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- Transporte de Cargas

Publicado em 10 de Julho de 2018

Fiscalização SEFAZ x Frete: Qual o impacto?

Fiscalização SEFAZ x Frete: Qual o impacto para o seu transporte de cargas? Não é novidade para quem faz uso casual deste recurso, o quanto é burocrático e o cuidado com a legislação, emissão de documentação e recolhimento de impostos. Diante dessa situação, é necessário estar sempre atento com uma realidade presente no dia a dia das transportadoras: a fiscalização SEFAZ.

A SEFAZ (Secretaria da Fazenda) é o órgão responsável por fiscalizar todas as empresas em relação ao recolhimento do famoso ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços). Esse procedimento de conferência é físico, ou seja, os veículos são parados e é realizado todo o procedimento necessário, por meio dos fiscais analisando o recolhimento do ICMS.

O transporte de cargas sempre estará sujeito à fiscalização do SEFAZ, podendo levar dias para ser finalizada e consequentemente irá afetar diretamente nos prazos de entregas para os clientes. É de suma importância, tanto o remetente quanto o destinatário, estejam sem débitos com a Receita Federal, caso contrário a mercadoria fica presa na barreira e liberada imediatamente após o pagamento do devedor, sem burocracias.

As informações são verificadas por meio do CNPJ, mencionado no DANFE, pesquisando a situação atual dos envolvidos. Uma outra forma da mercadoria também ficar retida na barreira e se caso existir informações discrepantes, como no preenchimento da natureza de operação. Além do mais, o devedor poderá receber multas, tanto pelo atraso quanto pela irregularidade.

Em caso das cobranças serem indevidas e seja possível a comprovação do pagamento dos impostos, será concedido a autorização para o seguimento das mercadorias enviadas. Mas lembre-se: somente a empresa penalizada é quem deverá fazer o contato com a SEFAZ e resolver a pendência.

Ocasionalmente a fiscalização da SEFAZ é realizada nas barreiras dos estados. Isso porque o seu objetivo é fiscalizar se as empresas, remetente e destinatário, estão com os impostos devidamente recolhidos. Devido o território brasileiro ser extenso, em alguns locais a fiscalização se torna mais rigorosa, principalmente em regiões com a concentração de comércios irregulares.

Mediante a todas essas situações como isso acaba impactando no frete? Essa sim, é a parte burocrática. Considerando que o seu transporte esteja portando várias NF-es (Notas Fiscais Eletrônicas) de diferentes embarcadores e apenas uma esteja irregular, todos os demais regulares serão penalizados também, pois a Receita Federal vai segurar toda a carga até que seja regularizada.

Porém, há uma maneira de agilizar parcialmente este processo. Existe um procedimento com as transportadoras chamado fiel depositário. Entenda a cronologia abaixo:

  • A fiscalização notifica a transportadora;

  • A transportadora segue com a mercadoria e ciente da responsabilidade de não liberar essa carga até que seja notificada sobre o pagamento dos impostos atrasados.

Mas atenção! Não ouse liberar a carga sem essa autorização, pois a transportadora será automaticamente punida e multada.

Dúvidas esclarecidas? Comente! Curtiu nosso artigo? Compartilhe! Continue nos acompanhando, há cada quinze dias traremos um artigo novo para você que procura maiores informações sobre Guindastes, Montagens, Plano de Rigging, Transporte de Cargas e Máquinas.

 

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Publicado em 12 de Junho de 2018

Características do Transporte Rodoviário no Brasil

Na publicação de hoje vamos apresentar as principais características, vantagens e desvantagens do transporte rodoviário no Brasil, o mais comum e mais utilizado no país pelas empresas devido às inúmeras possibilidades de criar rotas flexíveis e viabilidade para diversos tipos de cargas, desde grãos até itens de alto valor, agregado com prazos razoáveis e preços competitivos.

 

CARACTERÍSTICAS

O transporte rodoviário é efetuado em estradas, rodovias e ruas, podendo ser pavimentadas ou não, e casualmente, movimentando mercadorias, matérias-primas, animais, pessoas e muitos outros. Os tipos de transporte utilizados são os veículos automotores, como: caminhões, carros e ônibus.

Para este artigo vamos abordar o modal de carga, predominante com veículos

rodoviários denominados caminhões e carretas, levando em consideração que ambos podem ter características especiais e diferentes.

O aspecto essencial para o comércio é uma logística assertiva, dessa forma, os meios de transporte de cargas devem ser escolhidos com cautela pelos comerciantes ou responsáveis pela transportação da mercadoria.  

Para isso, existem inúmeras características determinando o transporte mais adequado para situações específicas, como: o tipo de carga, os custos, as características do trajeto, a agilidade e a segurança. Cada especificação se torna relevante durante a escolha do veículo, por exemplo, fatores ambientais, sociais e burocráticos.

Além das facilidades citadas acima, é possível considerar outras vantagens. Mas, também devemos se atentar para analisar as prováveis desvantagens, comprometendo a eficiência e a obtenção de resultados ainda mais satisfatórios. Abaixo, veremos quais são os pontos fortes e os fracos:

 

VANTAGENS

  • Acessibilidade: possibilidade de chegar a diversos lugares, mesmo os mais afastados;

  • Facilidade e Agilidade: para contratar o serviço;

  • Pouca Burocracia: para emitir a documentação necessária;

  • Comparação: em relação a outros modais, o rodoviário é o que mais recebe investimentos do Governo.

 

DESVANTAGENS

  • Frete: custo elevado, em decorrência do preço do combustível e do pagamento de pedágios;

  • Carga: capacidade limitada;

  • Risco: de acidentes, furtos e roubos nas estradas, por exemplo.

 

VOCÊ SABIA?

O transporte rodoviário é o mais utilizado em diversos países do mundo. Na Europa é comum o uso combinado de transporte, onde em determinados trechos do percurso os caminhões são transportados sobre vagões de trens.

No entanto, acredito que nem todos saibam os tipos de transporte de cargas existentes e acabam enfrentando algumas dificuldades ao definirem o mais adequado às suas necessidades. Como aprimorar conhecimentos é importante, vamos apresentar uma lista dos tipos de transporte utilizados atualmente e, em um artigo futuro, iremos abordar os detalhes de cada um. Confira:

  • Transporte de Carga Geral; Transporte de Encomendas; Transporte de Mudanças; Transporte de Cargas Perigosas; Transporte de Cargas Frigoríficas; Transporte de Grande Porte; Transporte de Produtos Farmacêuticos; Transporte de Carga Completa e Transporte de Cargas Fracionadas.

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Publicado em 05 de Junho de 2018

O POTENCIAL EÓLICO BRASILEIRO

Você sabe o que é potencial eólico? É a produção de energia gerada pelo vento, por meio de aerogeradores, em formato de catavento e posicionadas em locais abertos. O movimento destas turbinas automaticamente produz energia elétrica. Para um leigo, talvez não seja fácil mensurar tamanha importância deste mecanismo para uma população. E hoje, vamos abordar neste artigo o potencial eólico brasileiro.

Na atualidade, apenas 2% da energia gerada no mundo origina-se deste tipo de fonte. Mas, o potencial para exploração tende a aumentar, pois a capacidade eólica mundial é de cerca de 400 GW (Gigawatts). Para se ter um parâmetro, o país que mais produz é a China, aproximadamente 150 mil megawatts por ano, enquanto o Brasil, está próximo dos 10 mil megawatts.

Em meados de 2012, os brasileiros ocupavam o 15º lugar em produção mundial, atualmente, encontram-se na 8º colocação. Segundo a ABEEólica (Associação Brasileira de Energia Eólica), em fevereiro de 2018, confirmou que o Brasil possui capacidade instalada de geração de 13 gigawatts, sendo um total de 518 parques eólicos.

A fonte informa que em média, 18 milhões de residências são abastecidas mensalmente, essa energia produzida é capaz de abastecer cerca de 10% do país ou 60% da região nordeste. E não para por aí, está em construção 252 parques eólicos, aumentando em mais 4,8 GWs de potência, para serem entregues até 2023, levando o setor para próximo da marca de 18 GW.

As torres de catavento estão distribuídas ao longo do território nacional, nos estados do Ceará, Pernambuco, Bahia, São Paulo e Santa Catarina. As melhores regiões do país para futuras instalações de parques eólicos são encontradas no litoral.

Confira abaixo os principais parques eólicos em funcionamento no Brasil:

  • Complexo Eólico Alto Sertão I  

Inaugurado em junho de 2012, o complexo pertence a empresa Renova Energia e teve o investimento de 1,2 bilhão de reais. Localizado no semiárido baiano, é o maior parque gerador de energia eólica do Brasil e também da América Latina. As 184 torres geram 294 megawatts de energia (cerca de 30% de toda energia eólica gerada no Brasil).

  •  Parque Eólico de Osório

Encontra-se no município gaúcho de Osório, é o segundo maior centro de geração de energia eólica no Brasil (em 2011). Possui a capacidade instalada de 150 megawatts.

  •  Usina de Energia Eólica de Praia Formosa

Localizada na cidade de Camocim, Ceará, possui a capacidade instalada de 104 megawatts.

  • Parque Eólico Alegria

Situada na cidade de Guamaré, Rio Grande do Norte, possui a capacidade instalada de 51 megawatts.

  •  Parque Eólico Delta do Parnaíba - CGE Delta 1 (Piauí)

Possui capacidade instalada de 70 megawatts.

  •  Parque Eólico do Rio de Fogo

Na cidade de Rio do Fogo, em Rio Grande do Norte, possui capacidade instalada de 41 megawatts.

  •  Parque Eólico Eco Energy

Localizada na cidade de Beberibe, Ceará, possui capacidade instalada de 25 megawatts.

  •  Complexo Eólico Ventos de Santa Joana

Instalado no estado do Piauí e possui capacidade de geração de 439 MW.

Curiosidade

No dia 15 de junho é comemorado o Dia Mundial do Vento e também o Dia Internacional da Energia Eólica e, caso o Brasil confirme essa expansão nos próximos anos irá superar Itaipu, a maior hidrelétrica binacional do país, sem considerar os novos leilões que estão por vir. 

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Publicado em 17 de Maio de 2018

A importância do sinalizador em uma elevação de carga

A elevação de cargas é um processo perigoso, quando mal planejado e executado, afinal, envolve pessoas, equipamentos e claro, cargas. Para evitar possíveis transtornos, existe o sinalizador, que nada mais é do que um profissional experiente em movimentação de cargas e tem como responsabilidade sinalizar todo o plano do processo por meio de alguns sinais.

A utilização dos sinais é mundialmente conhecida, e é padronizada de acordo com a NBR 11436-1988, o que evita duplo entendimento. Tais sinais podem ser interpretados pelo operador do equipamento, muito mais rápido do que uma sílaba emitida pelo sinaleiro.

Esse tipo de atividade é indispensável onde possa haver fontes de ruídos ou em locais que não possa ser utilizado os rádios de comunicação. Mas, a fim de evitar acidentes, é necessário ter certeza de que a sinalização utilizada pelo movimentador é a mesma que o operador entende.

Além disso, tanto o operador quanto o sinalizador devem estar habilitados e treinados para executar tais ações, recomenda-se também uma reciclagem periódica a fim de evitar vícios e execuções incorretas.

A função deste profissional depende dos conhecimentos que foram obtidos em campo, como por exemplo:

  • Onde a carga a ser içada irá ficar;
  • O que pode acontecer com a carga se ela for posicionada em tal posição;
  • Os efeitos que podem vir a apresentar no equipamento após solicitado uma nova configuração;
  • As ações a serem tomadas em caso de emergência;
  •  

Somente por meio de todos esses conhecimentos é possível garantir uma movimentação totalmente segura e íntegra do equipamento.

Está precisando de um plano e uma equipe para realizar uma movimentação de cargas totalmente segura?

 Lembre-se que a Transmáquinas conta com diversos especialistas no assunto, entre em contato agora mesmo!

 

 

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Publicado em 30 de Janeiro de 2018

Saiba a Diferença entre o Transporte Multimodal e Intermodal

Como em qualquer segmento, existem diversas modalidades, tipos de contratos diferentes e processos a serem aprimorados de acordo com necessidade do cliente ou mudança de rumo no qual o país enfrenta.

Com isso, é levantado diversas dúvidas sobre determinados serviços que parecem oferecer o mesmo benefício, porém com nomes diferentes.

E no ramo de transporte não é diferente, muitos se perguntam qual a diferença entre o transporte multimodal e intermodal.

Com a crise que afeta o setor de logística no Brasil nos últimos anos, as empresas desse âmbito focam-se progressivamente em atender seus clientes da melhor forma, afím de cumprir suas obrigações de prazo de entrega com qualidade, segurança e o menor custo possível para conseguir ampliar seu mercado em meio a crise.

Uma das opções utilizadas para esse objetivo são os transportes Multimodais e Intermodais, os dois utilizam diversas modalidades de transporte, sejam eles rodoviários, aquaviários ou aéreos durantes a operação de transporte.

Mas qual a diferença entre as duas modalidade?

Como vimos acima as duas modalidades utilizam mais de 2 modais na operação de tranporte de bens, porém o transporte multimodal é todo elaborado e emitido pelo OTM(Operador de Transporte Multimodal), onde o mesmo assume total responsabilidade pela carga do começo ao fim do trajeto, mesmo na troca de modais, ou seja, esse agente organiza e acompanha de perto toda a operação conforme contrato firmado com o cliente.

É aqui que entra a diferença entre transporte intermodal, nesta modalidade em cada mudança de modal no trajeto, um contrato diferente entra em vigor para acompanhar a mercadoria, porém o modo de tração e a acomodação continuam da mesma forma.

O transporte multimodal pode ser mais vantajoso.

Optar pelo transporte multimodal pode ser mais vantajoso por conta da burocacia ser menor e a sua preocupação com a carga ser mínima, vale lembra que o OTM "têm habilitação e registro prévio da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), e essa operação requer também o registro do CTMC (Conhecimento de Transporte Multimodal de Cargas), documento válido não apenas como contrato, mas como documento fiscal do transporte."

As duas modalidades surgiram por conta de um carência grande do mercado, pois as rotas pelo Brasil apresentam diversas dificuldades como malha ferrovíaria limitada, estradas com trânsito intenso e portos pequenos.

E se caso você ainda tenha dúvidas sobre essas modalidades, deixei um comentário!

Obrigado pela leitura!

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Publicado em 26 de Outubro de 2017

Agora a Transmáquinas é certificada ISO 14001

A população mundial vem crescendo cada vez mais, e junto a ela a preocupação de tornar o mundo ainda mais sustentável para as próximas gerações. Responsabilidade ambiental e sustentabilidade são termos comuns em todo ambiente de trabalho da Transmáquinas. 

Pensando nisso, criamos formas e mecanismos com o objetivo de minimizar o impacto ambiental que nossa empresa causava, e através dessa mudança conquistamos o selo ISO 14001.

Essa norma internacional de padrão de qualidade permite que a empresa em questão, desenvolva uma estrutura ampla para proteger o ambiente e responder rapidamente às mudanças das condições ambientais, ou seja, o selo garante que a mesma possua um Sistema de Gestão Ambiental (SGA) atuando conforme as normas estabelecidas de forma que não prejudique o meio ambiente em nenhuma de suas etapas de seus respectivos serviços oferecidos. 

Para conseguir a certificação, a Transmáquinas apresentou provas de todo o seu cuidado com o meio ambiente ao longo de seus anos de trajetória, o que inclui: controle na emissão de gases e ruídos, preservação de mata nativa, controle total de todos os resíduos sólidos, treinamento e capacitação da equipe de funcionários, atendimento às normas da legislação ambiental e rigorosos procedimentos internos que previnem a poluição. 

Para nós, obter a certificação é o reconhecimento de um trabalho árduo que nos exigiu muita dedicação, esforço, perseverança e investimento. Agora, você cliente, pode se orgulhar de apoiar uma empresa ecologicamente correta que se preocupa com o futuro de seus filhos, netos, bisnetos e acima de tudo, nosso planeta terra. 

Quer saber ainda mais sobre a norma? Veja em: http://certificacaoiso.com.br/iso-14001/

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Publicado em 16 de Agosto de 2017

Regulamento para transporte de cargas

Em 5 de Junho de 2001 foi instituída a lei 10.233 que tinha como objetivo trazer uma reestruturação ao transporte especial que era regulamentado pelo governo federal.

A partir dessa regra, em seu artigo 22 inciso VII, foi determinado que à ANTT é o órgão responsável por normatizar o transporte especial de cargas e produtos tanto em rodovias quanto em ferrovias.

Todo o regulamento feito no Brasil tem como base o que foi emitido e  recomendado pelo Comitê de Peritos em Transporte de Produtos Perigosos nas Nações Unidas.

Esse órgão mundial tem o cuidado de estar atento a tudo o que se passa nessa área, pois de maneira periódica, sempre publica atualizações no Regulamento Modelo que também é chamado de “Orange Book” assim como o Acordo Europeu.

Como representa risco a saúde das pessoas, a segurança pública e ao meio ambiente, o transporte de produtos perigosos por via pública deve atender as regras e aos procedimentos que estão descritos na resolução 3.665/11 e as alterações da ANTT e, ainda, seguir o que consta na resolução 420/04 do mesmo órgão.

Os dois documentos trazem exigências específicas que se aplicam ao transporte dessa modalidade de produtos e neles são estabelecidos como deve ser não só o produto, como a marcação e rotulagem das embalagens, a sinalização que os veículos usados para o transporte devem ter assim também como toda a documentação necessária.

O Grupo Transmáquinas é uma empresa reconhecida tanto nacional como internacionalmente pela sua eficiência em não só fazer o transporte como também por seguir as leis que regulamentam o transporte de cargas e por conta disso, ela está apta para atuar não só no Brasil como também na América do Sul.

Se for preciso além de transportar, realizar alguma movimentação ou içamento de cargas, o Grupo Transmáquinas dispõe de diversos tipos e modelos de guindastes para todas as etapas da operação.

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Publicado em 03 de Agosto de 2017

Transportes de cargas super pesadas

Aqueles que precisam contar com os transportes de cargas super pesadas devem recorrer a uma empresa que ofereça não só experiência como também conte com infraestrutura para realização do transporte de norte a sul Brasil e também para países da América do Sul.

Os engenheiros civis são os profissionais responsáveis pelo estudo da rota. Eles utilizam desenhos gráficos detalhados de todos os pontos por onde a carga deverá passar e com a ajuda de softwares específicos, conseguem avaliar e medir quais serão as manobras que o motorista precisará fazer para passar em pontos considerados como mais difíceis.

Dependendo do tipo de carga, será preciso solicitar o desligamento de redes elétricas, o levantamento de cabos e até reformar casas para que nenhum desses itens sofra com alguma avaria provocada pelo veículo ou pela carga. 

Posteriormente ao estudo desenvolvido pelo profissional, toda a documentação é enviada ao DNIT para que o órgão aprove e libere a rota e o trajeto. 

O Grupo Transmáquinas é referência em transporte de cargas super pesadas, e oferece diversos modelos e tipos de máquinas, que são próprias a serem usados em qualquer uma das etapas da operação, como por exemplo realizar a movimentação ou içamento de cargas. Você também pode contar com uma escola credenciada para assegurar um transporte seguro e tranquilo a todos os envolvidos.

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Publicado em 19 de Julho de 2017

Tudo sobre transportes de cargas especiais

Precisa e irredutível. Assim é classificada a legislação que regula os transportes de cargas especiais, pois nela está descrito o tamanho e a capacidade da carga permitida para ser levada por caminhões e carretas.

Algumas cargas especiais são denominadas como “indivisíveis”, porém até mesmo os itens classificados como impossíveis de passarem por divisão devem seguir os limites claros tanto de dimensão, quanto peso e circulação, pois não é nada fácil realizar o transporte de carga especial nas estradas brasileiras. 

No segmento de infraestrutura, as cargas especiais aparecem com frequência, pois elas são usadas em obras classificadas como monumentais e precisam chegar até onde a construção está sendo feita.

Por esse motivo, é que essa regulamentação foi criada, pois a partir dela, as empresas de transportes de cargas especiais ganharam flexibilidade. 

Apesar disso, foi instituída uma norma que determina os limites dos caminhões que transportam essas cargas. Eles devem ter largura de 4,5 metros, altura de 5,5 metros e comprimento de 25 metros.

O peso bruto total máximo é variado, pois é levado em consideração a estrada pela qual o veículo irá percorrer. Em rodovias estaduais, o peso não pode ultrapassar 45 toneladas, já não federais pode chegar até 70 toneladas.

O Grupo Transmaquinas está apto a realizar esse tipo de transporte, pois oferece o serviço mais completo seja para cargas excedentes como indivisíveis não só para o Brasil como também em toda a América do Sul. 

Nossa infraestrutura é sofisticada, pois conta com engenheiros e escoltas credenciadas para que a viagem seja segura e, ainda, viabilizamos o melhor custo x benefício do mercado para os nossos clientes, porque é nossa responsabilidade cuidar tanto da burocracia quanto das exigências para fazer esse tipo de transporte.

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Publicado em 13 de Dezembro de 2016

Saiba mais sobre os transportes de cargas especiais

As cargas especiais são aquelas que fica praticamente impossível imaginar como elas chegaram no local onde estão, como as turbinas de avião, as vigas enormes de concreto ou reatores, por exemplo. Por isso, o post de hoje trata justamente disso, os transportes de cargas especiais.

Em primeiro lugar falaremos da estrutura logística, que além de muito complexa, requer um planejamento detalhado e bem preparado, uma vez que não se pode mais voltar atrás depois que o caminhão é carregado. De um jeito ou de outro a carga deve seguir a rota e chegar ao destino final.

Para essa questão de locomoção, inúmeros órgãos governamentais e pessoas são envolvidas para que a carga chegue ao local com segurança. Por isso, a maioria das vezes o processo ocorre durante a madrugada, no qual o movimento das ruas é menor. Além disso, a prefeitura de cada cidade por onde a carga passará deverá autorizar e acompanhar tudo.

Nem todas as transportadores dispõem de profissionais e equipamentos para que os transportes de cargas especiais sejam sempre seguros, afinal, esse tipo de serviço demanda de pessoal rigorosamente treinado e experiente, sem contar os equipamentos que devem estar em perfeitas condições para execução do serviço.

Sendo assim, ao pensar em contratar uma empresa que oferece serviços de transportes de cargas especiais, não deixe de entrar em contato com a Transmáquinas. Nós somos referência no Brasil e temos vasta experiência na área. Ligue agora mesmo ou preencha o formulário ao lado.

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