de rigging, que interpreta o plano e o coloca em prática.

Algumas das informações necessárias para montar o plano de rigging são:

  • Definição do equipamento de içamento;
  • Configurações do equipamento;
  • Acessórios;
  • Raio de giro;
  • Posição do equipamento e da carga;
  • Capacidade do equipamento;
  • Peso da carga e seus acessórios, entre outros.


Muitas empresas oferecem este serviço, mas nem mesmo possuem experiência e habilidades necessárias. Por isso, quando precisar de um plano de rigging, pense no Grupo Transmáquinas. Nós somos referência em qualidade e eficiência, desenvolvendo e oferecendo soluções eficazes em todo o Brasil. Entre em contato conosco agora mesmo.

Ver mais

Publicado em 03 de Dezembro de 2014

A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE RIGGING

PLANO DE RIGGING

A SEGURANÇA MAIS DO QUE NECESSÁRIA

Antes de começar qualquer operação com içamentos e movimentações de cargas por guindastes ou até mesmo de falar sobre isso, vamos combinar o seguinte: um planejamento é fundamental.
Agora sim, podemos prosseguir falando sobre a importância do plano de rigging. O adendo é para deixar claro a ordem de prioridade do assunto.
Bom! O que é um planejamento de içamento de cargas, você já deve saber. Se ainda não sabe, veja mais informações sobre plano de rigging.
Infelizmente o Brasil não dispõe de legislação clara que regulamente a execução do plano e a profissão responsável pela sua elaboração que na verdade é de suma importância. Vamos citá-la aqui.
O Plano de Rigging garante segurança na execução do projeto e redução dos custos operacionais. Em outras palavras: evita acidentes, reduz imprevistos, preserva vidas, equipamentos e cargas, além de evitar perda de dinheiro.
Diferente de outros países do exterior, pequenas empresas industriais brasileiras ainda são bastante resistentes com relação a ele, por julgarem inviável. Mas devemos considerar que o Plano de Rigging contribui na otimização do serviço, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais. Isso porque é capaz de indicar apenas o que será necessário durante o trabalho, evitando o envio de suprimentos extras, mobilização de máquinas e equipamentos desnecessários.
Podemos dizer que ele também evita perda de tempo? Claro! Uma vez que os engenheiros de campo e mestres de obra se mantêm orientados pelas suas informações, trabalham com mais precisão.
Lembre-se: é o planejamento amplo da operação que aumenta a segurança, reduz imprevistos, preserva vidas, equipamentos e cargas.

Ver mais
+55 34 3814-2719 Ligue e faça uma cotação
Twitter Google + Facebook

Acompanhe-nos

Empresa Transmáquinas

MATRIZ
Rua : Estrada Canavial 100
Cep :38706-316
Patos de Minas -Minas Gerais - Brasil

Email:contato@transmaquinas.com.br
Telefone:+55 (34) 3814-2719


©2013 Grupo Transmáquinas / Política de Privacidade - Padrão de Referência em Guindastes

Desenvolvido por Mazag Marketing Digital